O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Aluguel de carros por hora na Cidade do México

Aluguel de carros por hora na Cidade do México

Aluguel de carros por hora na Cidade do México
Aluguel de carros por hora na Cidade do México, Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

O chefe de governo do Distrito Federal do México, Marcelo Ebrard, inaugurou há algumas semanas o sistema Carrot, com o qual os habitantes da cidade poderão ter acesso a um automóvel, da mesma forma que funciona hoje em dia o programa Ecobici. O sistema Carrot permite aos usuários pegar um veículo em algum ponto da cidade, realizar seu trajeto e deixá-lo em outro ponto da rede.

Via Plataforma Urbana

O chefe de governo do Distrito Federal, Marcelo Ebrard, apoiou o lançamento oficial do primeiro sistema de automóveis compartilhados CARROT, que é uma iniciativa de jovens empresários mexicanos. Este sistema opera de maneira similar ao modelo Ecobici: cobra-se uma taxa para alugar o veículo e uma inscrição anual de 300 pesos mexicanos.

“O Governo do Distrito Federal se incumbiu da tarefa de promover novos modelos econômicos, como o caso da ECOBICO, do Programa de Edificações Sustentáveis, o Mercado de Troca, os táxis elétricos e agora o CARROT”, disse Martha Delgado, secretária do Meio Ambiente.

Como funciona?

Via Plataforma Urbana

Os cidadãos poderão solicitar uma noite antes pela internet o dos veículos disponíveis com um custo de 45 a 720 pesos mexicanos, de meia hora até um dia inteiro.

Após isso, o cliente buscará em alguma das estações de Carrot um automóvel disponível. Assim que terminam de utilizar o carro, deixá-lo-á em algum local autorizado.

É necessário apenas ser maior de 18 anos, possuir licença de direção válica e cartão de crédito, já que as taxas são cobradas automaticamente.

A primeira frota é composta por 18 veículos que foram colocados em áreas como Condesa, Roma Norte, Nápoles, Cuauhtémoc, Juárez e nos corredores San Antonio, reforma e Insurgentes.

O projeto tem sido apoiado pelas autoridades, pois surge para melhorar a mobilidade e o meio ambiente. O modelo foi trazido da Alemanha e Suíça, onde foi constatado que este serviço contribui com a diminuição das compras de automóveis privados.

Cerca de 22% da população mexicana utiliza veículos privados, ou seja, para cada carro compartilhado existirão 15 automóveis a menos nas ruas e os usuários utilizarão o carro cerca de 31% menos do que se usassem um carro privado.

Vocês acreditam que um projeto como este poderia desestimular a compra de automóveis particulares no Brasil?

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Aluguel de carros por hora na Cidade do México" 28 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/77682/aluguel-de-carros-por-hora-na-cidade-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.