O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos acontece no Centro Cultural e de Exposições de Maceió

XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos acontece no Centro Cultural e de Exposições de Maceió

  • 09:00 - 6 Novembro, 2012
XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos acontece no Centro Cultural e de Exposições de Maceió
 XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos acontece no Centro Cultural e de Exposições de Maceió

O XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos, maior evento promovido pela Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos – FPAA, será realizado de 27 a 30 de novembro de 2012, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, capital do Estado de Alagoas, Brasil pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB. O público qualificado, proveniente de 41 nações das Américas, propiciará momentos de profundos debates sobre os mais diversos assuntos concernentes aos campos de ação e reflexão crítica dos arquitetos. A participação de delegações das associações nacionais e regionais de arquitetos ensejará também a realização de vários fóruns de discussão dos temas relacionados à organização das ações políticas das entidades em níveis nacional e continental, frente as diversas demandas e necessidades vivenciadas nas diferentes nações e realidades socioculturais. A estimativa de público para o evento é de cerca de 3.000 congressistas diretos e mais 6.000 visitantes indiretos. A capital alagoana está especialmente preparada para receber com toda estrutura de conforto e lazer os congressistas, dispondo de uma rede de hotéis diversificada e uma estrutura completa para o local do evento.

Para mais informações acesse: http://www.xxivcpa.com.br/pt/

TEMÁTICA: VIVER O TERRITÓRIO, IMAGINAR A AMÉRICA

Em um momento distante, quando céus e terras se multiplicavam com o conhecimento e a interação entre as suas várias partes, surge a América.
Filha das grandes navegações, dos saques, do desenvolvimento da matemática, da cartografia, um de seus berços molda-se no momento em que a terra é circunavegada e os europeus chegam ao continente.

Quando o tema é o território e a América está no centro das discussões, a dimensão do passado encontra a do presente pela necessidade contemporânea das trocas mútuas, da mobilidade, da manutenção da paz e da concórdia entre as nações.

Territórios são como casas. Hábitats de uma ideia. Voláteis, articulam-se em fluxos e redes, mas alicerçam sólidas construções identitárias que rompem fronteiras geográficas e criam novas cartografias: transnacionais, continentais, americanas, pan-americanas.

Mapear essas cartografias que se desenham em solo americano é o propósito deste XXIV Congresso Pan-Americano de Arquitetos. Interessam as que tomam como instrumento de desenho a alta tecnologia e assumem, por isso, grandes velocidades e até mesmo uma condição de independência do sítio físico. Mas, também, as corporais, que se imprimem aos poucos, pelos passos do homem na terra. Ambas constroem aldeias, estabelecem domínios próprios.

Território, mais do que distinção entre domínios geográficos, leva-nos a compreender a terra como lugar circunscrito. A América, nesta dimensão, surge com seus diversos papéis e polifonias: material, imaterial, relacional, produtiva, simbólica, inventada.

Quando os campos disciplinares isolados já não dão conta da complexidade dos fenômenos da ocupação territorial, inclusive daqueles da metrópole, torna-se urgente romper esse isolamento. Por isso, são bem-vindas as contribuições que articulem a arquitetura e o urbanismo a outros campos de conhecimento como o da arte, da cultura, da história, da geografia, da antropologia.

Nessa perspectiva, o XXIV Congresso Pan-Americano convida os participantes do mundo a conversarem sobre a qualidade e o teor dos encontros promovidos pela ideia da mobilidade e imersão da América em um contexto contemporâneo.

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: " XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos acontece no Centro Cultural e de Exposições de Maceió" 06 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/78764/xxiv-congresso-panamericano-de-arquitetos-acontece-no-centro-cultural-e-de-exposicoes-de-maceio> ISSN 0719-8906