O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Fotografia e Arquitetura: Duccio Malagamba

Fotografia e Arquitetura: Duccio Malagamba

Fotografia e Arquitetura: Duccio Malagamba
Fotografia e Arquitetura: Duccio Malagamba, de Young Museum / Herzog & de Meuron © Duccio Malagamba
de Young Museum / Herzog & de Meuron © Duccio Malagamba

Em nossa seção de Fotografia e Arquitetura,pretendemos mostrar-lhes mais sobre quem está por trás da lente que nos permite ver as mais emblemáticas obras de arquitetura do mundo.Hoje apresentamos  o fotógrafo italiano radicado na Espanha: Duccio Malagamba.

Edificio Fundação Iberê Camargo, Brasil / Alvaro Siza © Duccio Malagamba

1. Quando e como começou a fotografar arquitetura?

Me aproximei da fotografia ainda adolescente, quando o pai de um dos meus melhores amigos – fotógrafo amador-  nos permitiu acompanhá-lo enquanto revelava no sótão. O milagre da aparição das fotografias na semiescuridão avermelhada do laboratório me impressionou profundamente. Em pouco tempo decidi que quando fosse maior queria ser fotógrafo e inclusive consegui vender algumas  imagens de viagem. No final do ensino médio, meus pais insistiram para que – seja lá o que eu fizesse depois –  estudasse em uma universidade. Escolhi, um pouco na sorte, a Faculdade de Arquitetura ao saber que ali existia uma área de fotografia.

Biblioteca IMKZ, Cottbus, Alemanha / Herzog & de Meuron © Duccio Malagamba

2. Você é arquiteto?

Sim, estudei em meu país, Itália, na Universidade de Gênova. Na faculdade, meu entusiasmo com relação à fotografia foi diminuindo conforme aumentava minha fascinação pela arquitetura. Me formei ´cum laude´ com um projeto dirigido por Giancarlo de Carlo e me mudei para a Espanha em busca de trabalho. Depois de algumas experiências em estudos pequenos de Barcelona fui trabalhar como arquiteto no escritório Martorell-Bohigas-Mackay. Anos mais tarde, ganhei uma bolsa de Investigação sobre Arquitetura Contemporânea Espanhola e para realizar o trabalho tive que voltar a fotografar. Após essa experiência, comecei a pensar que talvez poderia ser um arquiteto utilizando uma câmera em vez de um lápis.

Torre St Jakob, Basileia / Herzog & de Meuron © Duccio Malagamba

3. Por que você gosta de fotografias de arquitetura?

Porque reúnem de forma indissolúvel as duas grandes paixões da minha vida: a arquitetura e a fotografia.

Edifício Forum Barcelona / Herzog & de Meuron © Duccio Malagamba

4. Arquiteto favorito?

Sempre tento colaborar com arquitetos que eu gosto. Minha forma de trabalhar é muito lenta e reflexiva e seria muito frustrante dedicar dias e horas a estudar a melhor maneira de retratar algo que seja de pouco valor. Assim, a maioria dos meus clientes são meus arquitetos favoritos… De qualquer maneira, se forçado a escolher apenas um, eu acho que eu escolheria Álvaro Siza.

Guggenheim Bilbao / Frank O. Gehry © Duccio Malagamba

5. Obra favorita?

Se a pergunta anterior era difícil de responder essa me parece impossível. Tive a sorte de visitar e retratar um bom número de arquiteturas mais interessantes dos últimos vinte anos e não vejo como eleger entre obras tão brilhantes e distintas como a Igreja de Marcos de Canaveses (Siza), o IKMZ de Cottbus (H&dM) ou o cemitério de Igualada (Miralles/Pinós) para citar as três primeiras obras-primas que vêm à mente …

Terminal 4, Aeroporto de Barajas, Madri / Richard Rogers & Estudio Lamela © Duccio Malagamba

6. Como você trabalha?

Muito lentamente, ainda que a chegada do “digital” tenha agilizado o trabalho de campo em troca de uma acentuada dilatação dos tempos de pós-produção. Se possível, gosto de visitar a obra em companhia do arquiteto e ouvir suas explicações, comentários e reflexões. Logo começo a construir minha visão pessoal do edifício. Uma visão que, ainda tendo a realidade como ponto de partida contêm certas doses de ficção, pois para mim é absurdo perseguir uma descrição objetiva da arquitetura através da fotografia.

Tenho muito claro que um edifício conhece-se visitando-o, portanto não me preocupa o “valor documental do meu trabalho”.

Caixa Forum / Herzog & de Meuron © Duccio Malagamba

Mas eu gosto de aproveitar a credibilidade que todos, instintivamente, concedemos às fotografias. A propensão a acreditar que o que estamos vendo no papel ou na tela existe tal como estamos vendo, converte as imagens em uma fonte formidável de sugestão e inspiração. Procuro aproveitar esta condição para sugerir, salientar, estimular … tentando  – isso sim – não trair o espírito das obras que retrato.

Igreja em Marco de Canaveses, Portugal / Alvaro Siza © Duccio Malagamba

7. Que equipamentos e software você usa?

Pela minha forma de trabalhar viajo sem ajudante (no entanto, não encontrei um colaborador que aguente minhas esperas sem me deixar nervoso e que também aceite sair de viagem com um mínimo prévio-aviso e sem saber ao certo quando voltaremos…) e depois de anos transportando sozinho câmeras de placas com todos seus acessórios – dores nas costas incluídas – considerei um presente dos céus a chegada da era digital. Atualmente, utilizo uma Canon Eos 1 Ds MkIII e Adobe Photoshop CS3.

Biblioteca IMKZ, Cottbus, Alemanha / Herzog & de Meuron © Duccio Malagamba

Sobre este autor
Paula Garcia Monteiro
Autor
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Fotografia e Arquitetura: Duccio Malagamba" 23 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/60612/fotografia-e-arquitetura-duccio-malagamba> ISSN 0719-8906