O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Feliz Aniversário Lina Bo Bardi!

Feliz Aniversário Lina Bo Bardi!

Feliz Aniversário Lina Bo Bardi!
Feliz Aniversário Lina Bo Bardi!, © Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi
© Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

“A arquitetura é criada, 'inventada de novo', por cada homem que anda nela, que percorre o espaço, subindo as escadas, ou descansando sobre um guarda-corpo, levantando a cabeça para olhar, abrir, fechar uma porta, sentar-se ou levantar-se e ter um contato íntimo e ao mesmo tempo criar 'formas' no espaço; o ritual primitivo do qual surgiu a dança, primeira expressão do que viria a ser a arte dramática. Este contato íntimo, ardente, que era outrora percebido pelo homem, é hoje esquecido. A rotina e os lugares comuns fizeram o homem esquecer a beleza de seu 'mover-se no espaço', de seu movimento consciente, dos mínimos gestos, da menor atitude..."

Com esta frase celebramos o dia que seria o 99º aniversário desta renomada arquiteta moderna ítalo-brasileira. Lina estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma e, logo após graduar-se, mudou-se para Milão, onde chegou a ser editora da Revista Quiaderni di Domus, depois de ter trabalhando para Gio Ponti.

Mais informações a seguir.

© Usuario de Flickr: maíra martines
© Usuario de Flickr: maíra martines

Durante a Segunda Guerra Mundial enfrentou um período difícil após seu escritório ter sido bombardeado. Nesta época fundou, juntamente com Bruno Zevi, a publicação A Cultura della Vita, e fez parte do Partido Comunista Italiano, vindo a conhecer o crítico e historiador de arte Pietro Maria Bardi, com quem se mudou definitivamente para o Brasil.

Foi aqui no Brasil, morando no Rio de Janeiro, que Lina expandiu suas influências, consolidando sua importância no cenário da arquitetura moderna a partir do momento que se muda para São Paulo devido a um convite feito a Pietro para fundar e dirigir o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Lina se destacou por compreender a cultura brasileira a partir de uma perspectiva antropológica, atenta sobretudo à convergência entre vanguarda estética e tradição popular.

© Usuario de Flickr: Rodrigo_Soldon
© Usuario de Flickr: Rodrigo_Soldon

Em 1950 cria a revista Habitat, e em 1951 projetou sua própria residência, a conhecidaCasa de Vidro, no bairro Morumbi, em São Paulo, considerada uma das obras paradigmáticas do racionalismo artístico no Brasil. Em 1957 começou a construir a nova sede do Masp, na Avenida Paulista, que apresenta um vão de 70 metros que cobre uma praça que faz as vezes de mirante.

Ao mudar-se para Salvador, por convite para dirigir o Museu de Arte Moderna da Bahia, segue sua carreira com emblemáticos projetos, dos quais se destaca a restauração doSolar do Unhão, um conjunto arquitetônico do século XVI catalogado como patrimônio histórico na década de 1940, o edifício do Sesc Pompéia, de 1977, o Teatro Oficina, de 1984, e a Casa do Chame-Chame.

© Usuario de Flickr: Pedro Kok
© Usuario de Flickr: Pedro Kok

No entanto, sua obra não engloba apenas projetos de arquitetura, mas envolve também cenografias, as artes plásticas, desenho de mobiliários, etc. Lina veio a falecer em 1992, em um momento de rica produção em curso e diversos outros projetos em mente.

Sobre este autor
Cita: Duque, Karina. "Feliz Aniversário Lina Bo Bardi!" [¡Feliz Cumpleaños Lina Bo Bardi!] 05 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Quirk, Vanessa) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/157677/feliz-aniversario-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.