O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Fotografia e Arquitetura: Diego Opazo

Fotografia e Arquitetura: Diego Opazo

Fotografia e Arquitetura: Diego Opazo
 Fotografia e Arquitetura: Diego Opazo, Silvestre Navarro 1© Diego Opazo
Silvestre Navarro 1© Diego Opazo

Esta semana, em nossa série Fotografia e Arquitetura, apresentamos o trabalho de Diego Opazo, fotógrafo que se dedica há 10 anos em arquitetura, sem ser arquiteto de fato. Diego fotografou muitos dos projetos espanhóis mostrados no site.A seguir, temos uma entrevista e uma pequena seleção de seu trabalho.

Orts-trullenque 1 © Diego Opazo

1. Quando e como você começou a fotografar arquitetura?

Meu amor pela fotografia começou quando criança, e desde então, não me separei dela, já que os anos de amor converteram-se em uma profissão. No início me interessava, sobretudo, a reportagem, o viajar e desenvolver trabalhos mais relacionados com documentários. Finalmente me iniciei na fotografia de arquitetura há uns 10 anos, quando um escritório me encomendou um trabalho. Desde aquela ocasião, fotografo arquitetura e arte.

Santatecla Arquitectos 1© Diego Opazo

2. Você é arquiteto?

Não, não tenho formação arquitetônica, mas sempre me interessou. Graças à fotografia me adentrei na arquitetura, pode-se dizer que me aproximei do trabalho com conceitos mais plásticos ou estéticos, tentando transladar isso para a fotografia. Com a experiência e minha relação com os arquitetos pude entender outros aspectos da profissão que me auxiliaram muito a desenvolver meu trabalho e obter mais informações para enfrentar as obras, começar a perceber aspectos que não tinha considerado anteriormente ou não tinha dado suficiente importância. Embora eu, pessoalmente, ache que é importante que o fotógrafo se aproxime inicialmente das obras com um olhar fotográfico diferente do que pode tido o arquiteto para o desenvolvimento do projeto.

M.Cabanes-E.Robles © Diego Opazo

3. Por que gosta de fotografar arquitetura?

Sobretudo porque me agradam as duas coisas. A fotografia e a arquitetura. Além disso, porque posso trabalhar tranquilo, sozinho, com tempo para planejar os planos e observar as mudanças de iluminação durante o dia, observando como muda a obra e seus volumes com o movimento da luz.

Em definitivo, gosto de trabalhar com tempo, poder observar com calma e deixar de lado a pressa que é tão frequente em outras modalidades da fotografia.

J.Navarro-C.Calatayud © Diego Opazo

4. Arquiteto favorito?

A verdade é que gosto de muitos arquitetos, algumas obras mais que outras, claro, mas é um pouco difícil dar nomes, pois seguramente deixarei algum de fora. Posso dizer o que eu não gosto. Não gosto nem um pouco da arquitetura de espetáculo, especulativa e bombástica com pouco conteúdo. Acho que há muito espetáculo gratuito.

A.Peñin-OAB Office 2 © Diego Opazo

5. Obra favorita?

Como a pergunta anterior, é difícil decidir uma obra favorita. Mas posso dizer-te uma obra, pois considero o Escritório Johnson Wax, de Frank Lloyd Wright, alucinante.

MCBAD © Diego Opazo

6. Como você trabalha?

Somente por encomenda por arquitetos. Não costumo fotografar por minha conta, para depois vender para revistas. Normalmente meus trabalhos são posteriormente publicados em revistas ou livros.

Victor Garcia 2 © Diego Opazo

7. Que equipamentos e softwares você usa?

Utilizo somente câmeras Mamiya e Canon, softwares Lightroom e Photoshop e sistema operacional Mac.

Cita: Eduardo Souza. " Fotografia e Arquitetura: Diego Opazo" 29 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/77939/fotografia-e-arquitetura-diego-opazo> ISSN 0719-8906