Os icônicos ônibus de Londres completam 60 anos

Os icônicos ônibus de Londres completam 60 anos

Esse ano, os icônicos ônibus vermelhos de Londres completam 60 anos e são mais numeroso do que nunca, tanto que a cada dia transportam 6,5 milhões de passageiros – mais do que o dobro do metrô – e converteram-se em uma das maiores redes de ônibus públicos do mundo, com 8.600 ônibus, 700 rotas e 19.000 paradas. De fato, estima-se que em média cada residência tem um ponto de ônibus a não mais de 400 metros de distância.

Para celebrar esse símbolo, o prefeito de Londres, Boris Johnson, anunciou que 2014 será o Ano do Ônibus, período em que serão feitos desfiles nas ruas, exposições no Museu de Transportes, além de melhorias nesse sistema de transporte.

Os ônibus vermelhos começaram a circular em 1909 pelas ruas londrinas, mas o modelo que completa 60 anos é o Routemaster, o ônibus de dois andares que foi construído em 1954. Como parte das celebrações, um desses ônibus da rota 10 – que passa pelo centro – foi pintado de prata e apelidado como o Novo Routemaster. Além disso, a ocasião foi aproveitada para lançar uma edição especial do cartão de transporte Oyster.

No Museu de Transportes de Londres, a mostra será inaugurada no dia 16 de maio e nela poderão ser vistos três modelos: um B-Type restaurado, que foi usado durante a Primeira Guerra Mundial como ambulância; os RT-Type que completam 75 anos; e os Routemaster que foram apresentados no Salão do Automóvel em Earls Court.

© echiner1, via Flickr
© echiner1, via Flickr

Sobre a importância dos ônibus para a cidade, o prefeito disse que “são as artérias pulsantes da capital, 24 horas por dia, 365 dias por ano, e desempenham um papel de inegável importância para a economia da cidade. A história da rede de ônibus de Londres é fascinante, desde ônibus puxados por cavalos até o atual Novo Routemaster, e esse ano vamos celebrar o papel central que o ônibus tem desempenhado e seguirá desempenhando na vida da nossa capital”.

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Os icônicos ônibus de Londres completam 60 anos" 19 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-183219/os-iconicos-onibus-de-londres-completam-60-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.