O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu do Oceano e do Surf / Steven Holl Architects, colaboração Solange Fabião

Museu do Oceano e do Surf / Steven Holl Architects, colaboração Solange Fabião

Museu do Oceano e do Surf / Steven Holl Architects, colaboração Solange Fabião
Museu do Oceano e do Surf / Steven Holl Architects, colaboração Solange Fabião, © Iwan Baan
© Iwan Baan

O museu do Oceano e do Surf (Cité de l’Océan et du Surf) explora tanto o Surf e o Mar, como seu papel no lazer, na ciência e na tecnologia. O projeto de Steven Holl, com colaboração de Solange Fabião, é o vencedor de um concurso internacional em que participaram os escritórios de Enric Miralles/Benedetta TagliabueBrochet Lajus PueyoBernard Tschumi e Jean-Michel Willmotte. Estará aberto ao público a partir de 25 de Junho.

© Iwan Baan

A forma do edifício deriva do conceito espacial  “under the sky”/“under the sea” (sob o céu/ no fundo do mar).  A forma côncava de “under the sky” caracteriza o espaço exterior principal, a Praça do Oceano. A estrutura convexa da cobertura forma o espaço de exposições “under the sea”. As qualidades espaciais do edifício são experimentadas já na entrada, onde o lobby e as rampas proporcionam uma ampla vista aérea da área de exposições, a medida em que se percorre a dinâmica superfície curva, animada por imagens em movimento e luzes.

© Iwan Baan

A precisa combinação entre conceito e topografia dá ao edifício um perfil único. A forma côncava da praça se estende sobre a paisagem em direção ao oceano. Com bordas ligeiramente em concha, a paisagem, uma mistura de vegetação local e de campo, é uma continuação do edifício e vai sediar festivais e eventos diários integrados às instalações do museu.

Dois volumes de vidro, que abrigam o restaurante  e o quiosque do surfista, ativam o espaço central da praça e se conectam analogamente, à distância, com os dois grandes volumes da praia. Os volumes de vidro podem ser acessados pelo lobby de entrada principal, que conecta o nível da rua à cafeteria e ao quiosque do surfista, e também tem acesso independente através da praça, que funciona como um espaço de acesso principal aberto ao público.

Croqui

A loja do museu está localizada no nível intermediário do espaço de exposições, com acesso direto ao lobby de entrada e ao auditório. O restaurante, de caráter mais mais intimista, e o terraço ao ar livre estão no nível superior do museu, oferecendo amplas vistas ao oceano.

Cortes

Na esquina sudoeste do edifício, no nível da praça, há uma pista de skate dedicada os encontro dos surfistas e um espaço coberto, abaixo dela, que conecta ao auditório e aos espaços de exposições no interior do museu. Essa área coberta gera um espaço protegido exterior para interações, encontros e eventos.

O exterior do edifício é de concreto branco texturizado feito com agregados do sul da França. O material da praça é uma variação da pedra portuguesa assentada com grama e vegetação natural.

© Iwan Baan

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Steven Holl Architects: Solange Fabião, Steven Holl (design architect); Rodolfo Dias (project architect); Chris McVoy (project advisor); Filipe Taboada (assistant project architect); Francesco Bartolozzi, Christopher Brokaw, Cosimo Caggiula, Florence Guiraud, Richard Liu, Johanna Muszbek, Ernest Ng, Alessandro Orsini, Nelson Wilmotte, Ebbie Wisecarver, Lan Wu, Christina Yessios (project team)
  2. Rüssli Architekten: Justin Rüssli, Mimi Kueh, Stephan Bieri, Björn Zepnik (project team DD/CD)
  3. Arquitetos Associados: Agence d'Architecture X.Leibar JM Seigneurin

 

Informação Complementar:

  1. Consultoria estrutural: Betec & Vinci Construction Marseille
  2. Consultoria Acústica: AVEL Acoustique
  3. Consultoria de Iluminação: L'Observatoire International
  4. Consultoria HVAC: Elithis
  5. Construtor Geral: Faura Silva, GTM Sud-Ouest Batiment
  6. Engenharia de Exibições: CESMA
  7. Construtor de Exibições:  Geroari

Cita: Gica Fernandes. "Museu do Oceano e do Surf / Steven Holl Architects, colaboração Solange Fabião" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/941/museu-do-oceano-e-do-surf-steven-holl-architects-colaboracao-solange-fabiao> ISSN 0719-8906