O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projeto fotográfico: Densidade urbana

Projeto fotográfico: Densidade urbana

  • 20:00 - 2 Março, 2014
  • por Georgina Ieraci
Projeto fotográfico: Densidade urbana
Projeto fotográfico: Densidade urbana, © Martín Volman
© Martín Volman

Formalmente a repetição, a monotonia e a sequencialidade são traços sem graça de um objeto, mas ao nos concentrar na fotografia de Martín Volman podemos pensar que “quanto menos há para ver, mais há para dizer”, dentro da paisagem urbana.

Terrorismo arquitetônico, monstruosidade urbana, manifestações puras da cidade contemporânea, cada imagem é um retrato da uniformização do entorno, onde se faz presente a perda de identidade e a desconstrução do conceito do lugar. Fachadas de grandes edifícios carregadas de onipresença e desapego, sem marcos de referência, sem linha do horizonte. Acentuando o impessoal, esses módulos podem estar falando de uma cidade em particular ou de todas simultaneamente.

© Martín Volman © Martín Volman © Martín Volman © Martín Volman + 10

Fotografias que podem ser entendidas como registro ou documentação seguindo a linha iniciada pelos Becher nos anos setenta, transcendendo a sua ideia, explorando na vanguarda arquitetônica, mas mal concebida, como construção deformada, sufocante e lotada.

© Martín Volman
© Martín Volman

Susan Sontag escreve: “A visão fotográfica seria a aptidão de descobrir a beleza no que todo mundo vê, mas omite como muito habitual”, e são nesses planos frontais de massivos blocos de cimento onde a sensibilidade e o caráter pictórico produzem um intenso prazer estético deixando de lado a trivial e supérflua visão do cotidiano para dar lugar à contemplação do “próximo”.

© Martín Volman
© Martín Volman

A visão de Volman de uma cidade desvalorizada e desumanizada é precisa, simétrica e bela. Beleza controlada, que deixa entrever uma intensa busca formal construída a partir de enquadramentos carregados de uma geometria serena, mas desconcertante na sua expressão. “A ideia de paisagem não se encontra tanto no objeto que é contemplado como no olhar de quem contempla. Não é o que está diante senão o que se vê”, o romantismo dessa visão nos permite adentrar na dimensão trágica da já conhecida paisagem urbana.

© Martín Volman
© Martín Volman

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Georgina Ieraci
Autor
Cita: Georgina Ieraci. "Projeto fotográfico: Densidade urbana" 02 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/180218/projeto-fotografico-densidade-urbana> ISSN 0719-8906