Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Ideias para a Renovação Urbana da Área Central de San Isidro / Argentina

Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Ideias para a Renovação Urbana da Área Central de San Isidro / Argentina

O objetivo do Concurso Nacional foi a revalorização da área central, promovendo o comércio turístico, e a resolução de problemas crônicos. A competição cobriu um amplo espectro de questões, desde o planejamento urbano de cem quarteirões, até o projeto de mobiliário urbano. O Concurso Nacional de Idéias para a renovação urbana do centro da cidade de San Isidro foi promovido pelo Colégio de Arquitetos da Província de Buenos Aires (CAPBA).

A equipe vencedora foi o Estudio Lacalle Martínez Vallerga, com uma proposta focada na Identidade, Qualidade Ambiental, Prioridade ao Pedestre, Acessibilidade e Sustentabilidade, além disso, a equipe também criou um site especialmente para que os moradores de San Isidro pudessem entender e conhecer melhor o projeto (aqui). A seguir os deixamos com a descrição dos arquitetos.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

O Pedestre

Descrição dos arquitetos. As ruas comerciais Belgrano e Nueve de Julio são o objetivo central do projeto, e se tornarão ruas exclusivas (ou prioritárias) para pedestres, restituindo o importante papel urbano do caminhar à pé.

Recuperação de identidade de San Isidro

O município já se distingue pelo equilíbrio entre a natureza e a cidade. A proposta destina-se a resolver os déficits encontrados em áreas de maior densidade e baixa presença de vegetação recuperando-as e devolvendo-as para uso do pedestre.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

Para reforçar a identidade "verde", foi concebida uma Regulamentação para a incorporação de vegetação nas fachadas, que, combinada a regulamentação publicitária e sistema de taxas, definirá os incentivos e recompensas para direcionar a iniciativa privada. A publicidade deve ser restrita ao plano da linha municipal, evitando a invasão do espaço público, que irá devolver a largura original da rua e aumentar a iluminação, que em conjunto com a presença de vegetação, completam a nova configuração.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

O equipamento está em harmonia com a natureza. As luminárias de canos tubulares curvados, por exemplo, se mesclam à vegetação devido a sua forma.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

Os canteiros tem formas trapezoidais e contém gramíneas nativas típicas, portanto, são mais resistentes e fortalecem a identidade local.

Estas ilhas de vegetação contêm áreas de descanso com bancos ou mesas de café. Os toldos são todos verdes, cor característica do município.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

A sustentabilidade é alcançada através de materiais e desenhos padronizados para toda a intervenção. Por exemplo, as luminárias têm flexibilidade para incorporar diferentes tecnologias, de acordo com sua evolução. O revestimento de azulejos é padrão com estampa irregular e tons variados, permitindo reparações estéticas mesmo que haja diferenças de cor na produção.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

Início e fim

O eixo conecta dois centros claramente definidos, o centro de transportes e o centro histórico. Este desdobramento urbano é atípico e diferente do tradicional, geralmente formado em torno de uma única praça.

Planta Geral

A primeira coisa que se nota é que o centro de maior densidade carece de uma praça, por isso, uma praça linear é traçada no decorrer na rua Marín, propondo-se a funcionar como distribuidora das conexões entre os meios de transporte, conformando o  Novo Centro de Transbordo, junto aos serviços comerciais e, especialmente, gastronômicos. O sistema se completa com novos pontos de ônibus com faixas exclusivas na Avenida Centenario, a estação do FFCC Mitre, com seu ponto de táxis e um grande estacionamento subterrâneo.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

No outro extremo está a cidade velha em torno da Catedral. A porção final da rua Nueve de Julio é ampliada para enfatizar as perspectivas a área histórica, agora livre de estacionamento. As faixas de Libertador e Lasalle são regulamentadas, recebendo um maior fluxo de veículos. As travessias dos pedestres são facilitadas através de escadas e rampas mecânicas.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

Apesar de não ser esse o tema deste trabalho, o eixo mencionado estende-se em direção ao Porto, que deve futuramente receber intervenções.

Novos estacionamentos e serviços em cada travessia

Nas travessias ocorrem alargamentos na calçada, restituindo a prioridade aos pedestres. Nestes locais se concentram os equipamentos de serviço, tais como bicicletários e quiosques.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

Os estacionamentos, originalmente de superfície, são realocados em bolsões subterrâneos com acessos estratégicos e mecanismo de bypass, que redistribui a demanda e a adapta à oferta.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

A acessibilidade proporciona uma vantagem competitiva na atração de visitantes e turistas. Destaca-se o aproveitamento das grelhas de drenagem, que servem como guias para pessoas com limitações visuais.

Cortesia da Equipe Primeiro Lugar

Reveja também a proposta que ficou em terceiro lugar nesta competição (aqui).

Galeria de Imagens

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Cita: Cabezas, Constanza. "Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Ideias para a Renovação Urbana da Área Central de San Isidro / Argentina" [Primer Lugar Concurso Nacional de Ideas para la Renovación urbana del área centro de San Isidro / Argentina] 18 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600023/primeiro-lugar-no-concurso-nacional-de-ideias-para-a-renovacao-urbana-da-area-central-de-san-isidro-argentina> ISSN 0719-8906

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