O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Espanha: Mega estruturas culturais sem cultura em seu interior

Espanha: Mega estruturas culturais sem cultura em seu interior

Espanha: Mega estruturas culturais sem cultura em seu interior
Espanha: Mega estruturas culturais sem cultura em seu interior

No domingo do dia 11 de março de 2012, o programa de televisão Salvados apresentou Cuando Éramos Cultos, onde se analisou as mega estruturas culturais construídas na Espanha nos últimos anos, grandes contêiners culturais onde o conteúdo é bastante escasso, esculturas urbanas, que são visitadas, talvez,  por fora, mas nunca por dentro. Uma bolha cultural que custou milhões de euros ao país.

São apresentadas obras muito conhecidas, como a Cidade das Artes e das Ciências, de Calatrava (€1.300 milhões), o Palácio de Congressos de Oviedo, do mesmo arquiteto, o Metropol Parasol, de Jürgen Mayer, a Cidade da Cultura da Galícia, realizada por Peter Eisenman, entre outros.

O programa também dá ênfase à falta de visão, gestão e destreza politica na utilização destes projetos, que acabam não cumprindo sua obrigação, e ainda absorvem um rendimento modesto, e cada vez mais conciso.

Assim como a Espanha é um referente para muitos países da América Latina, também é um alerta para quando se prestar atenção à ações que não contribuem proporcionalmente ao custo envolvido.

Na continuação, o programa completo em espanhol.

Sobre este autor
Cita: Marina de Holanda. "Espanha: Mega estruturas culturais sem cultura em seu interior" 08 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/41902/espanha-mega-estruturas-culturais-sem-cultura-em-seu-interior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.