O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Volet Végétal”: Horta urbana nas alturas

“Volet Végétal”: Horta urbana nas alturas

“Volet Végétal”: Horta urbana nas alturas
 “Volet Végétal”: Horta urbana nas alturas , © Barreau & Charbonnet
© Barreau & Charbonnet

 

Há um tempo lhes mostramos Windowfarms, um projeto de jardins verticais no qual cada família podia cultivar seus alimentos. Nesta oportunidade, mostramos “Volet Végétal”, uma horta urbana de fácil elaboração que pode se instalar nas janelas dos seus edifícios e em seu interior

 

© Barreau & Charbonnet

“Volet Végétal” foi criado pelos designers Nicolás Barreau e Jules Charbonnet, membros do grupo francês de design e arquitetura Barreau & Charbonnet. Sua proposta permitiria que todas as pessoas que moram ou trabalham em edifícios tenham uma porção verde para olhar pela janela. É possível construir a horta de duas maneiras.

© Barreau & Charbonnet

A primeira opção consiste no jardim enquadrado em uma estrutura metálica ou de madeira instalada nas janelas dos edifícios, as quais não se tornariam inabitadas, porque graças à um sistema de cordas e armação metálica podem variar de posição horizontal a vertical. Composto por uma estrutura de madeira e três ou quatro fileiras de plantas – segundo as dimensões da janela – a pequena horta tem um tamanho médio de 110 cm x 150 cm x 120 cm.

© Barreau & Charbonnet

A segunda opção de instalação deste tipo de jardim urbano permite que a estrutura seja disposta no interior de um apartamento, atuando como local de plantação de maiores proporções.

© Barreau & Charbonnet

O projeto foi apresentado em junho deste ano no concurso de design francês “Jardins Jardin” no Jardin des Tuileries, em Paris. Na mostra de caráter nacional, que durou quatro dias, se reuniram os melhores  exponentes de projetos e tendências urbanas de jardim, a qual chegaram a mais de 20000 visitas.

© Barreau & Charbonnet

Embora o protótipo ainda não esteja à venda, seus desenhistas estão conseguindo patrocínio comercial e técnico para produzi-lo em grande escala e não privar de espaços verdes a quem passa longos períodos em apartamentos.

© Barreau & Charbonnet

Cita: Paula Garcia Monteiro. " “Volet Végétal”: Horta urbana nas alturas " 04 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/73584/volet-vegetal-horta-urbana-nas-alturas> ISSN 0719-8906