O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Agência AM4 Rio de Janeiro / Escritório Criativo

Agência AM4 Rio de Janeiro / Escritório Criativo

Agência AM4 Rio de Janeiro / Escritório Criativo
Agência AM4 Rio de Janeiro / Escritório Criativo , © Fabrizia Granatieri
© Fabrizia Granatieri

O projeto da nova filial da agência digital AM4 no Rio de Janeiro segue as últimas tendências em escritórios criativos, onde funcionários, clientes e os próprios donos/diretores, interagem em um ambiente integrado, prático, divertido e inusitado.

A inspiração para o projeto foi à própria cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente o local onde se encontra o escritório, a Lapa, ponto central da cidade e de grande importância histórica, que nos últimos anos vem sofrendo uma grande renovação.

Usando elementos rústicos aliados a uma arquitetura contemporânea, a sede da AM4 Rio ocupa uma área de mais de 250 metros quadrados de puro design.

© Fabrizia Granatieri

Ambiente integrado: trabalho, convivência e lazer

O escritório foi desenvolvido como um grande salão com pé direito duplo, onde tudo acontece. Os ambientes se delimitam por divisões sutis porém significativas, como diferenciação do piso, mezanino, elementos vazados e panos de vidro. Paredes de pedra bruta e piso de tábuas envelhecidas contrastam com paredes com elementos gráficos cariocas e piso de resina artisticamente desenhado, além de elementos e peças de design marcante espalhados por todo o ambiente.

© Fabrizia Granatieri

A varanda, por onde se acessa o escritório, fica de frente para os Arcos da Lapa e funciona como um lounge externo, com bancos onde o usuário pode desfrutar da vista. Sua fachada de vidro, também com uma ampla visão para os Arcos da Lapa, integra o interior com o exterior. Em momentos que necessite maior privacidade, faz-se o uso de persianas de madeira.

A porta de entrada é um destaque pela sua amplitude, mais de 3m de altura, e material reutilizado: madeira de demolição.

© Fabrizia Granatieri

Recepção

Composta por um balcão de recepção, que funciona também como um centro de controle do ambiente, é delimitada por uma cortina de toras de eucalipto certificado, inspirado em um elemento clássico da arquitetura moderna, o cobogó.

Design – mobiliário projetado: balcão de recepção; cortina Cobogó; bancos de espera; cachepots.© Fabrizia Granatieri

Lounge café

Ao lado da recepção encontra-se o lounge café, um ambiente que funciona como espera para clientes ou um cafezinho durante o expediente, composto por sofá, poltronas, mesade centro (feita de toras de eucalipto) e bar/café.

Design – mobiliário projetado: mesa de centro Tora; luminária Anzol. © Fabrizia Granatieri

Estações de trabalho

Área que ocupa grande parte do salão, composta por duas grandes mesas de trabalho. Sua iluminação é um marco no escritório; Uma grande luminária com 8 braços de ferro retorcido produzida especialmente para o local.

Design – mobiliário projetado: luminária Octopus.© Fabrizia Granatieri

Mesa de reuniões

Em frente às estações de trabalho encontra-se a mesa para reuniões rápidas, internas ou de grupos de trabalho. É iluminada por uma luminária de pé feita sob medida.

Design – mobiliário projetado: luminária Lina © Fabrizia Granatieri

Salas de reuniões

No fundo do salão, já de baixo do mezanino, estão localizadas as duas salas de reuniões protegidas por panos de vidro. A iluminação sortida no teto e os focos de luz na parede depedra bruta dão um charme especial aos ambientes.

© Fabrizia Granatieri

Acesso mezanino / Jardim de pedras

O acesso ao mezanino se dá por uma escada curva de ferro que por si só se destaca por seu volume e leveza. Mas o maior atrativo é a descida do mezanino que pode ser feita deslizando pelo tubo de bombeiro, posicionado no meio da escada, ou pelo escorrega, em volta dela. Embaixo deste acesso o piso é forrado por pedras portuguesas soltas e sobrepostas. Bromélias e palmeiras terminam de compor o jardim de pedras.

© Fabrizia Granatieri

Banheiros

O acesso aos banheiros fica logo ao lado do jardim de pedras, e é o único espaço realmente reservado do escritório. Os dois banheiros seguem a linha minimalista com linhas simples e bem definidas, mas com elementos rústicos, com chão de cimento queimado, bancada de madeira reaproveitada dos cortes do assoalho e detalhes com azulejos de demolição.

Mezanino – lazer e copa

O mezanino, todo aberto para o salão, é a área de lazer do escritório. Nele se encontram um lounge com sofá, pufe e mesinha de centro (feita com caixotes de feira), mesa de bar/café, sinuca e a copa. A copa é delimitada por panos de vidro e composta por banca de pia com armários, bancada de madeira e mesa de almoço para 6 pessoas. O destaque da copa é a luminária Engarrafada, feita com garrafas reaproveitadas. Toda a parede do fundo é de pedras brutas com iluminação direcionada.

Design – mobiliário projetado: mesa de centro HK01 (caixotes); luminária sinuca; luminária engarrafada.© Fabrizia Granatieri

Respirando design

A fim de compor a atmosfera criativa da empresa, foram desenvolvidos diversos elementos de design único para cada ambiente do escritório, onde vários deles seguem a linha sustentável, reaproveitando materiais. Segue uma breve descrição dos mais importantes: 

Octopus: Luminária com 8 braços de ferro retorcido com esferas de vidro nas pontas que ocupa toda área de produção. A ideia: Seguindo a linha orgânica desenvolvida para o escritório, esta luminária foi pensada com linhas finas e onduladas visando criar um grande elemento de destaque mas com leveza, com o intuito de não criar barreiras para o grande espaço integrado do escritório. Conceito: Elemento orgânico, braços, tentáculos. Materiais: Ferro e vidro.

© Fabrizia Granatieri

Luminária Anzol: Gambiarra inusitada! Usando elementos simples: fios, bocais e lâmpadas, foi criada a luminária Anzol. Os fios curvam-se para cima criando um aspecto de lustre. A ideia: Fazer de simples gambiarras um lustre. Conceito: Usar materiais e formas simples de um jeito inusitado. Materiais: Fio.

© Fabrizia Granatieri

Luminária Engarrafada: A Luminária é feita com garrafas velhas sortidas penduradas e com iluminação interna.  “A ideia surgiu da minha admiração por garrafas. Sempre usei com peça de decoração, com velas eu apenas a garrafa. Então surgiu a ideia de ilumina-las. Daí surgiram várias possibilidades, como uma mesa de centro com base de garrafas que projetei esse ano.” Conceito: Sustentabilidade, reaproveitamento de materiais. Materiais: Garrafas velhas, fio e madeira.

© Fabrizia Granatieri

Luminária Lina: Luminária de pé, composta por uma base esférica de cimento, hastecurva de ferro e cúpula de tecido. A ideia: O interessante desta luminária é a base esférica. Daí surgiu a ideia: uma bola segurando uma haste com uma cúpula na ponta.Conceito: Simplicidade, minimalismo, materiais brutos. Materiais: Cimento, ferro e tecido.

Mesa de centro Toras: Toras de eucalipto certificado com tampo de vidro. A ideia: “Como arquiteto, visito muitas obras. A tora de eucalipto é utilizada como escoras para vigas e lajes e muitas vezes descartadas após este uso. Visando o reaproveitamento de materiais, comecei a desenvolver mobiliários com as sobras das toras. Dai surgiram a Mesa de centro Toras e a Cortina Cobogó.” Conceito: Sustentabilidade, reaproveitamento de materiais. Materiais: Eucalipto certificado reaproveitado, vidro, cinto de lona.

Mesa de centro HK01: Caixotes de feira reaproveitados e reformados com forro interno de sobras de tecido e tampo de vidro. A ideia: Reutilizar caixotes de feira com um toque de requinte, forrando seu interior com sobras de tecido. Conceito: Sustentabilidade, reaproveitamento de materiais. Materiais: caixotes de feira reaproveitados, sobras de tecido e vidro.

Cortina Cobogó: Cortina/divisória feita de discos de toras de eucalipto certificado. A ideia: O cobogó e um elemento fantástico e muito bem explorado principalmente pelo arquitetos modernistas de onde tirei a inspiração para esta peça. Usando um material reaproveitado, as toras de eucalipto descartadas das obras de construção civil, criei está cortina que funciona com divisória mas sem fechar totalmente o espaço. Conceito: Sustentabilidade, reaproveitamento de materiais. Materiais: Eucalipto certificado reaproveitado.

Balcão de recepção: Balcão de MDF com revestimento de madeira certificada e tampo e rodapé de vidro. A ideia: Criar um balcão para a recepção funcional e que não ocupasse muito espaço. Usar madeira rústica com vidro, criando um elemento sofisticado.Conceito: Funcional, rútico com sofisticação. Materiais: MDF, madeira certificada reaproveitada e vidro.

Banquinho Quadrados: Banquinhos de madeira certificada com detalhes em baixo relevo.  A ideia: Banco minimalista, com detalhes simples. Conceito: Mininalismo. Materiais: Madeira certificada.

Planta Baixa

Cachepot HK02: Cachepot quadrado com base redonda feito de madeira certificada com pintura em cores variadas.

Design gráfico – piso de resina: Desenho artístico com formas orgânicas que delimita a circulação do espaço.

Design gráfico – paredes e mobiliário: As paredes laterais e algumas peças do mobiliário receberam um tratamento gráfico usando imagens inspiradas nos desenhos de Roberto Burle Marx que são ícones do Rio de Janeiro.

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Escritório Criativo - Marcos Husky e Renato Catta-Preta
  • Ano: 2011
  • Área construída: 260 m²
  • Área do terreno: 180 m²
  • Endereço: Prédio histórico da Fundição Progresso,Rua dos Arco nº24, 2º andar, Lapa Rio de Janeiro Brasil
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Construído
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Prédio histórico da Fundição Progresso,Rua dos Arco nº24, 2º andar, Lapa, Rio de Janeiro, Brasil

Equipe:

  1. Arquitetura: Marcos Husky e Renato Catta-Preta
  2. Equipe: Arqto. Jean Maurice Boechat

Informação Complementar:

  1. Interiores: Marcos Husky e Renato Catta-Preta
  2. Luminotécnica: Marcos Husky e Renato Catta-Preta
  3. Construção: Marcos Husky e Renato Catta-Preta
  4. Design do mobiliário: Marcos Husky e Renato Catta-Preta
  5. Marcenaria: Conceitos Cenografia e Marcenaria -  Mario Silva Alves e Ronaldo Silva Alves

Cita: Joanna Helm. "Agência AM4 Rio de Janeiro / Escritório Criativo " 26 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/56003/agencia-am4-rio-de-janeiro-escritorio-criativo> ISSN 0719-8906