29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten

Planta

O projeto “Black & white Twins” experimenta com a integração espacial e visual das compactas soluções de habitação coletiva na nova área urbana de Blaricummermeent, formada principalmente por habitações unifamiliares. Os edifícios geminados oferecem apartamentos acessíveis dentro de pequenos blocos de quatro níveis de altura, minimizando o impacto da intervenção dentro de uma zona residencial. Os dois blocos dividem-se conceitualmente em duas partes: uma camada externa preta, perfurada com janelas e espaços ao ar livre de cor branca.

O contraste cromático entre as duas partes enfatiza a autonomia conceitual da camada externa do edifício, como o dispositivo de arquitetura responsável por integrar visualmente o edifício na escala de seu contexto urbano; o interior, ao contrário, funciona como uma interface que enquadra de diferentes formas as vistas para o exterior, variando em cada apartamento.

A variedade de dimensões das perfurações das fachadas conseguem minimizar o impacto visual dos edifícios e os integram a escala doméstica de seu entorno. Janelas maiores geradas pela soma de quatro janelas diferentes em um mesmo quadro combinam-se com janelas pequenas e médias. As perfurações das esquinas dos edifícios combinam duas sacadas ou geram vazios de altura dupla, permitindo perceber o edifício com um objeto menor, comparável aos edifícios de baixa altura do contexto.

O jogo de posicionamento – aparentemente ao acaso – das perfurações na fachada foi criado pela alternância e variação das diferentes plantas. Cada planta é única e apesar dos apartamentos dividirem princípios comuns, apresentam diferenças em relação a tamanho e organização dos espaços para promover a diversidade tipológica.

Os tamanhos das janelas e a variedade de posições produzem uma grande variedade de espaços internos, o torno impossível encontrar dois apartamentos idênticos dentro do edifício. Cada unidade tem uma sacada que finciona como uma extensão da sala de estar. As sacadas se encontram entre a camada externa do edifício e o espaço interno.

Planta

Ficha técnica:

Equipe:

Equipe De Projeto: Helena Casanova, Jesús Hernández

Desenvolvimento: Thomas Been

Informação Complementar:

Colaboradores: Robert Taapken, Rutger Huiberts

Superfície Total: 3440 m2

Custo: € 290,- /cbm

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten" 04 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-88344/29-apartamentos-em-blaricum-casanova-e-hernandez-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.