O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: Documentário "Helvetica, o filme"

Cinema e Arquitetura: Documentário "Helvetica, o filme"

Cinema e Arquitetura: Documentário "Helvetica, o filme"
Cinema e Arquitetura: Documentário "Helvetica, o filme", © Helvetica / 2007 Swiss Dots
© Helvetica / 2007 Swiss Dots

Helvetica, o filme” é um longa-metragem independente de Gary Hustwit sobre design de tipografia, gráfica e cultura visual global. O documentário mostra através de uma série de entrevistas como a proliferação de um tipo de letra (que celebrou o seu 50 º aniversário em 2007)  afeta nosso cotidiano.

O filme é uma exploração dos espaços urbanos em cidades grandes e  a tipografia que nelas habita, através de diálogos com designers de renome sobre o seu trabalho, o processo criativo, as escolhas e a estética por trás do uso de fontes tipográficas.

© Helvetica / 2007 Swiss Dots

Assistindo as entrevistas você começa a entender facilmente quando iniciou a necessidade de usar Helvetica, alguns a favor do  uso da famosa fonte e outros contrários ao seu uso e implementação.

© Helvetica / 2007 Swiss Dots

Mais do que um documentário, Helvetica é um chamado para ver o mundo que nos rodeia. Somos todos influenciados pelos vários cartazes e outdoors que se encontram dispersos por todas as cidades. Os designers dizem-nos diariamente que uma fonte é usada mais do que qualquer outra: Helvetica - que é considerada o ícone do design suíço dos anos 60 e 70.

© Helvetica / 2007 Swiss Dots

Não importa de ue lado você está, este é um documentário  cheio de informações valiosas para qualquer  pessoa e não somente para artistas gráficos, afinal o design como arte está presente na vida de todas as pessoas, desde que nascemos.

O documentário mostra com perfeição, as infinidades de placas, letreiros, sinais de aviso, todos escritos com Helvetica.

© Helvetica / 2007 Swiss Dots

Mostrar que a fonte foi criada por Max Miedinger e Eduard Hoffmann em 1957 e não só por  Miedinger foi essencial para dar os devidos créditos a Hoffmann.  Miedinger e Hoffmann criaram-na para a Haas Type Foundry em, Münchenstein, na Suíça, sendo comercializada pela Linotype em 1961 no mundo todo.O nome da fonte é derivado de Helvetia, o nome latino para Suíça.

© Helvetica / 2007 Swiss Dots

Direção: Gary Hustwit
Lançamento:  2007
Duração: 82 minutos

 

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Cinema e Arquitetura: Documentário "Helvetica, o filme"" 24 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/34270/cinema-e-arquitetura-documentario-helvetica-o-filme> ISSN 0719-8906