Casa MO / FRPO

Casa MO / FRPO

© Miguel  de Guzmán© Miguel  de Guzmán© Miguel  de Guzmán© Miguel  de Guzmán+ 12

  • Arquitetos: FRPO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  295
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo Fotografias:  Miguel de Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa MO pertence a uma família de projetos desenvolvidos no escritório desde 2005 que exploram a geração de complexidade arquitetônica através da combinação de elementos espacias simples. A sistematicidade deste procedimento permite estabelecer critérios de controle em processos com informação muito variável em se tratando de programa, contexto ou tecnologia. 

© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Em 2010 fomos contratados para projetar uma habitação unifamiliar em uma floresta de pinheiros nos arredores de Madrid. Transferimos o programa muito naturalmente à uma série de peças retangulares simples. Fizemos até vinte e quatro versões de posições relativas entre as peças, atendendo aos espaços gerados entre elas, à presença das árvores e ao controle das relações com o exterior. Foi selecionada a versão ideal e definiu-se a planta da residência. 

© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

A configuração final levantou três questões técnicas a serem resolvidas: a complexidade geométrica dos encontros construtivos, um fator forma muito desfavorável que faria necessário um alto nível de isolamento térmico e a proximidade das árvores que teria que ser respeitada na hora de cimentar. 

© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Criou-se o sistema construtivo que solucionou todos estes requisitos: painéis de madeira (KLH). Um sistema estrutural muito leve, com isolamento de alta performance e pré-fabricado em corte por controle numérico. A residência MO seria de madeira maciça. Paredes de 72 mm de espessura. Forjados entre 95 e 182 mm. Fundação a base de micro-estacas de aço galvanizado de 2 m de profundidade. O peso total do sistema não chega a um terço de uma estrutura convencional. O isolamento térmico dos fechamentos é 400% maior que o de uma fachada convencional. 

© Miguel  de Guzmán
© Miguel de Guzmán

 A estrutura seria isolante, contínua, leve, precisa e extremamente fina. A planta da casa poderia ser uma transposição direta do esquema de trabalho. A natureza do projeto permaneceria intacta e seus requisitos técnicos nos levaram à descoberta de um novo campo de projeto.

Planta
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa MO / FRPO" [Casa MO / FRPO] 04 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-95202/casa-mo-slash-frpo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.