Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray

Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 2 de 24Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 3 de 24Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 4 de 24Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 5 de 24Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Mais Imagens+ 19

  • Arquiteto Encarregado: Alfonso Alzugaray, Carlos Urzainqui, Jesús Ramirez
  • Construtor: Construcciones Garnica y Cortés
  • Colaboradores: Leire Leoz
  • Arquitetos Técnicos: David Beorlegui, Miguel Ángel Sarrate
  • Estruturas: FS estructuras
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 9 de 24
© J.M. Cutillas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como em praticamente todos os empreendimentos urbanos ao redor de Pamplona, Ardoi, este estabelece uma grelha de grande o bastante para criar um "jardim-pátio" privado, definido pelos três blocos que conformam um "U".

Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 10 de 24
© J.M. Cutillas

Tomando como referência o espaço central, este ordena todo edifício, abrindo-se ao uso de todos. Propusemos um modelo de habitação com orientação dupla, com espaços abertos para o "jardim-pátio" e os quartos voltados para as ruas adjacentes. O projeto oferece percursos circulares entre seus ambientes e a tipologia permite a adaptação a diferentes estruturas, com pouca variação. 

Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 12 de 24
© J.M. Cutillas

O "jardim-pátio" está voltado para sul e, consequentemente, recebe luz solar. Faziam-se necessários elementos de proteção solar, então projetamos uma pele dupla formada pela continuação dos balcões com painéis móveis. Este dispositivo facilita o sombreamento e permite a criação de grandes vazios para as áreas de estar e cozinhas.

Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 4 de 24
© J.M. Cutillas

É importante ressaltar que conceitos como sustentabilidade e eficiência energética estiveram presentes desde o início das etapas projetuais. A lógica de projeto é a mais eficiente e econômica possível, buscando resolver as questões relacionadas a este tipo de projeto habitacional.

Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 2 de 24
© J.M. Cutillas

As extremidades do projeto são bastante estreitas, uma consequência da legislação urbana que estabelece um volume bem específico para a região. Queríamos fazer uso de apenas um material, um que resolvesse os problemas construtivos, a ponto mesmo de negligenciar a composição. De fato, é o uso cotidiano das habitações que define a aparência dos edifícios através da arbitrariedade das aberturas.

Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 3 de 24
© J.M. Cutillas

Painéis de alumínio revestem as fachadas, tanto fixos, quanto móveis que apresentam perfurações e permitem a entrada de luz e vistas para o exterior. No entanto, as fronteiras com os espaços públicos, terraços e entradas são revestidas com painéis de madeira, um material aprazível que reforça uma imagem unificada entre os quatro edifícios.

Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray - Imagem 13 de 24
Planta do térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Habitação 108 VPT em Ardori / Alfonso Alzugaray" [108 VPT Housing in Ardoi / Alfonso Alzugaray ] 22 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-154431/habitacao-108-vpt-em-ardori-slash-alfonso-alzugaray> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.