O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Biblioteca Old Market / TYIN Tegnestue

Biblioteca Old Market / TYIN Tegnestue

Biblioteca Old Market / TYIN Tegnestue
Biblioteca Old Market / TYIN Tegnestue, © Pasi Aalto
© Pasi Aalto

No ano de 2009, o escritório TYIN Tegnestue trabalhou em vários projetos de pequena escala na Tailândia. Old Market está construído em um antigo edifício de 100 anos; a seção da biblioteca proposta é de 3×9 metros, com um pátio ao fundo, frente a um pequeno canal. O teto e as paredes estavam em mal estado e era importante construir o novo espaço sem associar-se às velhas estruturas.

© Pasi Aalto

A alta laje da sala principal recebe então um “loft” que gera uma situação mais íntima abaixo e, também, acima. A biblioteca é dividida em duas zonas ao longo da sua extensão, um corredor associado a uma parede de livros e outro espaço para ler e relaxar.

© Pasi Aalto

Depois da sala principal aparece um espaço menor, o estúdio, em que um antigo vaso sanitário serve como vaso para uma árvore. No pátio ao fundo, adicionou-se uma pérgula, construída para filtrar a luz do sol e o calor, e trepadeiras de jasmim foram colocadas em velhos vasos de cerâmica.

© Pasi Aalto

Um dos principais desafios para a comunidade são as inundações durante a temporada de chuvas. Neste período, a água pode chegar a 50 cm acima do nível do solo. Reter a água seria muito difícil, por isso a solução foi elevar os níveis para garantir que a biblioteca possa ser utilizada durante esse período. As paredes de concreto e a ventilação evitam que a umidade apodreça as construções de madeira.

© Pasi Aalto

Um princípio muito importante neste projeto é o uso de materiais locais e reaproveitados. As estantes são feitas de caixas de madeira em um dos casos, enquanto que a base do revestimento são peças de madeira reutilizadas. Os materiais construtivos tinham maiores exigências de qualidade e foram comprados em uma loja de segunda mãe de madeira local.

© Pasi Aalto

As pessoas da comunidade Min Buri de Old Market pertencem a um grupo chamado os pobres urbanos, porque não têm a segurança da propriedade da terra e têm um acesso limitado a serviços como saúde, água, saneamento, habitação, educação e emprego. Embora muitas pessoas tenham alguma renda, as carências aumentam à medida que a densidade da cidade aumenta. Os pobres urbanos, em áreas como Min Buri, são, em muitos aspectos, um grupo a margem dos sistemas de apoio social.

© Pasi Aalto

Para TYIN não é importante apenas a construção de um biblioteca, mas também buscar que os esforços realizados reverberem em uma maior escala. Mediante o uso de materiais locais, de baixo custo, tratou-se de mostrar que a iniciativa pode partir dos próprios habitantes da comunidade, usando seus próprios recursos. O objetivo do projeto é fortalecer o sentimento de identidade, o que pode contribuir com um desenvolvimento positivo na área.

© Pasi Aalto

Além disso, os habitantes foram envolvidos no processo. Inicialmente, foram pesquisadas as necessidades da comunidade através de reuniões periódicas. As reuniões acompanharam desde o projeto e a construção de modelos até a limpeza do pátio de recreação. Mais do que conhecer as pessoas, os arquitetos buscam gerar uma consciência em torno dos desejos e dos desafios da comunidade.

© Pasi Aalto

Não foi sempre fácil chegar a todos, especialmente aos adultos, mas quando projeto se fez mais tangível e real, isso mudou. Quando a construção começou, formou-se um grupo de trabalho estável, gerando maior apego pessoal á biblioteca, algo fundamental para que o espaço funcione a longo prazo.

© Pasi Aalto

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: TYIN Tegnestue
  2. Colaboradores: CASE Studio Architects
  3. Equipe de Projeto: Pasi Aalto, Andreas Grøntvedt Gjertsen, Yashar Hanstad, Magnus Henriksen, Erlend Bauck Sole

 

  1. Cliente: Comunidade Old Market
  2. Programa: Casa Comunitária
  3. Custo: 27.000 NOK

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Biblioteca Old Market / TYIN Tegnestue" 20 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/32602/biblioteca-old-market-tyin-tegnestue> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.