Requalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes

Requalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes - Imagem 2 de 13Requalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes - Imagem 3 de 13Requalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes - Corrimão, VigaRequalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes - Imagem 5 de 13Requalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes - Mais Imagens+ 8

  • Colaboradores: João Esteves, Elisa Laval, Humberto Fonseca, Duarte Madrugo, Catarina Bello, Pedro Canotilho
  • Paisagismo : PROAP
  • Construtora: Somague, Edifer, Hidrocontracto
  • Arquiteto Responsável: Manuel Aires Mateus, Frederico Valsassina, João Nunes
  • Coordenadores: Inês Cordovil, Jorge P. Silva
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Dos arquitetos. Na obra de modernização da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, por motivos de preservação ambiental, impunha-se a criação de uma cobertura. O programa previa ainda dois edifícios de serviços: um de monitoramento da estação, outro para sede da empresa pública responsável.

Requalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes - Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

No projeto, sobrepõem-se os programas: cobre-se a ETAR com uma “cobertura espessa”, habitável, que contém os serviços, circulações e apoios. Numa relação de escala territorial, esta cobertura ajardinada prolonga as encostas verdes do vale de Alcântara, diminuindo o impacto provocado pelas infraestruturas viárias na região.

Requalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Na espessura da cobertura integra-se à construção. Modelando as pendentes, criam-se condições de habitabilidade. Nas vias, em concreto industrial aparente, rasga-se a cobertura, ventilando e iluminando, mas nunca expondo. As áreas administrativas definem-se por um muro limite, um vidro e volumes soltos com funções secundárias, separando as circulações internas dos espaços de trabalho.

Requalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes - Imagem 9 de 13
Planta do pavimento 01

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Requalificação da Etar de Alcântara / Frederico Valsassina Arquitectos + Aires Mateus + João Nunes" 28 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-171056/requalificacao-da-etar-de-alcantara-slash-manuel-aires-mateus-frederico-valsassina-joao-nunes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.