O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Palestras sobre arquitetura, design, cultura e moda reúnem grandes especialistas italianos / Brasília - DF

Palestras sobre arquitetura, design, cultura e moda reúnem grandes especialistas italianos / Brasília - DF

  • 09:00 - 30 Maio, 2012
Palestras sobre arquitetura, design, cultura e moda reúnem grandes especialistas italianos / Brasília - DF
 Palestras sobre arquitetura, design, cultura e moda reúnem grandes especialistas italianos / Brasília - DF, Divulgação
Divulgação

PENSAMENTO ITALIANO - Acontece no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, de 13 a 15 de Junho de 2012. Com entrada franca. 

Durante três dias, nomes importantes do pensamento italiano atual estarão em Brasília para falar sobre as mais diversas áreas da cultura contemporânea. O projeto PENSAMENTO ITALIANO vai promover o contato do público com as ideias de profissionais como Mario Cucinella, um arquiteto que tem enorme preocupação com a adaptação de seus projetos às realidades climáticas e à sustentabilidade, responsável por obras que afirmam o conceito sustentável de habitação, o escritor e crítico Stefano Casciani, vice-diretor da celebrada revista Domus (uma das mais prestigiadas publicações de arquitetura, design e moda dos dias atuais) e Giannino Malossi, teórico e crítico de design, moda e comunicação, dos mais respeitados do universo da moda na Itália.

As palestras do ciclo PENSAMENTO ITALIANO acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de junho, sempre às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, com transmissão ao vivo pela internet (streaming), através do site www.pensamentoitaliano.com.br. A intenção do curador Nicola Goretti é possibilitar o acesso ao maior número possível de interessados em cada tema. Para isso, o projeto conta ainda com perfil no Facebook (Pensamento Italiano) e pode ser seguido pelo twitter: @pensaitaliano.  PENSAMENTO ITALIANO se integra às comemorações do Ano da Itália no Brasil, iniciado em outubro de 2011 e que se encerra em junho de 2012. Patrocínio conjunto do CCBB Brasília e TIM.

Cada palestra terá mediação de um profissional brasileiro, especialista da área em debate, e contará com a participação do arquiteto e curador do evento, Nicola Goretti, e do jornalista e tradutor Cláudio Valentinetti. Juntos, eles cuidarão de repassar ao convidado as perguntas da plateia e também dos internautas que estiverem acompanhando o evento pelo site.

Sobre o tema Arquitetura, após a palestra de Cucinella, no dia 13 de junho, o arquiteto Daniel Mangabeira coordenará a conversa com a plateia. No dia seguinte, quinta-feira, será a vez do artista plástico e produtor cultural Evandro Salles mediar a conversa sobre Design e Cultura Contemporânea, com o escritor e projetista Stefano Casciani. E encerrando o ciclo, no dia 15 de junho, a jornalista e produtora de moda Mariza de Macedo Soares fará a mediação do debate com o crítico Giannino Malossi, sobre o tema Moda. Todos os encontros têm entrada franca e tradução simultânea, mas é preciso fazer inscrição através do site www.pensamentoitaliano.com.br. É sugerido também chegar com 30 minutos de antecedência para retirada de headsets.

*O ciclo encerra as celebrações do Ano da Itália no Brasil

*As conferências acontecerão no Teatro do CCBB, com transmissão ao vivo pela internet

PROGRAMAÇÃO

 

13.06

Palestra: Mario Cucinella – Tema: Arquitetura e futuro verde

Mediador: Daniel Mangabeira

Participantes: Nicola Goretti, Claudio M. Valentinetti e Stefano Casciani

 

14.06

Palestra: Stefano Casciani – Tema: Autobiografia do Design na Itália

Mediador: Evandro Salles

Participantes: Nicola Goretti, Claudio M. Valentinetti

 

15.06

Palestra: Gianinno Malossi – Tema: Identidade, Espetáculo, Cultura

Mediador: Marisa de Macedo-Soares

Participantes: Nicola Goretti, Claudio M. Valentinetti e Stefano Casciani

 

Local: Teatro I do CCBB Brasília

Horário: 19h30

*Chegar com meia hora de antecedência para retirada de fones para a tradução simultânea

 

OS CONVIDADOS

MARIO CUCINELLA

Arquiteto e designer, nasceu em Palermo, em 1960, estudou Arquitetura em Gênova, onde, de 1987 a 1992, trabalhou no estúdio de Renzo Piano como responsável de projetos e, em seguida, fundou a MCA – Mario Cucinella Architects em Paris (1992) e em Bolonha (1999). De 1998 a 2006, atuou como professor contratado no Laboratório de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura de Ferrara. Desde 2004 é “visiting professor” na Universidade de Nottingham. Em 2012 fundou a organização sem fins lucrativos Building Green Future. Cucinella interessa-se pelo meio-ambiente e a sustentabilidade, pesquisa e desenvolve projetos e produtos de design industrial.  Entre suas realizações mais significativas estão o Sino-Italian Ecological Building de Pequim, a nova sede da Prefeitura de Bolonha, o Centre for Sustainable Energy Technologies de Ningbo, a estação Villejuif-Leo Lagrange do metrô de Paris, a nova sede da 3M Itália de Milão, além de A School for a Green Future, em Gaza.

STEFANO CASCIANI

Escritor, artista, designer, diretor de revistas, Casciani é autor de várias publicações e reconhecido internacionalmente como um dos conhecedores e divulgadores mais lúcidos de arte contemporânea. Depois de ter estudado design, arquitetura e literatura, se muda para Milão em 1979, continuando sua carreira profissional como redator da prestigiosa revista “Domus”, e Diretor de Arte da empresa de design Zanotta. Aos 28 anos, publica seu primeiro livro “Mobili come Architetture”. Cura e participa de muitas exposições em galerias de arte e museus, incluindo o Louisiana Museum de Copenhagen, a Bienal de Veneza, a Triennale di Milano e a Galleria Nazionale d’Arte Moderna de Roma. No ano 2000, recebe o prêmio “Compasso D`Oro” pela direção do programa televisivo “Lezioni di Design”, na RAI Radio Televisione Italiana. Em 2003, a Fondazione Jacqueline Vodoz e Bruno Danese de Milão apresenta a mostra retrospectiva “Monuments”. É autor de centenas de artigos, ensaios e livros sobre arquitetura, arte e design, entre os quais ressaltam monografias sobre Pierre Restany, Ettore Sottsass e Massimiliano Fuksas. Ex-diretor de “Domus”, atualmente dirige a revista “Disegno: La nuova cultura industriale” e “Babylon – City of dreams”, revista Ipad.

GIANNINO MALOSSI

Curador independente, autor e empresário cultural, trabalha sobre a teoria e a prática de design, moda e indústria cultural. Pela Fiorucci, criou Fiorucci DXing (1977-1981), uma plataforma inovadora pelos estudos interdisciplinares e analises dos “trends” na moda. Suas pesquisas acabaram em exposições na Triennale de Milão (1979), Bienal de Veneza/Projetos Especiais (1980), Stazione Leopolda em Florença (1996, 1997, 1998, 1999, 2000) e The Directors Club de Nova York (2001). Publicou vários livros na Itália e no exterior. Como consultor de moda, colaborou com o Gruppo GFT, Vivienne Westwood, Paul Smith, e, durante mais de 12 anos, com a Florence Fashion Fair Pitti Immagine Uomo e a Camera Nazionale della Moda Italiana. Envolvido, em 2000, na fundação do Interaction Design Institute Ivrea, desde então é ativo na mídia online e nas indústrias criativas R&D projects. Participa do Interaction Design Lab Milano. Colabora com “Abitare”, “Alfabeta2”, “Casa Vogue”, “Domus”, “GQ Italia”, “i-D Magazine”, “Idea”, “Il Giornale dell’Arte”, “L’Espresso”, “Lotus International”, “Modo”, “Print”, “Rolling Stone Italia”, “The Manipulator”, “Vogue Italia”.

MEDIADORES

DANIEL MANGABEIRA – Arquiteto formado em Brasília e atuante desde 1998. Tem projetos desenvolvidos em diferentes cidades como Brasília, São Paulo e alguns centros de Portugal. É sócio do escritório Domo Arquitetos.

EVANDRO SALLES – Artista plástico, produtor cultural e professor, nascido em Belo Horizonte, com formação em artes visuais na Escola do Parque Lage. Desde 1973, trabalha como ilustrador e programador visual. Realizou exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior, conquistando vários prêmios. Fez curadoria e produção de mostras como a que trouxe a obra de Yoko Ono ao Brasil, Fluxus e Arte para Crianças, reunindo trabalhos de diferentes artistas. Em 2002, lançou Evandro Salles – desenhos, com 300 obras de diversos períodos.

MARIZA DE MACEDO-SOARES – Paulistana formada em Direito e jornalista por opção, é um dos nomes mais prestigiados da área de moda em Brasília. Além de atuar como colaboradora para revistas – Foco, Revista do Park Shopping e Roteiro – tem coluna na Band News FM e é colaboradora permanente da Link Editora de São Paulo. Escreve sobre moda, estilo e comportamento, arriscando-se também em outras searas como gastronomia, decoração, artes e espetáculos. Faz ainda, em parceria como Park Shopping Brasília, curadoria para exposições com a obra de ícones da moda brasileira como Clodovil e Markito.

PARTICIPANTES

NICOLA GORETTI

Arquiteto, curador de design e arquitetura, nascido em Milão e formado em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Belgrano, em Buenos Aires, em 1987. Em seguida, abre seu estúdio, dedicando-se a projetos de arquitetura residencial e comercial. Em 1994, funda a Progetto Itália, instituição dedicada a investigar arquitetura e restauração do patrimônio. Com a Progetto Itália, organiza diversos encontros e seminários na Europa e nos Estados Unidos. Em 2001, funda o Grupo AG, no Brasil, direcionado a projetos de design nacional e internacional, através do qual tem realizado exposições de grande repercussão no País, como Moradias Transitórias e Mariko Mori, mostras que circularam por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

CLAUDIO M. VALENTINETTI

Jornalista, escritor, tradutor. Autor, entre outras obras, de Orson Welles (1981, 1993, 1994 e 1999), Alberto Cavalcanti (1988 e 1995) e Il romanzo di Alida Valli (1995) – os últimos dois com Lorenzo Pellizzari –, Pietro Maria Bardi: Diálogo Pré-Socrático (1995 e 1996) (com Roberto Sambonet), Diálogo pré-socrático com Oscar Niemeyer (1998), Glauber, um olhar europeu (2002), Ittala Nandi I. N. Veritas (2003), O Cinema segundo Eduardo Coutinho (2003), A Arte do Ator: Othon Bastos (2004), Milton Gonçalves – Um negro em movimento (2005), Luchino Visconti – Um diretor de outro mundo (2006) e A leveza contundente de Joaquim Pedro de Andrade (2007).

 

PENSAMENTO ITALIANO

Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Data: de 13 a 15 de junho de 2012

Horários: 19h30

ENTRADA FRANCA

Informações: 3108. 7600

 

 

Cita: " Palestras sobre arquitetura, design, cultura e moda reúnem grandes especialistas italianos / Brasília - DF" 30 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/51449/palestras-sobre-arquitetura-design-cultura-e-moda-reunem-grandes-especialistas-italianos-brasilia-df> ISSN 0719-8906