
-
Arquitetos: Constante Design
- Área: 140 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Lourenço Teixeira de Abreu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto CasaTB5 nasce de uma necessidade do proprietário: aproveitar os espaços esquecidos da casa, em especial o seu jardim. A nossa inspiração para redesenhar os espaços do apartamento foi o próprio modelo do bairro-jardim do Arco do Cego, que introduziu uma tipologia inovadora no tecido urbano de Lisboa em 1935, conectando arquitetura e meio ambiente. Queríamos ser fiéis ao ambiente e dar ao apartamento o mesmo modelo, replicando a harmonia entre arquitetura e ambiente, característica do bairro, e conectando os espaços internos e externos da casa.



Um de nossos principais desafios foi redesenhar a maneira de viver nesta casa sem alterar a distribuição original, a de quase um século atrás. Isso se deve ao fato de quase todas as paredes serem de suporte de carga. E com dois objetivos principais:
1. Queríamos transformar o jardim, que era inacessível e esquecido, em uma extensão natural da casa. Assim, transformamos dois cômodos adjacentes ao jardim na sala de estar da casa.
2. Queríamos transformar o piso inferior, que era de difícil acesso (a partir de um alçapão na antiga sala de estar) e era usado para armazenamento, em um espaço de convivência. Para isso, mudamos o acesso ao andar inferior, que agora é pelo corredor, e melhoramos o trânsito com uma escada de metal. Conseguimos adicionar um quarto e um escritório à residência.

Recuperamos o máximo de materiais possível, respeitando a história da casa. Optamos por materiais nobres e naturais: madeira, mármore e azulejos. Toda a madeira da casa foi restaurada (pisos, rodapés e portas), mantivemos o piso hidráulico do andar -1 e reutilizamos a calçada portuguesa do jardim.


Um dos pontos principais foi a utilização, tanto nos espaços internos quanto no jardim, de azulejos artesanais da região de Lisboa, um símbolo icônico da tradição portuguesa. Além disso, incorporamos o mármore Lioz, também da região de Lisboa, que está integrado em várias áreas da casa. Desde os pisos da sala de estar até os banheiros e a cozinha, esse mármore conecta o design contemporâneo com o uso mais tradicional.
