Casa Quartel da Guarda Civil / Espegel-Fisac Arquitectos

O edifício tem duas partes, formando um L que define a praça de acesso aberta à Avenida de la Plana, via de acesso natural a partir do centro da cidade. O acesso a partir da praça é comum tanto para as dependências oficiais como para as habitações, estabelecendo um ponto único de controle de entrada. A praça está pavimentada e é ajardinada com palmeiras.

© David Frutos

Uma das partes abriga as dependências oficiais; a outra, mais complexa, as habitações. As duas peças se unem diante de um núcleo exterior de comunicação, elevador e escadas, que servem tanto para o acesso às habitações em nível como de núcleo alternativo e de emergência para as dependências oficiais.

Plantas

O edifício residencial se volta de costas à praça, em busca do sul. As habitações familiares se organizam nas duas plantas inferiores, em duas fileiras separadas por um corredor aberto de acesso. Cada habitação se organiza em forma de L gerando um pátio privado ao qual se abrem ventilações e vistas, com orientação sudeste. Aos apartamentos altos que estão voltados ao sul e ao mar, se acessa por um corredor aberto à praça desde o núcleo exterior vinculado às duas peças. Na fileira interior de habitações sobe através de pilotis um bloco de dois andares que contêm os apartamentos. Gera-se assim um espaço exterior público e elevado para recreação pública dos residentes.

Cortes

O edifício de dependências oficiais se organiza de modo compacto e claro, igualmente ao redor de um pátio, favorecendo a localização dos usos mais públicos na planta baixa, mais acessível.

© David Frutos

 

A arquitetura faz referência à área mediterrânea habitual, volumes simples, pátios bem orientados, proteções solares e telhados planos. O controle da luz e da privacidade se resolve por meio de gelosias de GRC que favorecem a ventilação cruzada tanto nas habitações como no edifício de escritórios otimizando o comportamento bioclimático do conjunto.

© David Frutos

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Espegel-Fisac Arquitectos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 4146 m²
  • Área do terreno: 3547 m²
  • Endereço: Avenida de la Plana s/n, Oropesa del Mar Castellón Espanha
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Espegel-Fisac Arquitectos - Carmen Espegel Alonso + Concha Fisac de Ron
  2. Equipe de projeto: Cristina Hernández Vicario, Laia Lafuente García-Valdecasas, Syra Abella Bule, Daniel Merro Jonhston, Federico Colella
  3. Arquiteto técnico: Albert Prior

 

Informação Complementar:

  1. Estruturas: MECANISMO. Juan Rey
  2. Instalações: ATEI INGENIEROS
  3. Promotor: Direção Geral da Policia e da Guarda Civil
  4. Construtor: TRAGSA

 

  1. Custo: 3.163.300,3 €

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Casa Quartel da Guarda Civil / Espegel-Fisac Arquitectos" 17 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-65586/casa-quartel-da-guarda-civil-espegel-fisac-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.