O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. MASS Design Group vence o Zumtobel Group Award 2012

MASS Design Group vence o Zumtobel Group Award 2012

MASS Design Group vence o Zumtobel Group Award 2012
MASS Design Group vence o Zumtobel Group Award 2012, Butaro Hospital, Ruanda / MASS Design Group Cortesia de Zumtobel Group Award 2012
Butaro Hospital, Ruanda / MASS Design Group Cortesia de Zumtobel Group Award 2012

 

 

MASS Design Group foi anunciado como o vencedor do Zumtobel Group Award por seu Hospital Butaro, inovador e eficiente, em Ruanda. Eles triunfaram sobre mais de 230 projetos de 30 países diferentes que concorreram ao prêmio da categoria “Ambiente Construído.” Além disso, o atelier d’architecture autogérée (França) foi selecionado como vencedor da categoria “Pesquisa e Inovação” pelo desenvolvimento de uma estratégia de resiliência urbana conhecida como projeto R-URBAN em Paris.

Butaro Hospital, Ruanda / MASS Design Group Cortesia de Zumtobel Group Award 2012

Por meio da decisão deste ano, o júri enfatizou o fato de que é preciso uma abordagem global para se fazer avanços realmente sustentáveis no ambiente construído,” disse o membro do Zumtobel Group CEO, Harald Sommerer, que também foi membro do júri de 8. “Estamos particularmente satisfeitos de ver que, este ano, práticas arquitetônicas novas e dedicadas ganharam o prêmio com abordagens que buscavam resolver questões sociais e ecológicas, tanto no mundo industrializado como nos países em desenvolvimento.”

Na categoria de ambiente construído, o grupo norte-americano de prática sem fins lucrativos, MASS Design Group, ganhou o prêmio do Zumtobel Group por seu projeto do Hospital Butaro. Em resposta ao pedido do Ministro da Saúde de Ruanda, o MASS Design Group escolheu uma abordagem multidisciplinar que possibilitou tratar de questões do núcleo da saúde – e infecções hospitalares em particular – na fase de projeto. Em uma estratégia arquitetônica integrada, os arquitetos consideraram a disposição dos edifícios, os percursos de pacientes e funcionários e, acima de tudo, o uso máximo de ventilação natural. A população local foi envolvida no processo de construção e receberam treinamento adequado.

Butaro Hospital, Ruanda / MASS Design Group Cortesia de Zumtobel Group Award 2012

“Este projeto é altamente relevante como um modelo e uma abordagem que pode ser replicado em outras regiões similares onde os recursos são limitados e há um grande risco de infecção. Os arquitetos conseguiram construir uma ponte para as tecnologias inovadoras e um bom atendimento de saúde para uma região rural e pobre. O que é particularmente notável é que este edifício sofisticado foi construído neste ambiente pela mão-de-obra local,” disse o júri. O MASS Design Group foi premiado com € 80,000.

Na categoria de Pesquisa e Inovação, o escritório francês Atelier d’architecture Autogérée (AAA) recebeu um prêmio de € 30,000 por seu projeto integrado de pesquisa R-URBAN em Colombes – um subúrbio socialmente privado na área da Grande Paris. O projeto não só lida com tópicos ecológicos como reciclagem e redução de emissão de carbono, mas também com assuntos sociais como programas de treinamento vocacional e criação de empregos. Com o envolvimento dos residentes locais, três projetos pilotos foram desenvolvidos, com tema em torno da reciclagem e da eco-construção, habitação cooperativa e agricultura urbana.

R-URBAN, Paris / atelier d’architecture autogérée (AAA): Constantin Petcou, Doina Petrescu – Cortesia de Zumtobel Group Award 2012

R-URBAN é uma intervenção pequena porém pioneira em estruturas urbanas existentes. Neste projeto, os arquitetos do AAA desenvolveram micro-ferramentas diversas com as quais procuraram resolver as grandes questões ecológicas e sociais em um ambiente urbano. Para nós, os três projetos pilotos R-URBAN possuem uma característica inovadora porque se provaram robustos, porque capacitaram os moradores locais e porque ajudaram a revitalizar um contexto urbano negligenciado,” comentou o júri.

A premiação pelo Zumtobel Group foi criada em 2007 com o intuito de “promover humanidade e sustentabilidade no ambiente construído, elogiando a relevância imediata de conceitos consistentes, o envolvimento sistemático das pessoas do local e a natureza replicável dos projetos.

A cerimônia de apresentação da premiação de 2012 será realizada em Berlim no dia 16 de Novembro de 2012.

 

Membros do júri de 2012:

  • Kunle Adeyemi, Arquiteto e Urbanista / Fundador NLE, Amsterdã (HOL)
  • Ute Meta Bauer, Professor Associado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, EUA)
  • Stefan Behnisch, Arquiteto, Behnisch Architekten, de Stuttgart, Munique (ALE), Boston (EUA)
  • Yung Ho Chang, Arquiteto, Atelier FCJZ, Pequim (CHI)
  • Brian Cody, Presidente do Instituto de Edifícios e Energia, Graz University of Technology (AUT)
  • Kazuyo Sejima, Arquiteta, SANAA, Tóquio (JP)
  • Winy Maas, Arquiteto, MVRDV, Rotterdã (HOL) 
 Harald Sommerer, CEO Zumtobel Group, Dornbirn (AUT)
  • Harald Sommerer, CEO Zumtobel Group, Dornbirn (AUT)

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:MASS Design Group
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Hospitalar
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Butaro, Ruanda
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: MASS Design Group

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "MASS Design Group vence o Zumtobel Group Award 2012" 20 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/60110/mass-design-group-vence-o-zumtobel-group-award-2012> ISSN 0719-8906