O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja de Iesu / Rafael Moneo

Igreja de Iesu / Rafael Moneo

Igreja de Iesu / Rafael Moneo
Igreja de Iesu / Rafael Moneo, © Enrique Iriso
© Enrique Iriso

A Igreja de Iesu nasce com o desejo de servir aos vizinhos do novo bairro donostiarra de Riberas de Loiola, um bairro que abriga mais de 2000 pessoas. Localizada na margem esquerda do rio Urumea junto ao Jardín de la Memoria, a obra durou quatro anos e só foi concluída na primeira metade de 2011. Destaca-se pela busca de conceitos como simplicidade, pureza, resguardo ou escala humana.

© Enrique Iriso

O templo de um desenho vanguardista possui uns 900m2 de superfície com os locais paroquiais anexos, e grandes alturas que vão desde os 28 metros da Capilla de la Reconciliación até os 21 metros da cruz. O edifício que é virado ao nascente tem sido qualificado pelo próprio Rafael Moneo como “generoso em seus espaços e muito modesto em seus materiais”.

© Enrique Iriso

Destaca-se sua planta em cruz quebrada e sua condição não estritamente simétrica, com a que segundo seu autor “pretende refletir as tensões do mundo de hoje”. Anexo a este volume se encontra um edifício em forma de “ele”. A esquerda da nave principal está a sacristia e o batistério e a direita, a Capilla de la Reconciliación onde se encontra um grande vitral e o sacrário. O vitral foi desenhado pelo próprio arquiteto e feito de alabastro procedente de Cintruénigo.

© Enrique Iriso

Percebe-se que, no teto, uma grande cruz assimétrica se desenha por um jogo de luzes que entra pela coberta. Sua luminosidade é propiciada por diferentes vãos abertos no teto permitindo que os raios entrem por eles e se reflitam nas paredes de estuque branco que cobrem o concreto por dentro e por fora do templo.

Na fachada sul do edifício e a 20m de altura, encontramos a estrutura mais simbólica da Paróquia. Um enorme vitrô de quase 07 toneladas, 10m de altura y 5m de largura, onde se veem representados os 12 meses do ano em números romanos, a planta da Igreja, o sol, a lua em fases distintas.

© Enrique Iriso

O vitrô conta também com dois basculantes fixos, construídos em aço e forrados exteriormente com madeira de cedro canadense tratada com óleo natural.

© Enrique Iriso

A iluminação artificial das lâmpadas a baixa altura, forma uma espécie de coberta próxima às cabeças dos paroquianos, o que contrasta com as altas paredes do templo e a distinta iluminação natural do teto.

Ainda no seu interior, destacam-se o retábulo de Javier Alkain , a imagem da Virgem, uma obra de bronze do escultor José Ramón Anda e vitral, uma criação do próprio Rafael Moneo

© Enrique Iriso

Na sua fachada exterior, encontra-se incorporado um revestimento especial autolimpante e descontaminante, permitindo assim, reduzir o nível de poluição nos arredores do bairro Riberas de Loiola.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Rafael Moneo
  • Ano: 2011
  • Endereço: Riberas de Loiola San Sebastián Espanha
  • Tipo de projeto: Religioso
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Riberas de Loiola, San Sebastián, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Rafael Moneo
Escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Igreja de Iesu / Rafael Moneo" 25 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/25030/igreja-de-iesu-rafael-moneo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.