O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Capela
  4. Espanha
  5. Alejandro Beautell
  6. 2013
  7. Capela de São João Batista / Alejandro Beautell

Capela de São João Batista / Alejandro Beautell

Capela de São João Batista / Alejandro Beautell
Capela de São João Batista / Alejandro Beautell, © Efraín Pintos
© Efraín Pintos

© Efraín Pintos © Efraín Pintos © Efraín Pintos © Efraín Pintos + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Tenerife, Ilhas Canarias, Espanha
  • Equipe

    Jorge Díaz, Eloy Fernández,
  • Cliente

    Tenerife Bishopric
  • Área

    77.15 m2
  • Ano do Projeto

    2013
© Efraín Pintos
© Efraín Pintos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi solicitado a elaboração de um projeto para um edifício destinado ao culto religioso católico, na tipologia de capela ou santuário para São João Batista. O templo, segundo requerimentos da propriedade, admitirá uma capacidade aproximada de 40 pessoas e a frequência de celebração litúrgica será semanal. Dada a atual situação econômica, foi solicitado uma edificação onde se otimizasse os limitados recursos disponíveis.

© Efraín Pintos
© Efraín Pintos

A edificação projetada se adapta a forma do terreno, como resultado desta adaptação geométrica se obtém um triângulo desigual ou escaleno. Assim deste modo, a capela se projeta como um único volume de forma triangular em projeção horizontal, com acesso a partir do lado oposto ao ângulo mais agudo do triângulo. Desta maneira, o espaço vai se estreitando em planta, e elevando em altura, conforme vamos nos aproximando do altar (do latin altare, de altus "elevação"), que se constitui como o elemento principal do templo.

© Efraín Pintos
© Efraín Pintos

Na entrada, aos pés da capela, se dispõe a fonte de batismo rodeada de um espaço livre de bancos, destinado à celebração deste sacramento. Este espaço permitirá também abrigar fiéis em pé durante as celebrações mais populosas. Na sequência, se localiza a assembléia, distribuida em quatro bancos monolíticas que nascem da parede do Evangelho. O presbitério se eleva sobre uma plataforma de dois degraus, iluminada de maneira natural, lateralmente por um vazio, resultado de deslocar a parede da Epístola. Nesta parede se projeta uma Via Crucis composta por 14 cruzes em baixo relevo no concreto. No eixo do presbitério, e na posição dominante, se situa o altar e a sua esquerda, em um nível mais baixo, o púlpito.
O santuário se dispõe ao fundo, alinhado com o altar e posicionado em uma fenda que, da mesma maneira que a cruz talhada no concreto, se eleva buscando a vertical. Neste ponto se produz uma importante entrada de luz zenital que qualifica o espaço resultante. Em relação a materialidade, a construção resulta de grande austeridade, a simplicidade dos amteriais utilizados e o emprego de recursos tais como a iluminaçãonatural, dotam a edificação de um caráter áustero que bsuca o essencial. 

© Efraín Pintos
© Efraín Pintos

Seguindo esta linha, o concreto aparente, em contraste com o acabamento áspero à la tiroliana (feito de pedras vulcânicas esmagadas), junto com a interação de luz sobre isso, constituem a materialidade do projeto. Assim desse modo, se prescreve o concreto flutuante para o pavimento da nave, concreto lavado apra o volume do presbitério, e concretos bombeados bruto para o fundo do altar ou retábulo e a parede da Epístola; o concreto bombeado será mais leve nas peças que formam o altar e o púlpito. A porta se materializará em uma estrutura de aço oculta sob chapas do mesmo material com amplos tiradores cruciformes também de aço para pintar.

© Efraín Pintos
© Efraín Pintos

O triângulo ou trígono é um polígono determinado por três vértices que dentro da tradição cristã simboliza o Mistério da santíssima Trindade - um só Deus em três pessoas distintas - cada um dos vértices é parte do mesmo triângulo, representando o Místério de Deus em Si mesmo: Pai, Filho e Espírito Santo. Assim desse modo, o triângulo se converte no fio condutor do projeto. O altar se situará no ângulo mais agudo do mesmo e sua bicetriz constituirá o eixo principal do templo. Tal eixo vai percorrer os distintos estágios da vida de um cristão, começando pelo batismo, passando a fazer parte da assembleia e finalizando an comunhão do banquete celestial. Assim, deste modo, a fonte batismal, o altar, o sagrado e a cruz, se encontram alinhadas, como metáfora da linha da vida.

© Efraín Pintos
© Efraín Pintos

A vida de São João Batista, titular da capela, foi um exemplo de sobriedade e austeridade. João é apresentado como uma figura ascética, Jesus se contrapôs àquelas que "estão nos palácios reais" e "vestem finos trajes". O estilo de João Batista deveria inspirar todos os cristãos a escolher a sobriedade como modo de vida. Assim como João se difiniu como "a voz que clama no deserto", a capela que levará seu nome clamará também contra os excessos do passado e será a precursora de um novo modo de fazer, um testemunho de que uma nova arte sacra é possível.

© Efraín Pintos
© Efraín Pintos

A austeriadade não era somente uma convicção moral, foi uma necessidade em todas as fases do projeto... não tínhamos ouro, mas tínhamos a luz, não tínhamos mármore, mas o concreto nos valia, não há filigramas de gesso, mas o tiroliano triturado nos serviu, tampouco encontrarão luminárias de cristal, mas quando cai a tarde, as lâmpadas nos iluminarão da mesma maneira. Através do emprego de recursos próprios de arte, e a partir de uma visão intencionalmente contemporânea, se buscou imprimir à peça um forte caráter de simplicidade e verdade.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Capela de São João Batista / Alejandro Beautell" [Ermita de San Juan Bautista / Alejandro Beautell] 12 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/176660/capela-de-sao-joao-batista-slash-alejandro-beautell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.