O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Centro Universitário Maria Antonia promove visitas às construções modernas de Warchavchik

Centro Universitário Maria Antonia promove visitas às construções modernas de Warchavchik

  • 21:28 - 3 Julho, 2013
Centro Universitário Maria Antonia promove visitas às construções modernas de Warchavchik
Centro Universitário Maria Antonia promove visitas às construções modernas de Warchavchik , Casa da Rua Itápolis, 1930. Acervo Família Warchavchik
Casa da Rua Itápolis, 1930. Acervo Família Warchavchik

Nos dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro, José Lira, curador da exposição Warchavchik – metrópole, arquitetura em cartaz no Centro Universitário Maria Antonia, fará visitas abertas ao público, às construções modernas de Gregori Warchavchik na cidade de São Paulo, contemplando as casas e os apartamentos modernistas projetados pelo arquiteto nas décadas de 1930, 40 e 50.

Atividades que inauguram a série Percursos Possíveis, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Mediação do Maria Antonia, as visitas incluem as casas modernistas das ruas Itápolis e Bahia e os apartamentos dos edifícios Cícero Prado e Mina Klabin Warchavchik, nos meses de janeiro e fevereiro.

A primeira visita ocorrerá no dia 25 de janeiro, às 15h e será realizada nas casas modernistas das ruas Itápolis e Bahia. O ponto de encontro será no Centro Universitário Maria Antonia.

Casa da Rua Itápolis, 1930. Foto Zanella & Morcardi, Acervo Biblioteca FAU USP
Casa da Rua Itápolis, 1930. Foto Zanella & Morcardi, Acervo Biblioteca FAU USP

Das poucas realizações iniciais de Gregori Warchavchik ainda de pé, as casas das ruas Itápolis e Bahia, projetadas em 1930 e 1931, respectivamente, são emblemáticas da afirmação do modernismo arquitetônico no Brasil.

Casa da Rua Bahia, 1931. Acervo Família Warchavchik
Casa da Rua Bahia, 1931. Acervo Família Warchavchik

Programada para o dia do aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro), a visita tem também certa interação com a identidade histórica da metrópole. A arquitetura de Warchavchik está fortemente ligada à experiência urbana no presente, já que parte de sua obra começou a ser desenvolvida na década de 1930, período no qual o crescimento acelerado de São Paulo determinou nossa compreensão atual da cidade como um grande centro.

A segunda visita ocorrerá no dia 8 de fevereiro, às 15h nos apartamentos modernos dos edifícios Mina Kablin Warchavchik e Cícero Prado. O ponto de encontro será no Edifício Cícero Prado.

Edificio Mina Klabin Warchavchik, 1939. Foto Zanella e Moscardi, Acervo Biblioteca FAU USP
Edificio Mina Klabin Warchavchik, 1939. Foto Zanella e Moscardi, Acervo Biblioteca FAU USP

Construídos em 1939 e 1953, os edifícios Mina Klabin Warchavchik e Cícero Prado são representativos do processo de verticalização e de transformações nas práticas habitacionais em São Paulo.

 Edifício Cícero Prado, 1953. Acervo Família Warchavchik
Edifício Cícero Prado, 1953. Acervo Família Warchavchik

Gregori Warchavchik, ucraniano de nascimento, foi um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil. Chegou ao Brasil em 1923 e projetou e construiu para si em São Paulo, aquela que foi considerada a primeira residência moderna do país, além de edifícios de referência para a arquitetura brasileira, como o Cícero Prado, também na capital paulista. Sócio por algum tempo de Lúcio Costa, teve atuação importante também como professor e empreendedor na construção civil.

José Lira é professor do Depto. de História da Arquitetura da FAU-USP e diretor do Centro de Preservação Cultural da USP, onde vem coordenando exposições, publicações, simpósios, cursos e programas na área de patrimônio cultural, memória, acervos e patrimônio universitário. É autor de Warchavchik: fraturas da vanguarda, prêmio de melhor livro da VII Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, e segundo lugar do Jabuti, categoria Arquitetura e Urbanismo, dentre outros livros.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Centro Universitário Maria Antonia promove visitas às construções modernas de Warchavchik " 03 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/170378/centro-universitario-maria-antonia-promove-visitas-as-construcoes-modernas-de-warchavchik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.