Open Innovation Seminar - Cidades Atrativas, Sustentáveis e Inteligentes: Novos Modelos de Cooperação para Inovação

Open Innovation Seminar - Cidades Atrativas, Sustentáveis e Inteligentes: Novos Modelos de Cooperação para Inovação

O evento Open Innovation Seminar deste ano tem como tema Crescimento Sustentável apoiado em Redes de Inovação: Agenda Brasil, que acontece do dia 12 ao dia 14 de Novembro no Hotel Transamérica, do qual destacamos o evento do segundo dia do seminário com o nome de “Cidades Atrativas, Sustentáveis e Inteligentes: Novos Modelos de Cooperação para Inovação”.Hoje mais da metade da população mundial vive em cidades. Eles são responsáveis por aproximadamente dois terços da energia usada, 60% de toda água consumida e 70% de todos os gases responsáveis pelo efeito estufa mundialmente. Em 2010, mais de 80% dos americanos e europeus viviam em cidades. Espera-se que em 2050 esse numero esteja em mais de 90%.

O desafio apresentado pelo desenvolvimento urbano sustentável é gigante e contraditório. Áreas urbanas são guiadas por desenvolvimento econômico e recebem muitos serviços públicos como a educação, cuidados médicos e transporte. Porém, isso é também associado com a degradação do ambiente, congestionamentos, exclusão social e econômica.

O bom funcionamento de cidades é uma base do desenvolvimento econômico de um país e crucial para o bem estar da sociedade. Cidades inteligentes, atraentes e sustentáveis estão procurando maneiras para melhorar suas infraestruturas para se tornar amigáveis ao meio ambiente, aumentar a qualidade de vida de seus moradores e ao mesmo tempo cortar custos.

A melhora da qualidade do ambiente urbano tornou-se um dos principais objetivos por parte dos decisores políticos. Tentar ter certeza de que as políticas urbanas são coerentes é um desafio. Há muitas instituições – setoriais e territoriais – com objetivos diferentes, e as políticas são muitas vezes realizadas de forma independente e com efeitos contraditórios.

Populações densas de pessoas devem ser organizadas de modo que:

cidades continuem atraentes;
• haja tráfego funcional de redes;
• problemas ambientais sejam evitados;
• e o uso de recursos valiosos seja reduzido e o fornecimento de eletricidade e de água seja assegurado para todos os habitantes.

Existem inúmeras soluções possíveis para esses desafios, e são urgentemente necessários globalmente. Explorar essas oportunidades exige um novo nível de integração entre a política e as áreas de pesquisa e privada, bem como os operadores públicos.

O Open Innovation Center – Brasil é um evento de um dia que reunirá representantes do governo brasileiro (níveis federal, estadual e municipal) para interagir com a comunidade local e internacional de inovação aberta formada por executivos, empresários, pesquisadores, investidores, etc. para identificar novas formas de cooperação.

Informações:

http://www.openinnovationseminar.com.br/2012/Programacao.php

Dia 13 de Novembro
Hotel Transamérica
Avenida das Nações Unidas, 18591, Santo Amaro
São Paulo, Brasil – Tel.: +55 11 5693-4050

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Open Innovation Seminar - Cidades Atrativas, Sustentáveis e Inteligentes: Novos Modelos de Cooperação para Inovação" 12 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-79962/open-innovation-seminar-cidades-atrativas-sustentaveis-e-inteligentes-novos-modelos-de-cooperacao-para-inovacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.