O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Anunciados os curadores e o presidente executivo da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016

Anunciados os curadores e o presidente executivo da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016

Anunciados os curadores e o presidente executivo da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016
Anunciados os curadores e o presidente executivo da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016, André Tavares e Diogo Seixas. Image © Valter Vinagre / Kameraphoto
André Tavares e Diogo Seixas. Image © Valter Vinagre / Kameraphoto

Um dos problemas mais graves que afeta atualmente a prática da arquitetura, é a sua dramática compressão temporal, que vem impondo uma redução extrema do tempo de trabalho para níveis que inevitavelmente comprometem a qualidade do resultado final, isento muitas vezes de níveis mínimos de desenvolvimento e densidade. Esta tendência, que se vem alargando de forma global, afeta profundamente a prática projetual seja ela referente ao desenho de edifícios, à reflexão teórica, à concepção curatorial . Para a Trienal 2016, assumindo uma clara reação a essa tendência, decidimos alargar o tempo de reflexão e de trabalho no projeto curatorial a 3 anos, a dimensão máxima possível dentro dos nossos ciclos.

Para a Trienal 2016, a Direção Curatorial será assumida pela dupla de arquitetos André Tavares e Diogo Seixas Lopes, residentes respectivamente no Porto e em Lisboa, e atualmente diretores do Jornal Arquitectos. A excelência da atividade de ambos no campo acadêmico (ambos doutorados), em projetos editoriais, curatoriais, no desenho de edifícios (no caso de DSL), bem como a extrema exigência e vigor crítico que colocam nos projetos em que se envolvem, asseguram à Trienal as qualidades necessárias para assumirem a elevada exigência que se coloca nesta 4ª edição da Trienal.

Desde 2006, André Tavares coordena a Dafne Editora, explorando a edição como uma forma de cultura e prática arquitetônica. Atualmente é diretor do Jornal Arquitetos. É doutorado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde completou em 2009 a sua tese sobre a presença do betão armado nas estratégias de projeto no início do século XX. Na sequência de trabalhos de investigação em Mendrisio, Paris e São Paulo publicou vários livros sobre a circulação internacional do conhecimento arquitetônico entre arquitetos portugueses, incluindo os livros Arquitectura Antituberculose (Faup-publicações, 2005), Os fantasmas de Serralves (Dafne, 2007), Novela Bufa do Ufanismo em Concreto (Dafne, 2009), e Duas obras de Januário Godinho (Dafne, 2012). Foi co-editor dos livros Casa da Música/Porto de Mark Wigley (CdM, 2008) e Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método (Dafne, 2011).

Diogo Seixas Lopes nasceu em Lisboa em 1972 e é arquiteto. Licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique. Foi professor convidado na Universidade de Coimbra e na Universidade de Carleton em Ottawa, e foi bolsista do Centro Canadense de Arquitetura e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Atualmente é consultor da Garagem Sul do Centro Cultural de Belém e vice-diretor do Jornal Arquitectos. Sócio, com Patrícia Barbas, de Barbas Lopes Arquitectos. O escritório realizou edifícios públicos e privados, remodelações, montagens de exposições bem como colaborações com outros arquitetos como Peter Märkli. Em conjunto com Gonçalo Byrne, concluíram recentemente a Requalificação do Teatro Thalia em Lisboa. O seu trabalho foi nomeado para os Icon Awards 2012, Designs of the Year 2013 e o Mies van der Rohe Award 2013.

José Mateus . Image
José Mateus . Image

José Mateus é o atual Presidente Executivo da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL), em 1986. Fundou, com Nuno Mateus, a ARX Portugal em 1991. É Presidente da Direção e Associado da Trienal de Arquitectura de Lisboa e foi Diretor Executivo da Trienal 2007 e 2010. Foi Presidente da Assembleia Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (2008-2010) e Vice-Presidente da Direção da Seção Regional Sul (2005-2007). É atualmente professor associado convidado no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo sido também professor convidado na Escola Superior de Artes Decorativas de Lisboa (ESAD), no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) e na Escola Superior de Arquitetura da Universidade Internacional da Catalunha (UIC-ESARQ), em Barcelona. Os seus projetos na ARX foram objeto de inúmeros prêmios, publicações e exposições, das quais se destaca a recente exposição monográfica no CCB: ARX Arquivo/Archive. Foi eleito pela Revista Construir ”Personalidade do Ano 2010“ na área da arquitetura.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Anunciados os curadores e o presidente executivo da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016" 17 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/169015/anunciados-os-curadores-e-o-presidente-executivo-da-trienal-de-arquitetura-de-lisboa-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.