O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. MoMA Exibirá Trabalhos de Siza Vieira em Nova Exposição

MoMA Exibirá Trabalhos de Siza Vieira em Nova Exposição

MoMA Exibirá Trabalhos de Siza Vieira em Nova Exposição
MoMA Exibirá Trabalhos de Siza Vieira em Nova Exposição, Banco Pinto & Sotto Mayor (1971-1974) / Álvaro Siza © El Croquis
Banco Pinto & Sotto Mayor (1971-1974) / Álvaro Siza © El Croquis

Três projetos de Álvaro Siza Vieira serão incluídos na próxima exposição do MoMA: “Ways of Being Political”, com curadoria do arquiteto português Pedro Gadanho.

Esta será também a primeira vez que um arquiteto português representará uma coleção na qual a grande maioria é preenchida por arquitetos americanos, num dos museus mais prestigiados do mundo.

A próxima exposição segue o tema de Arquitetura e Política, e contará com trabalhos de mais de 70 arquitetos, incluindo alguns do arquiteto português mais respeitado internacionalmente: Álvaro Siza Vieira.

Curador do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA, Pedro Gadanho, disse que a ideia por trás da exposição surgiu da frustração recente e da preocupação expressada pelos arquitetos sobre o tema da arquitetura ser capaz ou não de influenciar movimentos políticos. Ele acrescentou que a exposição foi feita “para mostrar essa atitude política que sempre existiu e ainda existe, então não há quase nenhuma razão para essa preocupação”. Esta será a primeira exposição com curadoria do arquiteto no MoMA, após trabalhar apenas seis meses no museu.

Museu Iberê Camargo (1998-2008) / Alvaro Siza © Leonardo Finotti

Os três projetos de Siza Vieira escolhidos para a exposição são Fundação Iberê Camargo”, em Porto Alegre, Brasil, o “Banco Pinto & Sotto Mayor”, em Oliveira de Azeméis, Portugal (1971-1974), pelo qual ele ganhou o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2002, e o projeto que ele fez para o SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) em São Victor, Porto, Portugal (1974-1977), que foi um dos três projetos que ele assinou para o conselho de trabalhadores criado para suprir a falta de habitação em Portugal após a Revolução de 25 de Abril. Os três projetos escolhidos cobrem uma significante parte da carreira do arquiteto, uma vez que estão incluídos alguns de seus primeiros trabalhos e um de seus mais recentes.

As peças, recém-adquiridas, incluem 35 fotografias, duas maquetes e 84 desenhos, representando vários estágios de cada um dos projetos escolhidos.

O mais relevante dos projetos de Siza nesta exposição é a “Intervenção em São Victor SAAL”, que é considerado um projeto de habitação para milhares de pessoas que viviam em condições de pobreza na cidade do Porto. O projeto acobertou a tensão política da época e é um exemplo de um tempo no qual a arquitetura nascia junto de um processo revolucionário, algo que não irá se repetir.

Álvaro Siza Vieira, nasceu em Matosinhos em 1933, é conhecido internacionalmente por sua simplicidade, um traço limpo na sua arquitetura, e por ter ganhado diversos prêmios, incluindo a premiação de maior prestígio na arquitetura em 1992: o prêmio Pritzker.

Devido a um acidente que Siza sofreu em Junho, ele não pôde comparecer em Nova Iorque, quando foi anunciada a inclusão de seus trabalhos na exposição, portanto, sua visita agora foi agendada para Setembro.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "MoMA Exibirá Trabalhos de Siza Vieira em Nova Exposição" 31 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/67362/moma-exibira-trabalhos-de-siza-vieira-em-nova-exposicao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.