O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Menção honrosa no concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 / Dois Arquitetura

Menção honrosa no concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 / Dois Arquitetura

Menção honrosa no concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 / Dois Arquitetura
Menção honrosa no concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 / Dois Arquitetura , Entrada do pavilhão. Image Cortesia de Equipe do projeto
Entrada do pavilhão. Image Cortesia de Equipe do projeto

menção honrosa

Competição : Concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015
Premio : Menção Honrosa
Projeto : Você tem fome de quê?
Autores : Renata Rocha, José Ricardo Fois, Paulo Waisberg, Clarissa Neves, Rafael Lamounier, Ronaldo Fraga, Leonardo Gomes, Dharlan Lacerda

Vista frontal. Image Cortesia de Equipe do projeto Jardim. Image Cortesia de Equipe do projeto Jardim - Loja. Image Cortesia de Equipe do projeto Rampa. Image Cortesia de Equipe do projeto + 22

Este projeto foi desenvolvido em parceria pelo escritório Dois Arquitetura com os arquitetos Paulo Waisberg e Clarissa Neves. Os Biomas Brasileiros são a linha narrativa deste projeto que aposta em nossa pluralidade e abre o campo para a exposição, não apenas do ponto de vista da indústria de alimentos, mas também de nossa paisagem natural, humana e cultural. Entendemos que o Brasil é um celeiro de soluções que extrapolam o suprimento de comida e podem constituir também alimento para os vários aspectos da vida – cultura, arte, engenhosidade, musica, culinária. Nossa escolha foi por elementos espontâneos da nossa cultura, que merecem ser mostrados pela sua riqueza humana e sofisticação.

Vista dos fundos. Image Cortesia de Equipe do projeto
Vista dos fundos. Image Cortesia de Equipe do projeto

Propomos uma área expositiva suspensa sobre um jardim tropical que conduz os visitantes para o pavilhão principal, localizado no ponto focal do terreno. O jardim propicia uma imersão na natureza brasileira, reforçando o conhecimento da riqueza biológica de nosso país. No teto das estruturas expositivas, conectadas por uma passarela, enxerga-se vídeos dos diversos biomas brasileiros, com imagens de espécies animais e vegetais, combinados à imagens de cidades com patrimônio histórico e paisagens notáveis.

As estruturas da área expositiva, sustentadas por colunas de madeira com ângulos variados, sugerem uma floresta com a exposição na copa das árvores.

O jardim é polvilhado de bancos suspensos e redes afixadas nos pilares de madeira e possui espelhos d'água e som ambiente simulando ruídos da floresta. Na lateral direita está localizada uma área comercial e uma lanchonete com mesas abertas para o exterior.

O Pavilhão principal tem a fachada de chapa metálica perfurada com um padrão de tecido Chita, encontrado nos vestidos das mulheres brasileiras do campo, mas reinterpretando por um processo industrial contemporâneo. Esta membrana permite a entrada de luz natural ao longo da rampa de acesso para os pavimentos superiores.

Jardim - Loja. Image Cortesia de Equipe do projeto
Jardim - Loja. Image Cortesia de Equipe do projeto

Ao se entrar no edifício pavilhão, depara-se com um lugar entrecortado de luz natural, com uma parede verde e a área de comércio. O acesso aos demais pavimentos se dá, principalmente, pela rampa localizada entre a fachada e uma parede verde. Numa lateral do prédio também estão localizados os elevadores e escadas.

A área comercial foi concebida como uma estrutura/mobiliário de madeira, que possui a dupla função de local de permanência, com arquibancadas baixas e locais de exposição de produtos.

A rampa conduz ao segundo pavimento, diretamente para o restaurante que se abre para um terraço com anfiteatro. Esta área está configurada para receber shows de música ao vivo e apresentações de vídeo, projetadas em uma das paredes da área expositiva. Neste nível também está localizado o setor administrativo, com acesso através do hall de elevadores.

Continuando pela rampa, chega-se ao nível de exposição, com sua passarela de madeira, que integra os seis espaços expositivos, propiciando um espaço lúdico com vistas para o jardim.

Jardim. Image Cortesia de Equipe do projeto
Jardim. Image Cortesia de Equipe do projeto

No segundo pavimento, está localizada a sala multiuso, que pode ser configurada para eventos ou auditório para 255 pessoas.  A circulação vertical continua e dá acesso também ao terraço que é uma praça com cobertura verde, espelho d'água e vista panorâmica.

O pavilhão é concebido em módulos de 3,0 metros para ser construído em estrutura metálica, com divisórias de drywall e revestimento em painéis metálicos ou cimentícios. Pretende-se uma construção racional, sem desperdícios. A área expositiva obedece à mesma modulação e deverá ser construída com madeira de reflorestamento.

Memorial Descritivo Expografia

A área expositiva é composta pelo jardim e seis espaços que correspondem aos biomas brasileiros, explorando a diversidade de um país de dimensões continentais, tanto na variedade natural  como na paisagem humana e cultural.  Tal diversidade implica em um repertório vasto de soluções tecnológicas e produtos originais.

Restaurante . Image Cortesia de Equipe do projeto
Restaurante . Image Cortesia de Equipe do projeto

O exuberante jardim com espécies brasileiras e espelhos d'água é o caminho de chegada ao pavilhão brasileiro. Nossa natureza é a porta de boas vindas. Ao longo deste percurso aberto, entrecortado pelas colunas de madeira, encontramos redes e bancos suspensos. Os visitantes podem escolher entre deitar e descansar um pouco ou chegar ao edifício principal. Ao olhar para cima, afixados na estrutura, telões com vídeos da indústria e da paisagem brasileira. O movimento das redes é traduzido através de sensores para desencadear interação com o conteúdo. O áudio é sempre direcionado, produzindo os murmúrios da floresta. No período quente, uma névoa refrescante e aromática envolve nossos visitantes.

Os espaços suspensos, conectados por passarelas, lembram palafitas – construções comuns em alguns locais do Brasil – mas também remetem às copas das árvores ou casas suspensas nas árvores. Tudo isto é reforçado pela linguagem arquitetônica mais fragmentada composta por painéis de madeira em planos diferentes. Queremos instigar a imaginação do visitante, que se vê como um explorador na copa das arvores.

1. Bioma Amazônico

Ambiente Amazônia. Image Cortesia de Equipe do projeto
Ambiente Amazônia. Image Cortesia de Equipe do projeto

O Bioma Amazônico é cortado por passarelas dentro de uma floresta cenográfica composta de espécimes reais combinados com impressões no piso e teto. No meio das plantas, fibras óticas mudam de cor produzindo um pulsar, sincronizado com ruídos de pássaros. O ambiente é quente e úmido. No teto, as imagens das copas das árvores aparecem projetadas. Numa das paredes, encontra-se uma prateleira com vidros de essências brasileiras e parte do conteúdo está dependurado em mangueiras de látex. Ao visitante, conta-se da riqueza da floresta, do povo ribeirinho, dos índios e das plantas medicinais.

2. Bioma do Pantanal

Ambiente Pantanal. Image Cortesia de Equipe do projeto
Ambiente Pantanal. Image Cortesia de Equipe do projeto

O Bioma do Pantanal está em constante movimento, através de projeções que sobem e descem simulando um nível da água que alaga o ambiente. No centro, encontramos aquários com boias com conteúdo de informação. A água do aquário acompanha o nível da projeção, criando um horizonte artificial. No teto objetos suspensos que ora são pássaros, ora são peixes.

3. Bioma do Cerrado

Ambiente Cerrado. Image Cortesia de Equipe do projeto
Ambiente Cerrado. Image Cortesia de Equipe do projeto

Ao atravessar  o Bioma do Cerrado, somos recebidos por uma chuva de arroz que cai do teto e escorre através do piso de grelha metálica simbolizando a riqueza e a sorte.  Nas laterais, pilhas de grãos contêm placas com informações, principalmente dados estatísticos.  Nas paredes, imagem de rostos são formadas a partir de grãos empilhados em um sanduíche de vidro.

4. Bioma dos Pampas

Ambiente Pampas. Image Cortesia de Equipe do projeto
Ambiente Pampas. Image Cortesia de Equipe do projeto

O Bioma dos Pampas é todo revestido de grama sintética e couro de vaca. Alguns planos são feitos de espelho para ampliar o espaço.  Atravessamos o espaço polvilhado de telas com projeções de gado, como se estivéssemos andando no meio de um rebanho. Nas projeções, se o visitante interagir com as imagens, surgem informações sobre o bioma e a indústria dos Pampas.

5. Bioma do Semiárido

Ambiente Semi-árido. Image Cortesia de Equipe do projeto
Ambiente Semi-árido. Image Cortesia de Equipe do projeto

O Bioma do Semiárido é totalmente revestido de terra seca e trincada. No chão, inúmeras flores de barro artesanais. Uma parede de espinhos gigantes e flexíveis e de árvores feitas com esteiras de palha circunda todo o espaço. Ao longo do caminho, projetadas nas árvores, imagens das frutas e vinhos produzidas à partir da engenhosidade de irrigação brasileira.

6. Bioma da Mata Atlântica

Ambiente Mata Atlântica. Image Cortesia de Equipe do projeto
Ambiente Mata Atlântica. Image Cortesia de Equipe do projeto

No Bioma da Mata Atlântica escolhemos enfatizar a produção frutífera brasileira. O ambiente é composto de cachos de banana com vídeos projetados no piso. As projeções são esteiras de indústria transportando frutas. O piso é revestido de fibra e pastilha de coco. As paredes são de caixas de feira com monitores. Ao abrir uma delas, assiste-se um conteúdo sobre a produção de frutas brasileiras.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Menção honrosa no concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 / Dois Arquitetura " 08 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/174866/mencao-honrosa-no-concurso-para-o-pavilhao-do-brasil-na-expo-milao-2015-slash-dois-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.