O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Os icônicos ônibus de Londres completam 60 anos

Os icônicos ônibus de Londres completam 60 anos

Os icônicos ônibus de Londres completam 60 anos
Os icônicos ônibus de Londres completam 60 anos, ©  shirokazan, via Flickr
© shirokazan, via Flickr

Esse ano, os icônicos ônibus vermelhos de Londres completam 60 anos e são mais numeroso do que nunca, tanto que a cada dia transportam 6,5 milhões de passageiros – mais do que o dobro do metrô – e converteram-se em uma das maiores redes de ônibus públicos do mundo, com 8.600 ônibus, 700 rotas e 19.000 paradas. De fato, estima-se que em média cada residência tem um ponto de ônibus a não mais de 400 metros de distância.

Para celebrar esse símbolo, o prefeito de Londres, Boris Johnson, anunciou que 2014 será o Ano do Ônibus, período em que serão feitos desfiles nas ruas, exposições no Museu de Transportes, além de melhorias nesse sistema de transporte.

Os ônibus vermelhos começaram a circular em 1909 pelas ruas londrinas, mas o modelo que completa 60 anos é o Routemaster, o ônibus de dois andares que foi construído em 1954. Como parte das celebrações, um desses ônibus da rota 10 – que passa pelo centro – foi pintado de prata e apelidado como o Novo Routemaster. Além disso, a ocasião foi aproveitada para lançar uma edição especial do cartão de transporte Oyster.

No Museu de Transportes de Londres, a mostra será inaugurada no dia 16 de maio e nela poderão ser vistos três modelos: um B-Type restaurado, que foi usado durante a Primeira Guerra Mundial como ambulância; os RT-Type que completam 75 anos; e os Routemaster que foram apresentados no Salão do Automóvel em Earls Court.

© echiner1, via Flickr
© echiner1, via Flickr

Sobre a importância dos ônibus para a cidade, o prefeito disse que “são as artérias pulsantes da capital, 24 horas por dia, 365 dias por ano, e desempenham um papel de inegável importância para a economia da cidade. A história da rede de ônibus de Londres é fascinante, desde ônibus puxados por cavalos até o atual Novo Routemaster, e esse ano vamos celebrar o papel central que o ônibus tem desempenhado e seguirá desempenhando na vida da nossa capital”. 

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Os icônicos ônibus de Londres completam 60 anos" 19 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/183219/os-iconicos-onibus-de-londres-completam-60-anos> ISSN 0719-8906