Intervenção: Igreja Matriz da Santa Cruz / FAUST ■ SALVAGNI Arquitetura

01.1 ESPAÇO E LITURGIA:

No primeiro milênio da história da Igreja Católica, as missas eram feitas com todos de pé ao redor da mesa da eucaristia, nela todos comungavam. A mesa da palavra encontrava-se próxima, onde o presbítero erguia-se para proclamar a palavra; sua cadeira da presidência estava de forma sóbria e simples formando esta tríade. Os elementos fundamentais para celebração eram expostos de forma singela e com extrema beleza, a Igreja como edifício, era erguida com a função de abrigar-los;

© Ro Reitz

A reforma litúrgica do século XIX iniciou as mudanças que culminaram, na década de 60, no sacrosanctum concilio, Concílio Ecumênico Vaticano II, que em sua essência, busca o retorno as origens do culto católico, estruturado pela igual dignidade de todos fiéis.

No Brasil, em especial, o concílio possui uma revolução maior no modo de celebrar e organizar os espaços. A última grande reforma litúrgica da Igreja foi em 1563, no Concílio de Trento.

01.2 SOBRE O NOVO INTERIOR DO EDIFÍCIO:

Pela luz que se faz no interior do corte na parede de fundos, vislumbra-se o símbolo maior da fé cristã, de forma simples e bela, símbolo que intitula a paróquia. A Santa Cruz.

Antes de Depois © Ro Reitz

A liturgia estrutura-se em três bases: Altar [mesa da eucaristia], Ambão [mesa da palavra], Sedia [Cadeira da presidência]. Estes 3 elementos foram desenhados com materiais e linhas semelhantes para revelar conceitos de; “simplicidade formal sem pobreza de composição” e de “beleza sem ostentação”.

© Ro Reitz

O material utilizado ilustra o conceito de Verdade e solides. A Igreja católica tem Cristo como a única absoluta verdade. Sendo assim, o granito maciço e de acabamento bruto [levigado] foi o material empregado nas peças; mostrado aqui de forma crua e verdadeira.

© Ro Reitz

O altar é o centro da Liturgia, ele no projeto ganha o destaque que as celebrações pedem. Seu desenho possui linhas elegantes, estruturadas na proporção áurea; alcançando na simplicidade a beleza; nos remetendo ao cenáculo; à mesa da santa ceia.

A palavra Ambão vem de do grego Anabaino que significa “subir, elevar-se”, a Palavra que vem do reino dos céus. As linhas verticais e a forma que apontam para cima, ilustram tal conceito.

© Ro Reitz

Nas celebrações o povo Deus está sob a presidência do ministro ordenado, que celebra “in Persona Christi”. Ele é o Cristo cabeça que tem na assembléia o seu corpo eclesial. Este conceito é materializado na Sedia ou Cadeira da Presidência, aqui desenhada com simplicidade formal, porém, com a escala necessária para que se alcance os conceitos citados.

© Ro Reitz

O batistério foi desenhado em forma octogonal, fazendo referência ao oitavo dia, dia da ressurreição; é a nova criação do mundo em Cristo, o novo Adão; todos nascemos como Adão e é no batismo que somos resgatados. Este octógono está inscrito numa Vésica Piscis, um antigo símbolo presente em várias religiões que simboliza a criação, a origem.

Planimetria

A cultura e a tradição também foram respeitadas nesta obra, as belas obras de arte que fizeram parte por tanto tempo deste espaço, foram restauradas e possuem seu lugar junto ao presbitério.

© Ro Reitz

Os patamares do presbitério focam na hierarquia dos elementos litúrgicos. O batistério encontra-se junto à assembléia, a capela do santíssimo e os santos, a dois degraus de altura. No terceiro degrau, que busca o número 3, número do Deus trino – da santíssima trindade – temos altar e ambão. E, finalmente, no patamar mais elevado, a Sedia.

Detalhe

Nas laterais ao fundo encontra-se o ripado de madeira crua [retirada da antiga igreja], estes tem a função compositiva de emoldurar o presbitério, enfatizando os elementos ao centro. Estas estruturas ainda possuem a função de esconder a abertura criada para ajudar na ventilação cruzada.

© Ro Reitz

Todos conceitos aqui citados são enfatizados pela iluminação cuidadosamente projetada, desde a luz amarela ao fundo, trazendo o conforto das cores quentes [cores do divino], as luzes focais que apontam os elementos litúrgicos. Este cuidado também pode ser visto na iluminação indireta da nave, que evita o ofuscamento para os usuários. 

Projeto Luminotécnico

01.3  Layout e dados técnicos

■ O projeto passou por uma reformulação do layout das salas anexas a nave. Foram criadas nas laterais do presbitério: Sacristia, capela do santíssimo e sala de controle de som e luz. Aos fundos: Capela da reconciliação [o antigo confessionário], sala de dízimo, Sacristia e sala de imagens.

Planta

■ Foi redimensionado e atualizado o sistema de sonorização.

■ A igreja antes da reforma tinha capacidade para 600 pessoas, foi construído um mezanino ao redor da nave com estrutura metálica, forros acústicos e detalhamentos de steel frame – dry wall e vidro laminado. Com o mezanino o edifício hoje conta 1000 pessoas sentadas.

■ Este projeto é a primeira etapa de execução de um projeto completo já pronto. Reforma do exterior do edifício com a criação da torre. Alas anexas com projetos para: Casa Paroquial, Centro de Evangelização e Salão paroquial.

Estudo Nova Fachada


 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:FAUST■SALVAGNI Arquitetura.design.engenharia
  • Ano: 2010
  • Área construída: 1060 m²
  • Endereço: Rua Independência, Areias São José Brasil
  • Tipo de projeto: Religioso
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Pedra
  • Estrutura: Concreto e Metal
  • Localização: Rua Independência, Areias, São José, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Autor.: Arq Eduardo Faust
  2. Projeto arquitetônico.: FAUST■SALVAGNI Arquitetura.design.engenharia


Informação Complementar:

  1. Design de Mobiliário Litúrgico.: FAUST■SALVAGNI
  2. Projeto luminotécnico.: FAUST■SALVAGNI
  3. Estrutura metálica.: Damiani Metal


  1. Cliente.: Paróquia Santa Cruz
  2. Pároco [responsável].: Pe. Leandro Rech


Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Intervenção: Igreja Matriz da Santa Cruz / FAUST ■ SALVAGNI Arquitetura" 19 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-32443/intervencao-igreja-matriz-da-santa-cruz-faust-n%C3%BAmero-salvagni-arquitetura> ISSN 0719-8906

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