O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural Amanda / 01ARQ

Centro Cultural Amanda / 01ARQ

Centro Cultural Amanda / 01ARQ
Centro Cultural Amanda / 01ARQ, © Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

© Aryeh Kornfeld

Localizado na zona leste de Santiago, especificamente no centro comercial Los Cobres de Vitacura, o projeto consiste na reprogramação das antigas instalações do Cinema de Vitacura, transformado-as num Centro Cultural. O projeto está conformado por uma sala de eventos e concertos, um teatro e um bar-restaurante.

© Aryeh Kornfeld

O pedido do cliente foi muito específico: baixos custos de construção e um mix programático, teatro, bar-restaurante e sala multiuso para eventos. A sala de concerto reutiliza uma das antigas salas de cinema localizada no subsolo do centro comercial. É um lugar que conta com todo o suporte de ponta para a realização de apresentações musicais e culturais ao vivo.

© Aryeh Kornfeld

A operação arquitetônica neste recinto contemplou a realização de três plataformas que vão se escalonando e permitem ocupar a inclinação original da sala, gerando zonas de permanência. Estas são articuladas por um balcão que oferece serviços de bar nos três níveis e uma rampa que permite uma fluída conexão entre as plataformas.

Corte

Uma somatória de cadeias metálicas dispostas verticalmente conforma uma cinta que percorre o teto da sala principal, diminuindo a escala do recinto. Como complemento, entre as cadeias, se intercalam as luminárias esféricas de vidro opaco, que em conjunto operam como um grande lustre, determinando a atmosfera do lugar.

Planta

A estratégia material consistiu em revestir todas as paredes dos recintos que receberam a intervenção, com um mesmo material de baixo custo como madeira de pinho bruta. O pinho de 1” x 4” foi instalado num formato vertical e em alguns espaços possui cor chocolate. Isto permitiu criar uma identidade ao recinto e resolver de forma adequada a acústica.

© Aryeh Kornfeld

O teatro está na sala contígua de menor tamanho, para este foram utilizadas as antigas cadeiras dos cinemas, agora colocadas numa nova arquibancada, de maior inclinação. A sala de teatro foi uma iniciativa que confirma o objetivo do centro cultural e a necessidade de espaços deste tipo. O espaço, também, está disponível para todo tipo de expressão cultural.

© Aryeh Kornfeld

No que antigamente era apoio de confeitaria para as salas de cinema, foi disposto um bar-restaurante para os expectadores dos diversos espetáculos culturais, a cozinha foi locada na antiga sala de projeções. O mobiliário do restaurante está disposto de forma tal que rodeia os acessos às salas e o bar se instala no fundo do mezanino onde é destacada uma parede espelhada com letreiros led que fornecem as informações do quadro de avisos, recordando assim, este espaço do antigo Cinema Vitacura.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:01ARQ
  • Ano: 2008
  • Área construída: 1200 m²
  • Endereço: Centro comercial Los Cobres de Vitacura, Embajador Dousinague 1767, Vitacura Santiago Chile
  • Tipo de projeto: Equipamento de Lazer
  • Operação projetual:Revitalização
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Pedra
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Centro comercial Los Cobres de Vitacura, Embajador Dousinague 1767, Vitacura, Santiago, Chile
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: 01ARQ – Cristián Winckler, Pablo Saric, Felipe Fritz


  1. Cliente: AMANDA

Sobre este escritório
01ARQ
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Centro Cultural Amanda / 01ARQ" 23 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/55652/centro-cultural-amanda-01arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.