O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Dosis
  6. Casa V / Dosis

Casa V / Dosis

Casa V / Dosis
Casa V / Dosis, © Alberto Bandín
© Alberto Bandín

© Alberto Bandín © Alberto Bandín © Alberto Bandín © Alberto Bandín + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Oleiros, Espanha
  • Arquiteto Encarregado

    Ignacio Peydro, Isabel Collado
  • Equipe de Projeto

    Pilar González Ariza. Fernando Alonso Tuero. Borja Comendeiro. Valentina Micucci. Federica Fiacchini. Rubén Guerrero. Adrián Jabonero. Jonathan Renier.
  • Área

    450,0 m²
  • Fotografias

© Alberto Bandín
© Alberto Bandín

Do arquiteto. A Casa V consiste na reabilitação, adaptação e expansão de uma casa já existente, projetada e construída no início dos anos 60. A família proprietária tem passado suas férias na casa há quase 50 anos. Neste tempo, apesar do aumento do número de familiares, a casa permaneceu a mesma, sendo incapaz de suprir suas necessidades atuais e futuras. 

© Alberto Bandín
© Alberto Bandín

A intenção do projeto é criar um espaço onde três gerações da mesma família possam desfrutar das férias simultaneamente. Para isso, uma nova casa foi projetada para as duas gerações mais novas; esta consiste em uma ala lateral que se articula com a edificação antiga a nordeste. A cobertura desta nova casa serve como um jardim privado para a casa preexistente - uma resposta à topografia local.

© Alberto Bandín
© Alberto Bandín

A edificação original agora acomoda espaços para interação familiar e social, bem como os quartos da primeira geração. Cada membro da família tem sua própria independência ao passo que também faz parte de um mesmo grupo. Uma parede composta por diversas camadas e definida por um único detalhe construtivo - que serve tanto de estrutura como de isolamento térmico e acústico - se curva de forma a abrigar a multiplicidade de eventos que ocorrem dentro da casa. Espaços são definidos através do desdobrar da matéria no espaço-tempo, que se adapta topologicamente ao que acontece internamente. A nova casa é formalizada pelo fluxo contínuo de uma envoltória completamente neutra – sem borda, cor ou textura – e, dentro deste invólucro, a vida - a ação - é a protagonista.

© Alberto Bandín
© Alberto Bandín

ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS

Adotou-se uma estratégia que corresponde à exergia (energia útil) entre os requisitos energéticos de uso e soluções arquitetônicas específicas, minimizando os custos de manutenção e otimizando o desempenho da energia útil da edificação.

© Alberto Bandín
© Alberto Bandín

O isolamento térmico se localiza na parte de fora do invólucro exterior, juntamente com um elemento que fornece inércia térmica ao conjunto. No caso do sistema de jardinagem intensiva, este não apenas integra o edifício aos ecossistemas existentes, mas também fornece à construção um eficiente isolamento térmico e acústico.

© Alberto Bandín
© Alberto Bandín

A edificação incorpora um sistema de aquecimento natural no interior da janela Coruña, porém, reinterpretando a colunata de vidro vernacular, variando a posição de abertura e recebendo, assim, incidência solar por mais tempo. O aquecimento é oriundo de um “efeito estufa” natural que, nesta localidade, se mostra uma solução eficiente e sustentável. A casa também possui um sistema de aquecimento solar através de um tubo de vácuo, o que reduz consideravelmente o uso de combustível convencional.

Planta do térreo
Planta do térreo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa V / Dosis" [Casa V / Dosis] 23 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/162989/casa-v-slash-dosis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.