O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. ARQFILMFEST 2013: vencedores do festival internacional "La Ciudad es..."

ARQFILMFEST 2013: vencedores do festival internacional "La Ciudad es..."

ARQFILMFEST 2013: vencedores do festival internacional "La Ciudad es..."

Durante quatro dias, os habitantes de Santiago, Chile, puderam aproveitar a segunda edição do Arquitectura Film Festival Santiago 2013, ARQFILMFEST, o primeiro festival de cinema e arquitetura do Chile e da América Latina deste tipo, no Centro Cultural Matucana 100, M100, e no Centro Gabriela Mistral, GAM.

Este ano o festival realizou a competição internacional de filmes "La Ciudad es...", recebendo produções audiovisuais de todas as partes do mundo. Das 44 obras selecionadas, receberam premiações em diferentes categorias 5 vencedores chilenos e 4 vencedores internacionais. No vídeo de capa deste post podemos conferir o trailer de “Vienna awaits for you” de Dominik Harti, ganhador internacional na categoria curta-metragem de ficção.

Mais informação de todos os projetos vencedores e o comunicado da imprensa com os resultados finais da competição, na continuação.

Com uma variada seleção de 117 filmes, entre documentários e ficção, o evento convidou centenas de espectadores a olhar o cinema pensando nos desafios e oportunidades que propõe a vida nas cidades, entre 17 e 20 de outubro, incluindo a exibição de 44 filmes selecionados para a competição internacional “La ciudad es…”, que recebeu produções audiovisuais de diversas partes do mundo.

Premiação. Imagem Cortesia de AFFS
Premiação. Imagem Cortesia de AFFS

Os filmes vencedores chilenos desta competição:

“BLANCO OSCURO” de Eduardo Pezoa (Chile 2012) na categoria longa-metragem de ficção.

> Após 20 anos de exílio, um solitário pintor busca se reconciliar com seu passado ao regressar ao Chile depois da recente morte de sua mulher.

Blanco Oscuro. Imagem Cortesia de AFFS
Blanco Oscuro. Imagem Cortesia de AFFS

“EXTINCIÓN” de Natalia Luque (Chile, 2011) em documentário curta-metragem.

> Os fósseis existentes no interior de uma sede social no centro de Santiago permitem a resistência de sua iminente demolição.

Extinción. Imagem Cortesia de AFFS
Extinción. Imagem Cortesia de AFFS

“LOS OJOS DE RUSKIN” na categoria curta-metragem experimental (Chile, 2013).

> John Ruskin entendia a restauração de edifícios como uma destruição e as ruínas como um produto da história que permitem que apreciamos o passar do tempo.

Los Ojos de Ruskin. Imagem Cortesia de AFFS
Los Ojos de Ruskin. Imagem Cortesia de AFFS

“PILLING UP” de Cristóbal Palma, em registro de arquitetura curta-metragem (Chile 2012).

> O acampamento de Chuquicamata, fundado em maio de 1915, foi fechado oficialmente em setembro de 2007, após ser declarado perigoso para ocupação.

Pilling Up. Imagem Cortesia de AFFS
Pilling Up. Imagem Cortesia de AFFS

“LA MUDANZA” de Tatiana Lorca, na categoria documentário longa-metragem (Chile, 2011). 

> Uma professora aposentada acaba de vender a casa em que viveu com sua família durante quatro décadas. Uma viagem emocional, um ritual de despedida, um epílogo.

La Mudanza. Imagem Cortesia de AFFS
La Mudanza. Imagem Cortesia de AFFS

Enquanto isso, os vencedores internacionais foram:

“VIENNA AWAITS FOR YOU" de Dominik Harti, na categoria curta-metragem de ficção  (Áustria/Chile 2013).

> Após terminar seu noivado, Anna se esconde para se recuperar sem antes ler a letra minúscula do contrato de aluguel de seu antigo apartamento em Viena.

Vienna Awaits For You. Imagem Cortesia de AFFS
Vienna Awaits For You. Imagem Cortesia de AFFS

“MEETING AT THE BUILDING” de Carlota Coloma em documentário curta-metragem (Espanha 2012).

> Os vizinhos dos habitações sociais do Edifício 111 criaram uma forte comunidade um ano antes de habitá-las. A arquitetura cria comunidades ou as pessoas buscam se agrupar?

Meeting at the Building. Imagem Cortesia de AFFS
Meeting at the Building. Imagem Cortesia de AFFS

“HELLO MS. HOCK” em curta-metragem experimental (Espanha 2012).

> O arqutiteto da Casa de Cultura de Lloret de Mar encarrega Ms. Hock, artista plástica mundialmente conhecida, que pinte algo no espaço da Casa.

Hello Ms. Hock. Imagem Cortesia de AFFS
Hello Ms. Hock. Imagem Cortesia de AFFS

“HACER CIUDAD” de Guillermo Amato, na categoria documentário longa-metragem (México 2011).

> Projetos que abordam o possível e o utópico da arquitetura, no diverso e complexo espaço da Cidade do México.

O júri avaliador era composto pelo jornalista e crítico de cinema Christian Ramírez; o Diretor da Escola de Arquitetura do Campus Criativo da Universidad Andrés Bello, Martin Schmidt; e o diretor de cinema e televisão Fernando Lavanderos (de “Las cosas como son”).

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "ARQFILMFEST 2013: vencedores do festival internacional "La Ciudad es..."" [ARQFILMFEST 2013: Proyectos Ganadores de la Competencia Internacional "La Ciudad es..."] 25 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/156415/arqfilmfest-2013-vencedores-do-festival-internacional-la-ciudad-es-dot-dot-dot> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.