8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023

A Semana do Design de Milão é um dos maiores festivais de design do mundo. O evento principal, o Salone del Mobile, ocorreu de 18 a 23 de abril de 2023, no centro de exposições Fiera Milano. Mais de 370 mil pessoas participaram da feira de móveis este ano, e milhares de estúdios de design apresentaram peças de mobiliário, iluminação, eletrodomésticos, itens de cozinha, banheiro, produtos de uso externo e estações de trabalho. Para destacar o design de móveis e objetos e o contexto mais amplo da arquitetura e cultura milanesa, muitos escritórios de arquitetura colaboraram com empresas para criar itens exclusivos de design.

Como fazem todos os anos, os conceituados arquitetos participaram do evento de uma semana, usando produtos, móveis e instalações para compartilhar sua experiência, abordar alguns dos problemas mais urgentes enfrentados pela arquitetura e demonstrar como seu trabalho pode beneficiar o meio ambiente e a sociedade. Muitos estúdios de arquitetura consolidados, como Foster + Partners, Mario Cucinella e Hassell, apresentaram produtos. Além disso, arquitetos como The New Raw, Snøhetta e Studio Etienne Bastormagi apresentaram produtos focaos em sistemas eficientes e sustentáveis que podem informar as decisões futuras.

8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 2 de 138 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 3 de 138 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 4 de 138 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 5 de 138 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Mais Imagens+ 8

Conheça 8 produtos desenhados por arquitetos para a Semana de Design de Milão, descritos por eles mesmos.

Design de Assentos

Knotty por The New Raw

8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 12 de 13
Knotty por the New Raw. Imagem © Mathijs Labadie

“Knotty” é uma coleção de bancos lúdicos com textura ousada e tátil. Inspirado em técnicas de tricô, o projeto trata o lixo plástico como um fio contínuo de material que se dobra, torce e forma laços para criar uma superfície tátil intrigante, semelhante a um tecido, e convida os usuários a tocá-la. A textura do material esculpido, composta por nós espessos e aparentemente macios, cria uma superfície tátil, permeável e resistente para móveis de uso interno e externo, ou outras aplicações arquitetônicas. Os "padrões de tricô" que permitem o escoamento da água aumentam sua funcionalidade e podem ser ampliados, se tornando ornamentos e unidades de construção que incorporam uma nova materialidade criada digitalmente.

Social por Snohetta para Varier

8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 9 de 13
Social por Snohetta para Varier. Imagem Cortesia de Mishael Phillip Fapohunda

Social foi projetado para o fabricante norueguês de móveis ergonômicos Varier. É uma cadeira de jantar influenciada por movimento e interação. A função e o propósito de nossas casas mudaram drasticamente nos últimos anos, e as mesas da cozinha e de jantar se tornaram lugares onde a vida acontece. Social se adapta a esse contexto em constante mudança, facilitando movimentos para interações mais naturais em trabalho, diversão, criação e ambiente social.

Cadeira Tecla por Mario Cucinella para Sawaya + Moroni

8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 7 de 13
Cadeira Tecla de Mario Cucinella para Sawaya + Moroni. Imagem Cortesia de Mario Cucinella

A única concha da estrutura, que lembra uma cúpula arquitetônica virada para cima, abriga a parte estofada do assento e encosto, aos quais são adicionadas mais duas almofadas para garantir um suporte ergonômico correto. A tecnologia de impressão 3D já testada para o espaço habitável agora é usada para criar a versão de móveis da "Tecla", usando plásticos reciclados. Todas as etapas de processamento e acabamento são ambientalmente corretas. "Tecla" representa uma nova geração de design de cadeiras, não apenas pelas tecnologias inovadoras e materiais sustentáveis usados em sua produção, mas pela maneira como evoca a ideia de um espaço autossuficiente "esculpido". É uma abordagem intrinsecamente arquitetônica para o design de móveis.

Cadeira Empilhável SETA por Foster + Partners para Mattiazzi

8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 11 de 13
Cadeira empilhável SETA de Foster + Partners para Mattiazzi. Imagem Cortesia de Foster + Partners

Feita de madeira proveniente de fontes sustentáveis, a cadeira leve é sólida e durável. SETA, uma cadeira de madeira empilhável e sem braços, reúne uma variedade material com uma compreensão profunda da tecnologia CNC para criar uma peça única. Cada superfície é usinada e curvada para definir sua forma. SETA oferece soluções para vários ambientes, desde usos comerciais e de escritório até domésticos. O bem-estar no local de trabalho ganhou maior destaque à medida que o desejo por móveis mais quentes e táteis aumentou.

Design de Sistemas

Sistema de Banheiro MA por Foster + Partners para Falper

8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 8 de 13
Sistema de banheiro MA da Foster + Partners para a Falper. Imagem Cortesia de Alberto Strada/Falper

A linha MA é definida pela geometria volumétrica pura com vários elementos primários - vasos sanitários, banheiras, armários ou espelhos - interconectados por finas hastes de aço inoxidável. Ao desconstruir seus elementos e destilar a essência de um banheiro até o mínimo, o MA cria uma estrutura arquitetônica flexível na qual diferentes elementos podem ser adicionados e reconfigurados para se adequar a uma variedade de espaços habitacionais. A água é transportada por um sistema adaptável de hastes de aço escovado, que também podem servir como suporte para um espelho iluminado ou um lugar para pendurar roupas ou toalhas. Os elementos de armazenamento de madeira têm uma forma eficiente e definida. As gavetas podem ser montadas na frente ou nas laterais, e a configuração interna pode ser planejada de maneira flexível de acordo com as preferências pessoais. Outros elementos complementares, como espelhos e plataformas, completam a série.

Sistema de Escritório XYZ por Foster + Partners para UNIFOR

8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 10 de 13
Sistema de escritório XYZ da Foster + Partners para UNIFOR. Imagem Cortesia de Alessandro Saletta

Chamado assim por seu notável poste em forma de x de madeira ou alumínio (que forma a estrutura primária), as unidades de prateleiras X podem reconfigurar qualquer espaço de trabalho, produzindo partições abertas que permitem linhas de visão claras. As prateleiras de madeira trazem calor e tactilidade a qualquer espaço, enquanto a versão de alumínio tem uma estética limpa e contemporânea. A Mesa Y é um sistema leve e reconfigurável que usa o mínimo de material enquanto oferece o máximo de suporte. Suas pernas de aço em forma de Y podem ser facilmente reconfiguradas para acomodar diferentes disposições de assentos, e trambém podem ser removidas completamente para transporte ou armazenamento.

Design de Iluminação

(660.3 Degrees, Cast Poems) por Studio Etienne Bastormagi

8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 13 de 13
660.3 Degrees, Cast Poems. Imagem cortesia de Studio Etienne Bastormagi

Cast Poems é uma exploração, uma jornada tátil entre o material - alumínio - e todo o seu potencial. É uma referência ao ponto de fusão, que se torna o ponto de partida da abordagem conceitual da coleção. Os objetos apresentados incluem várias luminárias e um espelho, inteiramente feitos de metal. Essas grandes folhas de metal dobradas oferecem várias propostas e um desafio técnico para desafiar a gravidade e manter a leveza desejada. Aço inoxidável é usado em elementos estruturais - hastes e cabos - suportando a fundição de alumínio feita a partir de moldes CNC.

ALE.01 by Hassell for Artemide

8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023 - Imagem 6 de 13
ALE.01 por Hassell para Artemide. Imagem © Hassell

A lumunária ALE.01 exemplifica a sustentabilidade ao longo de todo o seu ciclo de vida por ser feita de materiais reciclados. A casca é feita de um biocompósito com 30% de fibras naturais de madeira, misturado com uma base de polímeros reciclados. O design salva e reutiliza o resíduo de madeira certificada pelo FSC, proveniente da produção de rolhas para a indústria de bebidas, reduzindo o desperdício e o uso de recursos naturais e oferecendo uma opção de material ecologicamente consciente para substituir o plástico.

Convidamos você a acompanhar a cobertura do ArchDaily da Semana de Design de Milão.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "8 Produtos projetados por arquitetos para a Semana de Design de Milão 2023" [8 Products Designed by Architects for Milan Design Week and Salone del Mobile 2023] 20 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000225/8-produtos-projetados-por-arquitetos-para-a-semana-de-design-de-milao-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.