Casa de Souto / Nelson Resende Arquitecto

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A habitação proposta localiza-se numa parcela de terreno irregular, com uma pendente praticamente constante, no sentido descendente, desde a rua de acesso, a Nascente, até ao limite oposto, a Poente.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A dispersão visual da envolvente acentua-se também pela existência de escalas muito diversas, que apresentam uma disparidade de cérceas, afastamentos e volumetrias demasiado evidentes.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Assim, a habitação teve como base a necessidade de tentar articular um pedido concreto com a diversidade de escalas e morfologias existentes, de forma a reduzir as diferenças em função de uma solução equilibrada, que resultasse num factor de estabilização do espaço envolvente.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

As áreas impostas pelo desenvolvimento do espaço habitável, assim como a necessidade de reduzir as volumetrias propostas e aprovadas no projecto de loteamento, incompatíveis entre si objectivam a necessidade de alteração desse mesmo projecto e potenciam a oportunidade para a redução do número de pisos, afastamento em relação à rua e do desenvolvimento de uma solução que, em vez de rupturas em relação à envolvente, procura antes de mais ligar todas as partes, quase como uma espécie de pedra de fecho.

Por outro lado, a necessidade de diminuição visual do impacto provocado pela construção proposta, permitiu o desenvolvimento de uma solução de somatório de volumes mais pequenos, desdensificando e trabalhando as várias partes, tentando obviamente controlar o todo.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A habitação resulta do desenvolvimento de 3 volumes diferenciados, não só formalmente como também na forma de gestão do programa funcional proposto:

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

1º volume, a Nascente, claramente de serviço e apoio à habitação propriamente dita, na transição com pátios e rua de acesso, resolvendo a garagem e lavandaria no piso superior e uma arrecadação no piso inferior;

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

2º volume, de transição entre os outros dois, resolvendo o acesso vertical e a distribuição principal, integrando a entrada no nível inferior e a sua articulação com o programa de uso comum e permitindo a interligação vertical com o piso superior, de acesso ao programa de uso individual a Poente e de serviço a Nascente;

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

3ª volume, maior desenvolvimento e abertura para o logradouro a Poente, contendo os compartimentos habitáveis de maior permanência, cozinha e sala no nível inferior e quartos e instalações sanitárias de apoio no nível superior;

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Os volumes descritos apresentam também uma materialização propositadamente diferenciada, sendo o volume central o que apresenta maior excentricidade formal, permitindo a charneira entre o corpo de serviço, aberto essencialmente para nascente, com uma linguagem mais abstracta e o corpo habitável, a poente, com maiores vãos em vidro, varandas e terraços de apoio.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O espaço exterior, tratado em função do desenvolvimento do programa, enfatiza e distingue cada um dos volumes enumerados anteriormente:

  • - pátios exteriores de apoio, a nascente, para acesso à garagem e estendal de apoio à lavandaria;
  • - percurso de acesso à rua, pedonal, criando alguma tensão e desenho no espaço exterior ajardinado;
  • - varandas e terraços de apoio, a poente, garantindo a maior expansão visual e física possível com o jardim e restante logradouro.
© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Nelson Resende Arquitecto
  • Ano: 2008
  • Área construída: 363 m²
  • Endereço: Rua de Violetas, 125, Cabomonte, Souto Santa Maria da Feira Portugal
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Rua de Violetas, 125, Cabomonte, Souto, Santa Maria da Feira, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: Nelson Resende, Arquiteto
  2. Arranjos Exteriores: Nelson Resende, Arquiteto
  3. Estruturas: Miguel Pinho, Engenheiro Civil
  4. Águas, Gás, Térmico, Acústico: Miguel Pinho, Engenheiro Civil
  5. Instalações Eléctricas: António Amorim, Engenheiro Electrotécnico
  6. Construção: Vários empreiteiros
  1. Cliente: particular
  2. Data de Construção: 2009/2011
  3. Número de pisos: 2 pisos

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Casa de Souto / Nelson Resende Arquitecto" 22 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-60415/casa-de-souto-nelson-resende-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.