O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Louis Kahn
  6. 1965
  7. Clássicos da Arquitetura: Salk Institute / Louis Kahn

Clássicos da Arquitetura: Salk Institute / Louis Kahn

Clássicos da Arquitetura: Salk Institute / Louis Kahn
Clássicos da Arquitetura: Salk Institute / Louis Kahn, © Liao Yusheng
© Liao Yusheng

Uma proposta simétrica, duas estruturas que se espelham separadas por um patio vazio. Um estreito curso d’água linear corre pelo eixo do pátio, direcionando as vistas ao oceano Pacífico.

© flickr dreamsjung
Planta

Cada edifício tem seis pavimentos, sendo os três primeiros laboratórios e os três últimos, áreas de apoio. Estão conectados a torres salientes que abrigam os recintos de estudos individuais. As torres ao extremo leste dos edifícios contem os sistemas de aquecimento, ventilação, entre outros, enquanto ao extremo oeste as torres apresentam seis pisos de escritórios e faceiam o oceano Pacífico, proporcionando um ambiente acolhedor e tranquilo para a concentração. A separação dos laboratórios e recintos de estudo individual foi deliberada, marcando as diferentes atividades.

© Liao Yusheng

Devido aos códigos de zoneamento, os dois primeiros pavimentos deveriam ser subterrâneos, onde ficam alguns laboratórios. Para que recebessem luz solar suficiente, foram projetados uma série de lightwells em ambos os lados de cada edifício, com aproximadamente 12 m de comprimento e 7,5 m de largura. Os laboratórios acima do solo são espaços iluminados por grandes painéis de vidro.

© Liao Yusheng

Os materiais que compõem o Instituto Salk são o concreto, madeira, chumbo, aço e vidro. O concreto foi feito a partir do estudo de uma técnica da arquitetura romana. Uma vez realizado, não houveram toques adicionais de acabamento, a fim de propiciar o brilho natural do concreto. Os espaços “servidos” e os “serventes”, como Kahn os denomina, são claramente separados.

© Liao Yusheng

O patio vazio é de mármore travertino. A vista é direcionada ao mar, através da fio de água que corre por seu eixo. A simetria é assim enfatizada, e a monumentalidade se faz presente. Um “cuidadoso projeto do espaço”, afirmava Louis Kahn.

© flickr dreamsjung

O Instituto Salk foi criado pelo Dr. Jonas Salk, inventor da vacina contra a poliomielite.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Louis Kahn
  • Ano: 1965
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: La Jolla, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Salk Institute / Louis Kahn" 01 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/78716/classicos-da-arquitetura-salk-institute-louis-kahn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.