O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Os ganhadores do Holcim Awards 2011 / África e Medio Oriente

Os ganhadores do Holcim Awards 2011 / África e Medio Oriente

Os ganhadores do Holcim Awards 2011 / África e Medio Oriente
Os ganhadores do Holcim Awards 2011 / África e Medio Oriente, Primeiro Lugar - Kére Architecture
Primeiro Lugar - Kére Architecture

A 5ª. Cerimônia dos Prêmios Holcim Awards 2011 Africa Middle East, foi realizada em Casablanca, Marrocos, onde dez ganhadores repartiram USD 300,000.

Os projetos apresentados  utilizam soluções sustentáveis, em distintos segmentos, tais como:  infraestrutura educacional, renovação de comunidades, desenvolvimento urbano,etc.

Os Holcim Awards são os mais prestigiosos prêmios da construção sustentável. Organizado pela Fundação Holcim, com sede na Suíça surgiu a partir da preocupação de realizar uma contribuição social no âmbito da construção de edificações responsáveis e sustentáveis. As variadass categorias existentes são definidas de acordo com a região onde os projetos estão localizados. Os prêmios para a categoria América Latina serão divulgados a partir do dia 06 de outubro de 2011.

A seguir, mostraremos os ganhadores da versão da África e do Oriente Médio 2011.

Primeiro Lugar - Kére Architecture

Primeiro Lugar: Escola de 2°Grau com sistema de ventilação passiva.

Localização: Gando, Burkina Faso.

Início da construção: Maio de 2011.

Autores: Diébédo Francias Kére, Kére Architecture, Alemanha.

O projeto está situado num dos países mais pobres do mundo e de difícil acesso a educação principalmente em zonas rurais. Gando, uma região com 3.000 habitantes não dispunha de infraestrutura para escolas de 2°grau.

Primeiro Lugar - Kére Architecture

O projeto desenvolvido considerou os condicionantes climáticos, numa região onde no verão as temperaturas atingem os 35°C. A equipe de arquitetos vencedores utilizou como solução ao desafio de diminuir as elevadas temperaturas um sistema de ventilação natural, um sistema de tubulação subterrânea, vegetação e um sistema de dupla cobertura do telhado e nas fachadas. Utilizando-se destes mecanismos  produziram uma redução térmica de  5°C, tornando a escola um lugar com melhores condições de conforto térmico.

Primeiro Lugar -Kére Architecture

O consumo de energia da edificação se dá através de energia solar e energia eólica. A coleta de água é integrada num sistema de irrigação que ajuda a consolidar a vegetação necessária para complementar o esfriamento térmico.

 

Segundo Lugar - ARCò–Architettura e Cooperazione

Segundo Lugar: Reabilitação Sustentável de uma escola primária.

Localização: Al Azarije, Palestina
Início da construção: Julho 2010
Autores: Giovanna Claudia Rosa Romano, ARCò – Architettura e Cooperazione, Italia

 A reabilitação  foi realizada na Escola Primária Abu Hindi na  comunidade Bedouin que  está localizada a 5 km de Al Aaarike (Eizariya) e a menos de 10 km de Jerusalém.

Segundo Lugar - ARCò–Architettura e Cooperazione

A proposta do projeto conseguiu incorporar o conforto climático e o uso de energia sustentável ao melhorar o sistema de ventilação natural e de isolamento térmico. O feito mais importante do projeto foi produzir um impacto positivo na percepção dos estudantes em relação a sua vida cotidiana escolar.

Segundo Lugar - ARCò–Architettura e Cooperazione

O projeto utilizou-se de uma técnica construtiva tradicional de distintas zonas, que consistia na execução in situ de tijolos de adobe, que foram incorporados ao projeto fomentando a produção local. O resultado é um sistema que equilibra o conforto climático com utilização de  um sistema modular de construção rápida.

Segundo Lugar - ARCò–Architettura e Cooperazione

A cobertura possuí  painéis sándwich e foram dispostos em grande altura de forma a criar uma circulação de ar eficiente e permitir maior permeabilidade de luz natural. O uso dos recursos básicos locais comportou uma construção independente, reduzindo as demandas de transporte e produção que gerariam maior consumo energético.

Segundo Lugar - ARCò–Architettura e Cooperazione

 Terceiro Lugar Bronze: Centro de treinamento para a Construção Sustentável

Localização: Marrakesh, Marrocos
Ano de construção:  Janeiro 2012
Autor: Anna Heringer, Alemanha

Terceiro Lugar - Anna Heringer

 A estratégia de desenho adotada para este centro de treinamento num subúrbio de Chwiter em Marrakesh utilizou-se de recursos próximos, como a força de trabalho e o uso da terra com principal matéria-prima de construção. Esses princípios potencializaram-se com a combinação de um desenho inerente as sombras e baseado em ventilação natural, usando tecnologias modernas como bombas de calor e painéis solares de 333m2 para a geração de energia elétrica que funcionam através do uso do vento operado pela energia da terra que transporta água resfriada aos acessos e pátios. Essas técnicas permitiram reduzir os custos energéticos que requeriam o projeto e sua construção.

Terceiro Lugar - Anna Heringer
Terceiro Lugar - Anna Heringer

O desenho segue a tipologia das construções marroquinas, que equilibra a distribuição dos espaços exteriores e interiores incorporando-os ao entorno urbano, e de uso público, beneficiando assim a interação da comunidade. Uma parcela significativa dos jovens marroquinos enfrenta o desemprego e a falta de educação básica. O projeto do centro de treinamento procura atuar na criação de maiores possibilidades, com a geração de educação prática baseada em qualificações vocacionais. O Centro tem como principio ser um gerador de mão-de-obra qualificada, gerador de empregos a partir de práticas sustentáveis num setor em franca prosperidade construtiva.

Terceiro Lugar - Anna Heringer

Para maiores informações sobre os premiados  click aquí.

Fonte:  HolcimAwards

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:
  • Ano:

Cita: Joanna Helm. "Os ganhadores do Holcim Awards 2011 / África e Medio Oriente" 04 Out 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/1785/os-ganhadores-do-holcim-awards-2011-africa-e-medio-oriente> ISSN 0719-8906