MoMA Exibirá Trabalhos de Siza Vieira em Nova Exposição

Três projetos de Álvaro Siza Vieira serão incluídos na próxima exposição do MoMA: “Ways of Being Political”, com curadoria do arquiteto português Pedro Gadanho.

Esta será também a primeira vez que um arquiteto português representará uma coleção na qual a grande maioria é preenchida por arquitetos americanos, num dos museus mais prestigiados do mundo.

A próxima exposição segue o tema de Arquitetura e Política, e contará com trabalhos de mais de 70 arquitetos, incluindo alguns do arquiteto português mais respeitado internacionalmente: Álvaro Siza Vieira.

Curador do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA, Pedro Gadanho, disse que a ideia por trás da exposição surgiu da frustração recente e da preocupação expressada pelos arquitetos sobre o tema da arquitetura ser capaz ou não de influenciar movimentos políticos. Ele acrescentou que a exposição foi feita “para mostrar essa atitude política que sempre existiu e ainda existe, então não há quase nenhuma razão para essa preocupação”. Esta será a primeira exposição com curadoria do arquiteto no MoMA, após trabalhar apenas seis meses no museu.

Museu Iberê Camargo (1998-2008) / Alvaro Siza © Leonardo Finotti

Os três projetos de Siza Vieira escolhidos para a exposição são Fundação Iberê Camargo”, em Porto Alegre, Brasil, o “Banco Pinto & Sotto Mayor”, em Oliveira de Azeméis, Portugal (1971-1974), pelo qual ele ganhou o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2002, e o projeto que ele fez para o SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) em São Victor, Porto, Portugal (1974-1977), que foi um dos três projetos que ele assinou para o conselho de trabalhadores criado para suprir a falta de habitação em Portugal após a Revolução de 25 de Abril. Os três projetos escolhidos cobrem uma significante parte da carreira do arquiteto, uma vez que estão incluídos alguns de seus primeiros trabalhos e um de seus mais recentes.

As peças, recém-adquiridas, incluem 35 fotografias, duas maquetes e 84 desenhos, representando vários estágios de cada um dos projetos escolhidos.

O mais relevante dos projetos de Siza nesta exposição é a “Intervenção em São Victor SAAL”, que é considerado um projeto de habitação para milhares de pessoas que viviam em condições de pobreza na cidade do Porto. O projeto acobertou a tensão política da época e é um exemplo de um tempo no qual a arquitetura nascia junto de um processo revolucionário, algo que não irá se repetir.

Álvaro Siza Vieira, nasceu em Matosinhos em 1933, é conhecido internacionalmente por sua simplicidade, um traço limpo na sua arquitetura, e por ter ganhado diversos prêmios, incluindo a premiação de maior prestígio na arquitetura em 1992: o prêmio Pritzker.

Devido a um acidente que Siza sofreu em Junho, ele não pôde comparecer em Nova Iorque, quando foi anunciada a inclusão de seus trabalhos na exposição, portanto, sua visita agora foi agendada para Setembro.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "MoMA Exibirá Trabalhos de Siza Vieira em Nova Exposição" 31 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-67362/moma-exibira-trabalhos-de-siza-vieira-em-nova-exposicao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.