O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Cercados para Bicicletas”: Uma boa ideia para ciclistas e motoristas

“Cercados para Bicicletas”: Uma boa ideia para ciclistas e motoristas

“Cercados para Bicicletas”: Uma boa ideia para ciclistas e motoristas
“Cercados para Bicicletas”: Uma boa ideia para ciclistas e motoristas, Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

Faz um tempo que publicamos o artigo “Onde cabe um carro, cabem 10 bicicletas”, no qual mostramos como em apenas uma vaga de estacionamento de carro, cabem 10 bicicletas. Agora lhes mostraremos o programa “Cercados para bicicletas”, onde podem ser estacionadas, gratuitamente, de 12 a 15 bicicletas no mesmo espaço utilizado por uma vaga de estacionamento de carro e, que, desde 2010, multiplica-se com êxito nas cidades estadunidenses de Columbia, Nova York, Portland, Pittsburgh, San Diego e San Francisco.

Via Plataforma Urbana

Os “cercados para bicicletas” não requerem grandes investimentos, já que é necessário apenas habilitar o espaço de uma vaga, instalar a estrutura de amarra fixada à calçada e postes refletores que marcam o inicio e o término do curral. Por último, pintam-se os limites entre a calçada e o cercado, para que os motoristas possam distinguir a separação, e pronto!

Via Plataforma Urbana

Entre as vantagens do sistema, destaca-se que os ciclistas podem estacionar as bicicletas sem perder tempo em buscar um poste, um parquímetro ou uma árvore para amarrar sua bicicleta, lugares estes que não dão segurança. Além disso, o corredor mantem uma separação entre cada barra de amarração, o que impede que um bicicleta caia sobre a outra.

Via Plataforma Urbana

Embora o programa tenha sido criado para os ciclistas, os motoristas de carro também são beneficiados, porque muitas dessas infraestruturas estão fixadas nas esquinas de cruzamentos muito movimentados, onde, antes dos currais, aconteciam vários acidentes de trânsito devido aos pontos cegos. Agora, os motoristas têm uma maior visibilidade da rua perpendicular a que estão, podendo distinguir se vem carro ou não, já que a altura da bicicleta é bem menor que a de um carro ou caminhão.

Via Plataforma Urbana

Como por exemplo, o cruzamento entre a Smith Street com a Sackett Street, no Brooklyn, onde as batidas entre carros aconteciam com grande frequência. Para reverter isso, a Associação de Vizinho da rua Sackett solicitou ao Programa de Bicicletas da Direção de Trânsito de Nova York se poderiam fixar um curral no local,  pedido que foi atendido para evitar os acidentes e satisfazer a demanda dos ciclistas, que recebem mais opções de estacionamento ao longo da cidade.

Via Plataforma Urbana

Inclusive os comerciantes das zonas próximas da onde foram fixados os cercados, mostram-se contentes com a medida, porque a estrutura garante clientes mais relaxados, que podem ver suas bicicletas estacionadas através da vitrine, tendo assim uma maior segurança. Além disso, muitas cafeterias que têm mesas ao ar livre foram favorecidas, porque os cercados ficam próximos aos donos das bicicletas.

Via Plataforma Urbana

Enquanto a cidade estadunidense de Filadélfia está pedindo a sua prefeitura a colocação destes “currais”. São Francisco estima que no final do ano terá instalado 19 currais para bicicletas. Mas, sem dúvida, Portland leva a dianteira já que conta com 85 destas infraestruturas públicas. Quando será a vez das cidades brasileira?

Cita: Marina de Holanda. "“Cercados para Bicicletas”: Uma boa ideia para ciclistas e motoristas" 13 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/75541/cercados-para-bicicletas-uma-boa-ideia-para-ciclistas-e-motoristas> ISSN 0719-8906