O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição: "Le Corbusier - América do Sul - 1929" / São Paulo - SP

Exposição: "Le Corbusier - América do Sul - 1929" / São Paulo - SP

  • 17:00 - 23 Agosto, 2012
Exposição: "Le Corbusier - América do Sul - 1929" / São Paulo - SP
Exposição: "Le Corbusier - América do Sul - 1929" / São Paulo - SP, Le Corbusier - América do Sul - 1929
Le Corbusier - América do Sul - 1929

Realizada pelo Centro Universitário Maria Antonia em conjunto com a FAUUSPFondation Le Corbusier, a exposição: “Le Corbusier – América do Sul – 1929″, que começa dia 23 de agosto e ficará exposta até o dia 21 de outubro de 2012, está localizada na Rua Maria Antonia, 258, na Vila Buarque, em São Paulo. A exposição conta com curadoria de Rodrigo Queiroz e Hugo Segawa e você pode visitá-la de terça à sexta das 10h às 21h e de sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. A entrada é franca.

Planos para as cidades de Montevidéu e São Paulo [1929] – carvão e pastel s/ papel – 67 x 116,5 cm – acervo Fondation Le Corbusier

“Entre setembro e dezembro de 1929, Le Corbusier fez sua primeira visita ao continente sul-americano. Em 74 dias de permanência, proferiu conferências em Buenos Aires, Montevidéu, São Paulo e Rio de Janeiro e delineou planos para estas cidades. A caminho da França, ele organizou suas palestras, esboços e lembranças, que se transformaram no livro Precisões sobre um estado presente da arquitetura e do urbanismo, publicado em Paris em 1930. EmPrecisões, o arquiteto sumarizou sua doutrina elaborada ao longo dos anos 1910 e 1920 e acrescentou um “Prólogo americano” e um “Corolário brasileiro”, registrando as fortes impressões que assimilou na América do Sul.
A viagem é frequentemente compreendida na biografia de Le Corbusier apenas como um episódio de pregação de sua doutrina arquitetônica. Este entendimento é parcial. Tanto o conteúdo das conferências como as propostas para as quatro cidades apontam para uma mudança no seu raciocínio, que se intensificou à medida que os riscos foram sendo elaborados, em progressiva emancipação frente a sua própria teoria anterior.
Em seus deslocamentos, o arquiteto vivenciou algo inédito que mudou sua percepção do mundo: a primeira oportunidade de voar num avião e olhar a natureza, a paisagem e as cidades sul-americanas a partir das alturas. A impactante apreensão panorâmica do território fertilizou o diálogo entre as escalas da arquitetura e do urbanismo. Os quatro planos desenhados para as cidades evidenciam uma reorientação de suas atitudes.

Plano para a cidade do Rio de Janeiro [1929] – carvão e pastel s/ papel – 76 x 80,5 cm – acervo Fondation Le Corbusier

Dos 26 desenhos originais apresentados nesta exposição, pertencentes à Fondation Le Corbusier, 20 foram realizados durante a viagem sul-americana. As duas semanas que Le Corbusier passou em São Paulo, conhecendo uma cidade em plena transformação e convivendo com a intelectualidade modernista, estão registradas em detalhe. Pela primeira vez são mostrados os desenhos elaborados para a biblioteca anexa à residência Paulo Prado e uma maquete reduzida do projeto não executado – contribuições inéditas ao estudo da trajetória do arquiteto.
Esta exposição revisita falas e projetos de Le Corbusier na América do Sul: o estado de alma de um arquiteto europeu na América. Com esta experiência, nascia uma nova perspectiva para o seu pensamento. Foi outro Le Corbusier que retornou ao Velho Mundo.”

Texto dos curadores Rodrigo Queiroz e Hugo Segawa.

Para outras informações, acesse o site do Centro Universitário Maria Antonia.

Cita: "Exposição: "Le Corbusier - América do Sul - 1929" / São Paulo - SP" 23 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/66735/exposicao-le-corbusier-america-do-sul-1929-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906