O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro de Estudos Lucie Aubrac / Dietmar Feichtinger Architectes

Centro de Estudos Lucie Aubrac / Dietmar Feichtinger Architectes

Centro de Estudos Lucie Aubrac / Dietmar Feichtinger Architectes
Centro de Estudos Lucie Aubrac / Dietmar Feichtinger Architectes, © David Boureau
© David Boureau

© David Boureau

Uma instituição pública com uma forte identidade.

A Escola se distingue por sua organização formal e desenho de fachadas, diferentes das do entorno. Sua forma livre diferencia o edifício do seu contexto de implantação, caracterizado pelos edifícios de habitação social de volumetria rígida da Province de France, localizada em Nanterre.

© David Boureau

A Escola fica localizada na movimentada Route Nationale que passa a oeste do edifício. O terreno foi escavado e configurado com platôs. Todo o conjunto é organizado em torno de dois pátios que oferecem às crianças diferentes áreas de lazer. O pátio do Jardim da Infância foi pensado como uma praça; o pátio da Escola Fundamental como um trapézio. Ao sul, o campus ainda conta com uma academia de ginástica. Ao leste, fica o “Day-Home”, uma espécie de centro de lazer aberto aos alunos e a comunidade para passarem um dia inteiro na Escola. Esse centro conta, também, com uma biblioteca e um centro de documentação do bairro.

© David Boureau

A entrada principal da escola está localizada ao norte, sob o volume da biblioteca. Visivel da Rue de Savoye, é um generoso pátio coberto para os pais e filhos que dispõe de bicicletário.

A localização do Pavilhão permite total controle dos visitantes e estudantes. As crianças pequenas têm acesso direto do pátio coberto para o Jardim da Infância. Já a entrada das crianças do Ensino Fundamental fica a oeste e pode ser acessada a partir do pátio e através de uma passarela coberta que fica ao longo do edifício.

© David Boureau

 O Edíficio

Toda a Escola é cercada por um corredor. Iluminado com janelas de diferentes tamanhos, este corredor dá acesso às salas de aula e outros serviços. O corredor também ajuda no controle do barulho para o interior das salas de aula; silenciosas e iluminadas, graças à boa orientação. As instalações comuns

© David Boureau

O Jardim da Infância

O Jardim da Infância, com suas cinco classes, é conformado em dois pavimentos e acessado pelo pátio da entrada.

As instalações do Centro de Lazer – o “Day-Home”, o Jardim da Infância e a Escola Fundamental, bem como a sala de computação, biblioteca, sala de ginásticas, música e laboratório de línguas podem ser acessados por cada grupo de crianças de maneira separada e fácil. Os professores da Escola já confirmaram que a todo a circulação no edifício é extremamente fácil para as crianças.

© David Boureau

A Escola Fundamental

As 9 salas de aula da Escola Fundamental estão dividas entre o piso térreo (onde ficam 2 salas) e no primeiro pavimento (onde ficam as 7 demais). 3 salas são providas com um terraço espaçoso. A cantina com um refeitório, do tipo self-service, é utilizada pelas crianças do Jardim da Infância e Fundamental e está localizada entre os dois pátios.

© David Boureau

Interior

Por toda a escola o mesmo piso vinílico foi instalado. As salas de aula e as áreas comuns tem diferentes cores. Cada sala de aula é equipada com painéis acústicos e uma parede feita de alumínio perfurado com preenchimento em material absorvente. Os materiais escolares são colocados em um armário de madeira construído especialmente para isso nas salas.

Planta

Circulações

Ao longo de todo o corredor de circulação e acesso às salas de aula fica um grande banco de madeira com cabides para uso dos alunos.

Academia

A academia de ginástica da Escola fica no Sul. Paineis de policarbonato transparente garante um acesso coberto à academia da Escola e do Jardim da Infância.

© David Boureau

Fachada

As fachadas são feitas com ripas de pinho não tratadas. Através dos espaços vazios que são preenchidos com superfícies de vidro, a fachada tem um desenho vibrante. O telhado verde ainda garante uma interessante unidade e contraste com o ambiente.

Casa do Zelador

O apartamento de 3 quartos do Zelador fica no terceiro pavimento e permite visão completa da Escola, pelo terraço, além de uma bela vista para o Grande Arco do La Défense.

Estacionamento

Os professores contam com uma área de estacionamento para 12 veículos.

© David Boureau

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Dietmar Feichtinger Architectes
  • Ano: 2012
  • Área construída: 7116 m²
  • Endereço: Allée de Bourgogne Nanterre França
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Allée de Bourgogne, Nanterre, França
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Dietmar Feichtinger Architectes
  2. Equipe de Projeto: Mathias Neveling, Anna Zottl, An Vranken, Markus Himmel, Jeanne Stern, Maria Joao Pita, DI Katja Pargger
  3. Coordenador do Projeto: Barbara Fellmann, DI Dorit Boehme, Petra Meisenbichler
  4. Fotografias: David Boureau, Dietmar Feichtinger Architectes

 

 

  1. Conclusão: 2012

Sobre este escritório
Dietmar Feichtinger Architectes
Escritório
Cita: Wesley Macedo. "Centro de Estudos Lucie Aubrac / Dietmar Feichtinger Architectes" 11 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/42565/centro-de-estudos-lucie-aubrac-dietmar-feichtinger-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.