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![Casa LYP / Estudio BaBo (7) © Curro Palacios Taberner](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/07/1343657826_1317747984_m_img_5892-125x125.jpg)
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O projeto está localizado num terreno de esquina do tradicional Clube de Campo de Pilar, província de Buenos Aires, Argentina. Apesar da uniformidade que este tipo de loteamento geralmente apresenta, o lote proporciona algumas particularidades que vão além da sua posição de esquina, que são relevantes dentro do partido do projeto. Em um de seus lados está o Clube, de modo que é encontrada no fundo do lote uma cerca dupla de 2,5m de altura completamente coberta pela vegetação; Do outro lado, cruzando a calçada é visível uma praça pública, das poucas existentes na urbanização.
O pedido dos clientes exige do projeto a construção de uma residência isolada para uma família de três integrantes. A casa é pensada para ser utilizada principalmente nos fins de semana e durante o verão, no entanto não pode ser descartada a possibilidade desta virar a “primeira residência”, fato pelo qual o programa não pode ser observado exclusivamente como uma casa de férias. Portanto, são estabelecidos os seguintes ambientes: uma primeira área principal, com um hall de entrada, estar, copa, toillete, galeria e dormitórios para hóspedes; na continuação, uma área privada com uma suíte e dois dormitórios com um banheiro compartilhado. Por fim, área de serviço, com um quarto e banheiro, e um playroom informal. O cliente também deseja minimizar as transições entre estas diferentes áreas e dar prioridades aos ambientes mais sociais da habitação, enfatizando a relação interior-exterior através de uma relação fluida e de trocas entre estes espaços.
A consideração destas variáveis leva a uma peça linear que abarca toda a dimensão longitudinal do lote. O volume é implantando na frente, liberando assim a maior quantidade de terreno possível para o jardim, que fica orientado completamente para o norte/noroeste, assim como os espaços principais da casa. Logo, a casa passa a ser interpretada como um filtro entre a rua principal de acesso e o jardim, estabelecendo diferentes gradientes de transparência, desde a galeria de passagem que vincula diretamente e abertamente os dois ambientes, até a negação desta relação no pavilhão das visitas (onde é estabelecido um vínculo no sentido perpendicular).
Uma vez decidida a implantação do volume no terreno, são tomadas as decisões que vinculam as três grandes áreas do programa através de meios níveis conectando a área social e a íntima com uma rampa escalonada, de maneira direta e fluida. Este recurso possibilita gerar uma altura e aproveitar a maior extensão da rampa para locar abaixo dela parte da área de serviço. No outro extremo da galeria de passagem, o pavilhão de visitas retorna à altura simples, gerando assim uma entrada de luz no espaço. Do lado oposto, a leste, o estacionamento e o playroom ficam semienterrados (como o resto da área de serviço), filtrando a relação com o jardim e estabelecendo outra qualidade relacional com a rua.
A implantação destes meios níveis para resolver o programa reflete na resolução construtiva do volume. A fachada é dividida no sentido horizontal em função das alturas interiores, das soleiras e do tamanho das janelas. As três partes resultantes se articulam tectonicamente entre elas, gerando relações de tensão e jogos de volume.
Para aderir à lógica apresentada, são dispensados os pontos de apoio intermediários (colunas), uma vez que as paredes passam a ser consideradas como elementos estruturais, de concreto armado, que permitem cobrir os grandes vãos propostos. A paleta de materiais se limita ao concreto estrutural pintado de branco, carpintarias de alumínio branco, vidros duplos e estrutura de ripas de madeira e telas necessárias. Para os interiores (todas as paredes são duplas com isolamento), gesso para os paramentos verticais, granito para o piso do térreo e tabuas de guatambu para o pavimento superior. Os tetos permanecem em concreto, pintados de branco.
Conceber o processo projetual como um desenvolvimento discursivo linear, onde são estabelecidas relações de causa e efeito muito diretas entre as problemáticas do programa ou sugestões concretos do entorno e as resoluções formais adotadas. Entender e trabalhar a secção como plano gerador e aprofundar o conhecimento da técnica do concreto armado desde seu planejamento conceitual até os detalhes de sua execução.
![Casa LYP / Estudio BaBo (8) © Curro Palacios Taberner](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/07/1343657825_1317747977_m_img_5869-125x125.jpg)
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![Casa LYP / Estudio BaBo (23) © Curro Palacios Taberner](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/07/1343657802_1317747885_m_img_5530-125x125.jpg)
![Casa LYP / Estudio BaBo (4) Fachada Nordeste](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/07/1343657831_1317747998_northeast_facade-125x125.jpg)
![Casa LYP / Estudio BaBo (2) Corte](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/07/1343657834_1317748007_section-e1343663653437-125x125.jpg)
![Casa LYP / Estudio BaBo (24) Planta térreo](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/07/1343657800_1317747879_groundfloor_plan-125x125.jpg)
![Casa LYP / Estudio BaBo (1) Fachada sudoeste](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/07/1343657835_1317748010_sowthwest_facade-125x125.jpg)
![Casa LYP / Estudio BaBo (25) Planta primeiro pavimento](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/07/1343657798_1317747875_firstfloor_plan-125x125.jpg)