Clássicos da Arquitetura: Cemitério de Igualada / Enric Miralles + Carme Pinos

Integrado às colinas da Catalunha, o Cemitério de Igualada é uma terraplanagem que se mescla à paisagem, como uma característica natural do local. Projetado para ser um local de reflexão e lembranças, como uma paisagem em camadas que se desdobra como uma progressão contínua e fluida.

Clássicos da Arquitetura: Cemitério de Igualada / Enric Miralles + Carme Pinos - Mais Imagens+ 14

© David Cabrera

O principal espaço de sepultamentos localiza-se numa área escavada rebaixada, cercada pelos muros de gabiões e pelas células de sepultamento, que são como mausoléus, e que obstruem a visão dos visitantes a partir do contexto circundante, isolando-os numa área onde o céu é a única entidade externa visível. Ao contrário da primeira camada, o segundo nível do cemitério possui mais túmulos tradicionais, os quais são separados e espalhados, no lugar das formas das sepulturas logo abaixo.

© David Cabrera

Também, nesse segundo nível, localiza-se uma capela e um monastério que permanecem inacabados.

Plan and Sections

x x x

© David Cabrera

Ao adentrar o terreno, o visitante confronta-se com um conjunto de postes de aço cortem que funcionam como portões para o cemitério -os postes são comparados às cruzes em Calvário. A partir da entrada principal, há um caminho sinuoso, para procissões, que desce à área principal de sepultamentos; o caminho é forrado com os "loculli" de concreto -sepulturas como mausoléus- que envolvem o espaço rebaixado como uma transição de uma camada à outra. A circulação através do cemitério adota um efeito mais processional, concentrando-se menos na organização dos túmulos, mas principalmente na experiência do visitante.

© David Cabrera

Os materiais conectam claramente o projeto à paisagem. Foram empregados materiais terrosos, como concreto, pedra e madeira. As paredes de gabiões, o concreto desgastado / envelhecido, e os dormentes de madeira embutidos nos pavimentos de pedra evocam a paisagem dura e rústica das colinas circundantes. Os tons terrosos dos materiais transformam a arquitetura numa estética natural, criando a aparência de que o cemitério sempre fez parte do terreno.

© David Cabrera

x x x

© David Cabrera

x x x

Catalunha, Somália

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:-

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Souza, Eduardo. "Clássicos da Arquitetura: Cemitério de Igualada / Enric Miralles + Carme Pinos" [AD Classics: Igualada Cemetery / Enric Miralles + Estudio Carme Pinos] 07 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-158252/classicos-da-arquitetura-cemiterio-de-igualada-slash-enric-miralles-plus-carme-pinos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.