O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Galeria
  4. Índia
  5. Herzog & de Meuron
  6. Museu de Arte Moderna de Kolkata / Herzog & de Meuron

Museu de Arte Moderna de Kolkata / Herzog & de Meuron

Museu de Arte Moderna de Kolkata / Herzog & de Meuron
Museu de Arte Moderna de Kolkata / Herzog & de Meuron, KMOMA. Image © Kolkata Museum of Modern Art
KMOMA. Image © Kolkata Museum of Modern Art

O Museu de Arte Moderna de Kolkata (KMOMA), o primeiro projeto de Herzog & de Meuron na Índia, encontra-se no novo distrito de Rajarhat. O novo museu pretende abraçar o rico passado cultural da cidade e, finalmente, transformá-la na "Cidade das Artes" da Índia. Programas que vão desde a galeria e restauro das instalações de artes, até estúdios de arte e um teatro ao ar livre que visa capacitar artistas locais para que eles possam desempenhar um papel fundamental na evolução de suas comunidades.

Gallery. Image © Herzog & de Meuron
Gallery. Image © Herzog & de Meuron

Os 50.000 metros quadrados do KMOMA foram projetados para fundir arte moderna e contemporânea, nacional e internacional, juntamente com artes cênicas, música, cinema, fotografia, literatura, arte e escultura. As instalações serão igualmente divididas em duas zonas: a de museu contendo galerias, restauração de arte, educação, centros de pesquisa, instalações fotográficas, escritórios e teatro, e uma "Cidade da Cultura" contendo restaurantes e espaços para eventos, instalações comerciais, estúdios para artistas e residências, espaços para a venda de arte e artesanato, espaço de atuação ao ar livre, espaço público e estacionamento.

KMOMA. Image © Herzog & de Meuron
KMOMA. Image © Herzog & de Meuron

"O conceito prevê uma coleção de volumes retilíneos simples (feitos de blocos de alvenaria) de escala urbana e monumental, dispostos a expressar a complexidade e diversidade do programa", descreveu Herzog & de Meuron. "Baseia-se em princípios de construção indianas tradicionais de empilhamento de elementos individuais, produzindo um todo coerente e legível, através da recolha e compactação de elementos diversos, originais. Esses elementos aparecem como estratos na fachada dos volumes e refletem a simplicidade com que eles vão ser construídos. "

Plaza. Image © Herzog & de Meuron
Plaza. Image © Herzog & de Meuron

"Nas entradas leste e sul para o terreno, volumes e vazios criam pátios, ruas, becos e uma área comercial que levam o visitante a uma praça central, um lugar de encontro e de orientação. Na extremidade ocidental da praça, o museu sobe em uma pilha vertical de volumes afirmando uma presença dentro do complexo e do contexto urbano.

© Herzog & de Meuron
© Herzog & de Meuron

"Em todo o complexo existe uma série de espaços públicos puntuais conectados por uma rede de escadarias generosas esculpindo o exterior e o interior do edifício. O conjunto de diferentes programas, escalas e qualidades em todo o terreno dá a proposta uma qualidade de cidade".

KMOMA. Image © Kolkata Museum of Modern Art
KMOMA. Image © Kolkata Museum of Modern Art

O edifício responde ao clima tropical do Kolkata, utilizando métodos passivos de ventilação e iluminação. Os volumes são estrategicamente colocados para controlar a exposição ao sol durante os verões quentes e úmidos, enquanto um espelho d'água na Praça Central dá umidade necessária ao local durante a estação seca. A vegetação exuberante dá mais qualidade ao meio ambiente, proporcionando uma transição agradável para os pedestres ao aproximarem-se do museu.

  • Arquitetos

  • Arquitetos Responsáveis

    Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Harry Gugger, Christine Binswanger
  • Equipe

    Ben Duckworth (Associate, Project Director), Michael Bekker (Project Manager), Edman Choy (Associate, Project Manager), Tomislav Dushanov (Associate)
  • Cliente

    The KMOMA Trust
  • Área

    50000.0 sqm
  • Fotografias

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Herzog & de Meuron
Escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Museu de Arte Moderna de Kolkata / Herzog & de Meuron" [Kolkata Museum of Modern Art / Herzog & de Meuron] 28 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/156314/museu-de-arte-moderna-de-kolkata-slash-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906