O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Hoteleira
  4. Coreia do Sul
  5. Shigeru Ban Architects
  6. 2009
  7. Nine Bridges Country Club / Shigeru Ban Architects

Nine Bridges Country Club / Shigeru Ban Architects

Nine Bridges Country Club / Shigeru Ban Architects
Nine Bridges Country Club  / Shigeru Ban Architects, © Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

© Hiroyuki Hirai © Hiroyuki Hirai © Hiroyuki Hirai © Hiroyuki Hirai + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Yeoju-gun, Gyeonggi-do, Coréia do Sul
  • Arquiteto responsável

    Shigeru Ban Collaborator: KACI International, Inc.
  • Cliente

    CJ Group
  • Área

    20977.0 m2
  • Ano do projeto

    2009
  • Fotografias

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é a nova casa de clube de um campo de golf localizado a duas horas de Seul, Coréia do Sul. O complexo é composto por três edifícios: a casa de club principal, para membros regulares; a área para membros VIP; e as acomodações para os membros VIP. Cada edifício é composto por um diferente sistema estrutural e apresenta uma releitura moderna de métodos tradicionais de construção coreanos.

Planta do térreo
Planta do térreo

A casa de clube para membros regulares apresenta uma cobertura composta por uma estrutura de madeira em grelha hexagonal que envolve todo o edifício. As acomodações VIP apresentam uma escala residencial e são compostas por uma estrutura metálica de pequenos vãos. Já a casa de clube para os membros VIP é construída em concreto armado. 

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

O átrio do edifício principal apresenta pilares de madeira e uma cobertura de vidro que cria um espaço claro e transparente. Os pilares de madeira laminada se erguem verticalmente até um ponto em que se curvam e se transformam na estrutura hexagonal da cobertura. 

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

O átrio, transparente a aberto, serve como área de recepção, lounge para os membros e salão de festas. Adjacente a este espaço aberto, há uma área fechada que abriga programas mais privados, como o spa, os serviços e vestiários.

Axonométrica
Axonométrica

O terraço no nível mais alto conta com portas de vidro de correr que permitem a conexão da sala de festas com o exterior. 

© Hiroyuki Hirai
© Hiroyuki Hirai

O edifício de madeira aparente de três pavimentos recebeu a aprovação do corpo de bombeiros pois toda sua estrutura foi superdimensionada, sendo que, em caso de incêndio, a própria estrutura, quando externamente carbonizada, age como material à prova de fogo. O calor e a textura da madeira é sentida em todo o interior do edifício.

Detalhe
Detalhe

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nine Bridges Country Club / Shigeru Ban Architects" [Nine Bridges Country Club / Shigeru Ban Architects] 16 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/189060/nine-bridges-country-club-slash-shigeru-ban-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.