O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. 103 Unidades de Apartamentos em Turo Del Sastre / Batlle & Roig Architects

103 Unidades de Apartamentos em Turo Del Sastre / Batlle & Roig Architects

103 Unidades de Apartamentos em Turo Del Sastre / Batlle & Roig Architects
103 Unidades de Apartamentos em Turo Del Sastre / Batlle & Roig Architects, © José Hevia
© José Hevia

O planejamento urbano para Turó del Sastre em Montgat previa a construção de um novo complexo que compreende um sistema de blocos lineares com um layout visivelmente paralelo. Os blocos são dispostos perpendicularmente à costa e encosta da montanha, nas quais são construídos, com suas longas fachadas voltadas para o leste e oeste. O edifício projetado e construído está localizado na extremidade do terreno e, como os outros, é gerido pelo volume do terraço estabelecido através dos regulamentos para o perímetro do edifício.

© José Hevia

 

A orientação e o volume construído do bloco determinou a tipologia de ambas as habitações e seus agrupamentos. Foram projetados quatro layouts de habitações por implantação, duas voltadas ao leste e duas voltadas ao oeste, com seus principais espaços (salas de estar/jantar e quartos) alinhados ao longo da fachada, e os espaços de serviço (cozinha, utilidades e banheiros) dispostos paralelamente, com vista para um pátio que percorre o comprimento do edifício.

Este esquema garante a entrada da luz do sol nas habitações, aeração natural em todos os espaços de serviço e uma ventilação cruzada eficiente. Além disto, também, serviu para otimizar os eixos de comunicação (shafts), sem aumentar o volume e locar todas instalações de serviços e evacuação no pátio central, o que garantiu a facilidade na construção e em futuras inspeções e reparos. A inclinação íngreme da rua possibilitou organizar o estacionamento de carros em níveis separados, com entradas que são escalonadas de modo que não afetam as habitações do térreo.

Pavimento tipo

O necessário terraceamento do bloco para se adaptar à topografia e exercer os regulamentos do planejamento ocorreram sem a fragmentação do volume. A flexibilidade na cornija das construções produziu um volume contínuo construído, incorporando este terraceamento como forma geral do projeto. O contorno irregular resultante também forneceu um apoio mais eficiente para os painéis solares situados no telhado.

© José Hevia

A decisão de unificar todo o volume foi determinante na concepção das fachadas e na escolha dos materiais com as quais foram construídas. Foi escolhido o tijolo bege, dando continuidade à cor da laje da cobertura, para realçar a silhueta do volume, e o ponto onde a construção se encontra com o terreno é marcado por um tijolo de vidro escuro.

© José Hevia

A orientação leste-oeste e a face sul, são viradas para o mar, sugerindo o desenho de uma sacada particularmente proeminente que oferece aos ocupantes boas vistas da costa. A sua repetição e distribuição aleatória conformam a imagem do todo.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Batlle & Roig Architects
  • Ano: 2006
  • Área construída: 13,954 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tijolo e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Montgat, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Batlle & Roig Architects  – Enric Batlle, Joan Roig
  2. Colaboradores: Francesc Puig, architect, Cristina Castellví, Eva Polio, architects, Oriol Marín, technical architect, STATIC, Gerardo Rodríguez, engineer, structure, Lurdes Romeo, Anna Bernadet, installations


  1. Cliente: Impsol
  2. Contratante: Rubau Sa
  3. Data de Projeto: 2006
  4. Data de Construção: 2009

Sobre este escritório
Batlle & Roig Architects
Escritório
Cita: Jorge Alves. "103 Unidades de Apartamentos em Turo Del Sastre / Batlle & Roig Architects" 07 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/41988/103-unidades-de-apartamentos-em-turo-del-sastre-batlle-e-roig-architects> ISSN 0719-8906