3 Casas 3 Irmãs / Inês Cortesão

FG+SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Numa pequena vila próxima da cidade de Coimbra, 3 irmãs herdam um terreno e partilham-no. Pretendem nele construir uma casa de habitação que as vai juntar pela segunda vez nas suas vidas. As casas de família que possuem são agora demasiado grandes.

FG+SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Situado na entrada da vila, este terreno está configurado por duas ruas, um largo e uma pequena casa. A implantação das 3 casas elege como alçado principal a exposição a sul, confinante com a rua, e dobra para o largo, a nascente.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Do terreno existente apenas ficou o velho muro, em pedra de Ançã, que abraça o terreno a norte e a nascente e suspende o piso de habitação no alçado virado ao largo 1º de Maio. Paralelamente ao muro em pedra, constróiem-se outros dois muros em betão armado aparente que delimitam os 3 lotes e suportam as 3 casas, definindo cunhos de suspensão de toda a volumetria do piso superior. Os vazios resultantes, no piso térreo, encerram-se com vidros de grande dimensão que são ocupados por comércio e serviços.

Planta pavimento 1
Fachada Sul

Entre casas, no piso superior, há interrupções que articulam percursos transversais que ligam visualmente as 2 ruas paralelas, ou os 2 jardins, desfazendo, ritmando e dando autonomia volumétrica a cada uma das 3 casas.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

No interior, a habitação desenvolve-se verticalmente nos 3 pisos, num volume que contem a caixa de escadas. Subimos e entramos num corredor centralizado no espaço, o pé direito reduzido, oculta a estrutura e reveste-se em madeira de cor quente, criando um volume autónomo cujas portas ocultas pelos extensos painéis de afizélia se abrem para um lado e para o outro, revelando os diferentes espaços funcionais. Este “volume” é também “caixa de luz”. A sua espessura contem a iluminação artificial, contida na arquitectura, que serve os diferentes espaços da casa. E desta forma é conseguida uma uniformização da iluminação nocturna do conjunto das 3 casas, ao longo dos extensos envidraçados virados aos campos do rio Mondego.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Junto ao muro em pedra foi construída uma fonte, que substitui uma existente degradada, cujo desenho pretende dar continuidade e coerência ao projecto das 3 casas.

FG+SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

O conjunto destaca-se da envolvente pelo desenho contemporâneo, integrando-se no cuidado e rigor dos detalhes construtivos, pela escala e proporção dos volumes, e pelas cores e materiais utilizados.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Inês Cortesão
  • Ano: 2009
  • Área construída: 430 m²
  • Endereço: São João do Campo Coimbra Portugal
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Pedra
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: São João do Campo , Coimbra, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Inês Cortesão, José Pedro Caetano (1st Stage)
  2. Equipe de projeto: Luís Bonito, Marco dos Santos
  3. Engenheiro estrutural: Luís Godinho
  1. Cliente: Conceição, Rosa e Glória Cortesão

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "3 Casas 3 Irmãs / Inês Cortesão" 24 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-45068/3-casas-3-irmas-ines-cortesao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.