Palestras sobre arquitetura, design, cultura e moda reúnem grandes especialistas italianos / Brasília - DF

Palestras sobre arquitetura, design, cultura e moda reúnem grandes especialistas italianos / Brasília - DF

PENSAMENTO ITALIANO - Acontece no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, de 13 a 15 de Junho de 2012. Com entrada franca. 

Durante três dias, nomes importantes do pensamento italiano atual estarão em Brasília para falar sobre as mais diversas áreas da cultura contemporânea. O projeto PENSAMENTO ITALIANO vai promover o contato do público com as ideias de profissionais como Mario Cucinella, um arquiteto que tem enorme preocupação com a adaptação de seus projetos às realidades climáticas e à sustentabilidade, responsável por obras que afirmam o conceito sustentável de habitação, o escritor e crítico Stefano Casciani, vice-diretor da celebrada revista Domus (uma das mais prestigiadas publicações de arquitetura, design e moda dos dias atuais) e Giannino Malossi, teórico e crítico de design, moda e comunicação, dos mais respeitados do universo da moda na Itália.

As palestras do ciclo PENSAMENTO ITALIANO acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de junho, sempre às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, com transmissão ao vivo pela internet (streaming), através do site www.pensamentoitaliano.com.br. A intenção do curador Nicola Goretti é possibilitar o acesso ao maior número possível de interessados em cada tema. Para isso, o projeto conta ainda com perfil no Facebook (Pensamento Italiano) e pode ser seguido pelo twitter: @pensaitaliano. PENSAMENTO ITALIANO se integra às comemorações do Ano da Itália no Brasil, iniciado em outubro de 2011 e que se encerra em junho de 2012. Patrocínio conjunto do CCBB Brasília e TIM.

Cada palestra terá mediação de um profissional brasileiro, especialista da área em debate, e contará com a participação do arquiteto e curador do evento, Nicola Goretti, e do jornalista e tradutor Cláudio Valentinetti. Juntos, eles cuidarão de repassar ao convidado as perguntas da plateia e também dos internautas que estiverem acompanhando o evento pelo site.

Sobre o tema Arquitetura, após a palestra de Cucinella, no dia 13 de junho, o arquiteto Daniel Mangabeira coordenará a conversa com a plateia. No dia seguinte, quinta-feira, será a vez do artista plástico e produtor cultural Evandro Salles mediar a conversa sobre Design e Cultura Contemporânea, com o escritor e projetista Stefano Casciani. E encerrando o ciclo, no dia 15 de junho, a jornalista e produtora de moda Mariza de Macedo Soares fará a mediação do debate com o crítico Giannino Malossi, sobre o tema Moda. Todos os encontros têm entrada franca e tradução simultânea, mas é preciso fazer inscrição através do site www.pensamentoitaliano.com.br. É sugerido também chegar com 30 minutos de antecedência para retirada de headsets.

*O ciclo encerra as celebrações do Ano da Itália no Brasil

*As conferências acontecerão no Teatro do CCBB, com transmissão ao vivo pela internet

PROGRAMAÇÃO

 

13.06

Palestra: Mario Cucinella – Tema: Arquitetura e futuro verde

Mediador: Daniel Mangabeira

Participantes: Nicola Goretti, Claudio M. Valentinetti e Stefano Casciani

 

14.06

Palestra: Stefano Casciani – Tema: Autobiografia do Design na Itália

Mediador: Evandro Salles

Participantes: Nicola Goretti, Claudio M. Valentinetti

 

15.06

Palestra: Gianinno Malossi – Tema: Identidade, Espetáculo, Cultura

Mediador: Marisa de Macedo-Soares

Participantes: Nicola Goretti, Claudio M. Valentinetti e Stefano Casciani

 

Local: Teatro I do CCBB Brasília

Horário: 19h30

*Chegar com meia hora de antecedência para retirada de fones para a tradução simultânea

 

OS CONVIDADOS

MARIO CUCINELLA

Arquiteto e designer, nasceu em Palermo, em 1960, estudou Arquitetura em Gênova, onde, de 1987 a 1992, trabalhou no estúdio de Renzo Piano como responsável de projetos e, em seguida, fundou a MCA – Mario Cucinella Architects em Paris (1992) e em Bolonha (1999). De 1998 a 2006, atuou como professor contratado no Laboratório de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura de Ferrara. Desde 2004 é “visiting professor” na Universidade de Nottingham. Em 2012 fundou a organização sem fins lucrativos Building Green Future. Cucinella interessa-se pelo meio-ambiente e a sustentabilidade, pesquisa e desenvolve projetos e produtos de design industrial. Entre suas realizações mais significativas estão o Sino-Italian Ecological Building de Pequim, a nova sede da Prefeitura de Bolonha, o Centre for Sustainable Energy Technologies de Ningbo, a estação Villejuif-Leo Lagrange do metrô de Paris, a nova sede da 3M Itália de Milão, além de A School for a Green Future, em Gaza.

STEFANO CASCIANI

Escritor, artista, designer, diretor de revistas, Casciani é autor de várias publicações e reconhecido internacionalmente como um dos conhecedores e divulgadores mais lúcidos de arte contemporânea. Depois de ter estudado design, arquitetura e literatura, se muda para Milão em 1979, continuando sua carreira profissional como redator da prestigiosa revista “Domus”, e Diretor de Arte da empresa de design Zanotta. Aos 28 anos, publica seu primeiro livro “Mobili come Architetture”. Cura e participa de muitas exposições em galerias de arte e museus, incluindo o Louisiana Museum de Copenhagen, a Bienal de Veneza, a Triennale di Milano e a Galleria Nazionale d’Arte Moderna de Roma. No ano 2000, recebe o prêmio “Compasso D`Oro” pela direção do programa televisivo “Lezioni di Design”, na RAI Radio Televisione Italiana. Em 2003, a Fondazione Jacqueline Vodoz e Bruno Danese de Milão apresenta a mostra retrospectiva “Monuments”. É autor de centenas de artigos, ensaios e livros sobre arquitetura, arte e design, entre os quais ressaltam monografias sobre Pierre Restany, Ettore Sottsass e Massimiliano Fuksas. Ex-diretor de “Domus”, atualmente dirige a revista “Disegno: La nuova cultura industriale” e “Babylon – City of dreams”, revista Ipad.

GIANNINO MALOSSI

Curador independente, autor e empresário cultural, trabalha sobre a teoria e a prática de design, moda e indústria cultural. Pela Fiorucci, criou Fiorucci DXing (1977-1981), uma plataforma inovadora pelos estudos interdisciplinares e analises dos “trends” na moda. Suas pesquisas acabaram em exposições na Triennale de Milão (1979), Bienal de Veneza/Projetos Especiais (1980), Stazione Leopolda em Florença (1996, 1997, 1998, 1999, 2000) e The Directors Club de Nova York (2001). Publicou vários livros na Itália e no exterior. Como consultor de moda, colaborou com o Gruppo GFT, Vivienne Westwood, Paul Smith, e, durante mais de 12 anos, com a Florence Fashion Fair Pitti Immagine Uomo e a Camera Nazionale della Moda Italiana. Envolvido, em 2000, na fundação do Interaction Design Institute Ivrea, desde então é ativo na mídia online e nas indústrias criativas R&D projects. Participa do Interaction Design Lab Milano. Colabora com “Abitare”, “Alfabeta2”, “Casa Vogue”, “Domus”, “GQ Italia”, “i-D Magazine”, “Idea”, “Il Giornale dell’Arte”, “L’Espresso”, “Lotus International”, “Modo”, “Print”, “Rolling Stone Italia”, “The Manipulator”, “Vogue Italia”.

MEDIADORES

DANIEL MANGABEIRA – Arquiteto formado em Brasília e atuante desde 1998. Tem projetos desenvolvidos em diferentes cidades como Brasília, São Paulo e alguns centros de Portugal. É sócio do escritório Domo Arquitetos.

EVANDRO SALLES – Artista plástico, produtor cultural e professor, nascido em Belo Horizonte, com formação em artes visuais na Escola do Parque Lage. Desde 1973, trabalha como ilustrador e programador visual. Realizou exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior, conquistando vários prêmios. Fez curadoria e produção de mostras como a que trouxe a obra de Yoko Ono ao Brasil, Fluxus e Arte para Crianças, reunindo trabalhos de diferentes artistas. Em 2002, lançou Evandro Salles – desenhos, com 300 obras de diversos períodos.

MARIZA DE MACEDO-SOARES – Paulistana formada em Direito e jornalista por opção, é um dos nomes mais prestigiados da área de moda em Brasília. Além de atuar como colaboradora para revistas – Foco, Revista do Park Shopping e Roteiro – tem coluna na Band News FM e é colaboradora permanente da Link Editora de São Paulo. Escreve sobre moda, estilo e comportamento, arriscando-se também em outras searas como gastronomia, decoração, artes e espetáculos. Faz ainda, em parceria como Park Shopping Brasília, curadoria para exposições com a obra de ícones da moda brasileira como Clodovil e Markito.

PARTICIPANTES

NICOLA GORETTI

Arquiteto, curador de design e arquitetura, nascido em Milão e formado em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Belgrano, em Buenos Aires, em 1987. Em seguida, abre seu estúdio, dedicando-se a projetos de arquitetura residencial e comercial. Em 1994, funda a Progetto Itália, instituição dedicada a investigar arquitetura e restauração do patrimônio. Com a Progetto Itália, organiza diversos encontros e seminários na Europa e nos Estados Unidos. Em 2001, funda o Grupo AG, no Brasil, direcionado a projetos de design nacional e internacional, através do qual tem realizado exposições de grande repercussão no País, como Moradias Transitórias e Mariko Mori, mostras que circularam por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

CLAUDIO M. VALENTINETTI

Jornalista, escritor, tradutor. Autor, entre outras obras, de Orson Welles (1981, 1993, 1994 e 1999), Alberto Cavalcanti (1988 e 1995) e Il romanzo di Alida Valli (1995) – os últimos dois com Lorenzo Pellizzari –, Pietro Maria Bardi: Diálogo Pré-Socrático (1995 e 1996) (com Roberto Sambonet), Diálogo pré-socrático com Oscar Niemeyer (1998), Glauber, um olhar europeu (2002), Ittala Nandi I. N. Veritas (2003), O Cinema segundo Eduardo Coutinho (2003), A Arte do Ator: Othon Bastos (2004), Milton Gonçalves – Um negro em movimento (2005), Luchino Visconti – Um diretor de outro mundo (2006) e A leveza contundente de Joaquim Pedro de Andrade (2007).

 

PENSAMENTO ITALIANO

Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Data: de 13 a 15 de junho de 2012

Horários: 19h30

ENTRADA FRANCA

Informações: 3108. 7600

 

 

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: " Palestras sobre arquitetura, design, cultura e moda reúnem grandes especialistas italianos / Brasília - DF" 30 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-51449/palestras-sobre-arquitetura-design-cultura-e-moda-reunem-grandes-especialistas-italianos-brasilia-df> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.