
-
Arquitetos: Altius Architecture Inc
- Área: 297 m²
- Ano: 2009

Situada à beira de um lado, esta casa visa aproveitar a paisagem envolvente extraordinária através da integração cuidadosa de elementos de construção com os recursos naturais do local e do terreno. A casa emerge do terreno, um penhasco, usando o mesmo granito local para formar sua base. Um núcleo central atua como uma âncora que circula movimento, luz e ar para os espaços de estar. Apesar de sua escala modesta, a residência acomoda facilmente uma família de quatro pessoas, com sala de jantar, cozinha, sala de estar, de leitura e dormitórios, que são cuidadosamente voltados à única vista do penhasco. Volumes suspensos e vidro do piso ao teto são usados para alcançar uma leveza de forma.

Viver levemente no local é importante para os proprietários. Como um refúgio da vida urbana, o desejo de tornar-se completamente auto-suficiente e independente da infra-estrutura externa tornou-se difícil no projeto de uma residência completamente fora das redes de distribuição de serviços. A abordagem em duas camadas foi implementada para tirar proveito de ambas as estratégias passivas que trabalham para reduzir as cargas de energia e aumentar o conforto para que as estratégias ativas fossem suficientes para suprir as necessidades de energia restantes. A energia eficiente, neste caso, não está separada das qualidades experienciais da habitação, mas é usada para melhorar a unificação do edifício com a paisagem para o prazer de seus proprietários.

Este sistema implementa um ganho passivo e uma estratégia de massa solar que aproveita a passagem diária do sol e do movimento do ar em diferentes épocas para cada espaço. No verão, o aquecimento solar é maior enquanto janelas operáveis são orientadas para aproveitar a ventilação natural. As janelas operáveis no espaço central de circulação são projetadas para fazer uso do efeito pilha de modo que o ar quente seja expelido para fora e o ar fresco seja trazido para dentro Os telhados verdes são projetados para mediar temperaturas e controlar o escoamento. No inverno, vidros otimizados e orientação solar são utilizados em conjunto com as paredes de pedra e as duas chaminés para armazenar a energia para formar a base do sistema de aquecimento. Um envelope de alta performance também trabalha para limitar a perda de calor desfavorável e ganhos durante todo o ano. Painéis solares de tubos de vácuo são usados para coletar a energia do sol e armazenar água quente em 10 tanques. A água quente recolhida através dos painéis, em seguida, alimenta um sistema de piso radiante para garantir um uso altamente eficiente da tecnologia. Uma série de painéis fotovoltaicos são usados para fornecer eletricidade. Para garantir seu sucesso, as cargas elétricas são cuidadosamente geridas e são minimizadas pela seleção aparelhos energeticamente eficientes e iluminação LED. Para completar o fornecimento de calor na residência, sistemas geotérmicos avançados com aquecedores de alvenaria são usados para tirar o máximo proveito da biomassa abundante e calor latente disponível no local.
