O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Resultados do concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015

Resultados do concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015

Resultados do concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015
Resultados do concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, Primeiro Lugar - Studio Arthur Casas. Image Cortesia de IAB
Primeiro Lugar - Studio Arthur Casas. Image Cortesia de IAB

Foram divulgados hoje, 27 de janeiro, os resultados do Concurso Público Nacional de Arquitetura de Expografia para o Pavilhão do Brasil na EXPO MILÃO 2015.

Através dos projetos de estudo preliminar, a comissão julgadora, formada por Agnaldo Farias, Glauco Campello, Júlia Rebouças, Jurema Machado, Ruben Otero, Manoel Balbino, Rossana Del Pino, selecionou três primeiros colocados e quatro menções honrosas.

Veja a seguir os três primeiros lugares no concurso:

PRIMEIRO LUGAR

Primeiro Lugar - Studio Arthur Casas. Image Cortesia de IAB
Primeiro Lugar - Studio Arthur Casas. Image Cortesia de IAB

  • Escritório: Studio Arthur Casas
  • Autor: Arthur Casas 
  • Co-Autores: Alessandra Mattar , Alexandra Kayat, Eduardo Mikowski, Gabriel Ranieri, Nara Telles, Pedro Ribeiro, Raul Cano 
  • Cidade: São Paulo – SP
  • Esta proposta se destacou especialmente por apresentar originalidade e coerência entre os projetos de arquitetura e expografia, concebidos como um todo coeso e indissociável, segundo um conceito denso e original. Trata-se de um pavilhão adequado às Exposições Universais por ser marcante, convidativo e enfrentar um tema sob uma perspectiva inovadora.

    O projeto possui, ainda, plantas e fluxos bem resolvidos em torno de dois eixos expositivos bem definidos e complementares: “imersão” e “conteúdo”. Os elementos de destaque da composição, o invólucro vazada em grelha metálica, que define o percurso da imersão, cumpre a dupla função de caracterizar o Pavilhão e recepcionar o visitante que transita ao longo do  Decumanus.

    SEGUNDO LUGAR

    Segundo Lugar - ATRIA ARQUITETOS. Image Cortesia de IAB
    Segundo Lugar - ATRIA ARQUITETOS. Image Cortesia de IAB

  • Escritório: ATRIA ARQUITETOS
  • Responsável Técnico: Gustavo Abrahão Costa 
  • Equipe de projeto: Federico Florena, Anteonello de Leo, Danilo Fontes, Larissa Sudbrack, Matheus Mendes, Rafaella Brasileiro 
  • Cidade: Brasília – DF
  • Este estudo preliminar apresenta uma linguagem própria à efemeridade de feiras como a EXPO MILÃO 2015, visto que possui racionalidade construtiva com elementos estruturais de fácil montagem e desmontagem. Complementarmente, possui identidade forte e marcante obtida por meio da utilização de velames translúcidos com nylon trançado reciclado como vedações laterais. A arquitetura cinética, ativada pelos ventos, cria um efeito de grande atratividade e interesse, transformando um sólido geométrico em um volume diáfano.

    TERCEIRO LUGAR

    Terceiro Lugar - Studio MK27. Image Cortesia de IAB
    Terceiro Lugar - Studio MK27. Image Cortesia de IAB

  • Escritório: StudioMK27
  • Autor: Marcio Kogan  
  • Co-autores: Giovanni Meirelles, Marcio Tanaka, Maria Cristina Motta, Manuela Verga 
  • Colaboradores: Carlos Costa, Constanza Cortes, Eduardo Chalabi, Eduardo Glycerio, Lair Reis, Mariana Simas
  • Cidade: São Paulo - SP
  • Seus principais pontos de destaque são a clareza e a elegância formais alcançadas através do uso equilibrado de volumes e a estruturação da planta baixar a partir de uma setorização funcional bem definida, simples e clara. Neste ponto, merece especial destaque o arranjo do bloco do auditório com palco que se abre para o exterior. Em contraposição à clareza e à elegância formais, ressalta-se a insuficiente explicitação da solução de contraventamentos para amarração e travamento dos pórticos de madeira. 

    Veja a Ata da Comissão Julgadora completa aqui.

    Ver a galeria completa

    Sobre este autor
    Cita: Romullo Baratto. "Resultados do concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015" 27 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/171436/resultados-do-concurso-para-o-pavilhao-do-brasil-na-expo-milao-2015> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.