Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea

A cultura contemporânea do design indiano pode ser descrita em uma palavra: fusão. Uma análise cuidadosa das tendências na moda, cinema, música e arte logo revela as aspirações do país como uma nação globalizada. Revelando uma nova era, a arte e o design da Índia aparecem como uma combinação de influências da vida tradicional e do mundo ocidental. Uma imagem "neo-indiana" informa múltiplas formas de expressão cultural, incluindo arquitetura e design de interiores. À medida que os indianos e a arquitetura indiana esculpem o lugar do país no mundo, uma nova tendência floresce, impulsionada por estilos de vida modernos, influências internacionais, um passado colonial e um desejo de permanecer conectado às suas raízes.

Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Imagem 2 de 7Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Imagem 3 de 7Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Imagem 4 de 7Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Imagem 5 de 7Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Mais Imagens+ 2

Alguns anos após a conquista da independência do domínio britânico, a cultura indiana estava sendo influenciada pelo Ocidente, resultando em uma "fusão" das sensibilidades indianas com as visões ocidentais. Grande parte da estética indiana moderna apresenta uma integração inteligente dos elementos de ambas as culturas. O design indiano pode ser melhor descrito como um caldeirão de práticas globais usadas em conjunto com uma linguagem enraizada na herança local. Dentro da comunidade arquitetônica, essa abordagem deu origem a trabalhos experimentais que questionam a identidade fundamental da arquitetura indiana. A arquitetura é indiana por causa de suas técnicas de construção visíveis e paleta de materiais ou sua identidade é encontrada na fenomenologia e no significado?

Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Imagem 3 de 7
A estrutura de Casa Under the Trees de Doro responde com tato às árvores existentes no local. Imagem © The Fishy Project

A arquitetura indiana contemporânea atravessa o passado complicado do país e a multiplicidade de seu futuro. A história do subcontinente dita que sua arquitetura seja uma resposta direta ao seu contexto e clima. O futuro exige uma forma construída que atenda às necessidades privadas, estilos de vida globalizados e avanço tecnológico. Na tentativa de equilibrar o antigo e o novo, as tendências atuais de arquitetura residencial parecem estar focadas em trazer visualmente um senso de "indianidade" para o projeto.


Artigo Relacionado

Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais

Hoje, o mercado de arquitetura indiana segue uma tendência de "indianização", onde os elementos regionais são favorecidos por sua estética em vez de sua funcionalidade contextual. A arquitetura e o design de interiores indianos foram reduzidos a uma combinação impulsiva de padrões, materiais e elementos de design que criam uma imagem externa de estar localmente enraizada. Assim como em outros aspectos da cultura pop indiana, algumas instâncias da arquitetura contemporânea retratam a estética do país através dos ideais da ordem e do design ocidentais, seguindo subconscientemente ideais colonizados.

Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Imagem 4 de 7
A Casa Mud, do Sketch Design Studio, usa materiais adquiridos localmente, como terra e grama selvagem alta. Imagem © Jeevan Jyot

Uma Visão Colonizada da Arquitetura Indiana

O processo de descolonização da arquitetura e do design vem ocorrendo desde que a Índia se tornou uma nação independente. O movimento modernista forneceu uma tela para o país escrever um futuro promissor sobre seu passado colonial. Para arquitetos treinados no Ocidente, como Le Corbusier e Achyut Kavinde, a Índia serviu como um campo de testes para inventar uma identidade que unisse as realidades com as ambições do país. O resultado são edifícios que experimentam elementos vernaculares indianos impostos sobre formas modernistas ocidentais - uma abordagem que ainda persiste, especialmente na arquitetura residencial contemporânea.

As tentativas anteriores de "indianização" podem ser vistas no estilo indo-sarraceno que se tornou proeminente durante a era colonial do país. O estilo revivalista foi influenciado pela exposição ocidental a representações de edifícios indianos, influenciando a ideia dos britânicos sobre o que era arquitetura indiana. A estrutura básica desses edifícios imitava a dos estilos revival gótico e neoclássico do Ocidente, com recursos indianos específicos adicionados como decoração. Talvez este tenha sido o precedente para a "indianização" prevalecer na arquitetura contemporânea.

Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Imagem 5 de 7
O projeto modernista do Kanchenjunga Apartments levou em consideração o clima indiano e as necessidades sociais. Cortesia da imagem de Charles Correa

No século XXI, a arquitetura indiana ainda luta para operar fora das doutrinas ocidentais. A educação arquitetônica no país treina jovens profissionais para seguir as filosofias da arquitetura modernista, a maioria das quais é considerada como arquitetura indiana, mas é uma variação regional do desenvolvimento arquitetônico ocidental. O estilo indo-sarraceno e a arquitetura modernista também parecem ter acarretado uma homogeneização da identidade arquitetônica indiana, onde a variação regional se tornou impalpável.

Arquitetura Residencial Contemporânea

A "Indianização" é também um resultado das demandas do mercado e do desaparecimento de técnicas artesanais. Seguindo ideais indo-ocidentais, as técnicas artesanais modernizadas são cada vez mais empregados para replicar imagens populares. "A arquitetura deixou de se concentrar nos princípios por trás do uso de materiais e artesanatos locais. Agora estamos impondo elementos indianos para se encaixar em uma ideia de arquitetura tradicionalmente-contemporânea", compartilha o arquiteto baseado em Bangalore, Shinas Shabaz.

Notado especialmente no design de interiores, certos elementos trazem tacitamente um toque indiano ao espaço. A busca por esse estilo em tendência muitas vezes leva a comprometer a funcionalidade dos elementos. "Agora temos muitos atalhos para fazer um projeto parecer 'indianizado'", explica Shinas, "Por exemplo, o padrão dos pisos Athangudi - um artesanato tradicional com propriedades ecológicas - está sendo reproduzido de forma acessível usando ladrilhos impressos industrialmente". Com o artesanato se tornando raro e caro, as praticidades do design indiano estão se perdendo. Materiais e técnicas locais são reduzidos a meros elementos ornamentais.

Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Imagem 2 de 7
A massa construída e os materiais da Casa Perennial by Sifti Design Studio respondem ao clima extremo da região. Imagem © Suryan // Dang

O Que Torna a Arquitetura Residencial "Indiana"?

Aprendendo com precedentes históricos, a arquitetura é funcionalmente indiana quando é impulsionada por seu contexto e acomoda as necessidades sociais. A arquitetura indiana é inerentemente diversificada, variando em sua resposta às paisagens geográficas e culturais. "Tradicionalmente, a arquitetura residencial indiana era uma série de espaços multiuso variando em níveis de privacidade", explica Jay Vadodaria, da inpractice. A comercialização e os estilos de vida modernos mudaram os layouts para casas compartimentalizadas que oscilam entre o localismo e o internacionalismo.

Esteticamente, a arquitetura indiana é maximalista. Inspirada na natureza, espiritualidade e na alegria da experiência humana, a estética indiana é barulhenta, colorida e caoticamente organizada. A arquitetura religiosa e vernacular aponta para a ornamentação elaborada e para uma arte que inspira práticas locais, uma grande diferença em relação aos princípios modernistas ocidentais. A arquitetura indiana também está ligada ao uso de materiais naturais, devido a projetos sustentáveis que são mais abertos e expressivos.

Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea - Imagem 6 de 7
Ornamentação requintada na arquitetura mogol. Imagem © Siddhita Upare

À luz da decolonialidade, a arquitetura indiana está caminhando para um renascimento pós-modernista de princípios locais. O movimento explorará estratégias sustentáveis para revisitar as raízes da arquitetura indiana. Uma investigação sobre a verdadeira natureza do desenho residencial indiano levará a indústria da arquitetura adiante, apresentando-a como uma pergunta que ainda precisa ser respondida.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: A Casa Contemporânea, orgulhosamente apresentado pela BUILDNER.

A BUILDNER celebra os concursos de arquitetura como uma ferramenta eficaz para alcançar o progresso, promovendo ideias inovadoras que impulsionam a indústria. “Através de competições acadêmicas e de projetos, estamos construindo uma comunidade inclusiva e diversificada de arquitetos e designers, promovendo tópicos críticos como habitação acessível, sustentável e de pequena escala para enfrentar os desafios globais. Nosso objetivo é inspirar a próxima geração de designers a propor soluções inovadoras e desafiar o status quo”.

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Vestígios da Índia na arquitetura residencial contemporânea" [Finding the Indian in Contemporary Residential Architecture] 21 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000306/vestigios-da-india-na-arquitetura-residencial-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.