O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Terceiro pior trânsito do mundo é o do Rio de Janeiro

Terceiro pior trânsito do mundo é o do Rio de Janeiro

Terceiro pior trânsito do mundo é o do Rio de Janeiro
Terceiro pior trânsito do mundo é o do Rio de Janeiro, Avenida Brasil, região do porto do Rio de Janeiro. Image © Ale Silva
Avenida Brasil, região do porto do Rio de Janeiro. Image © Ale Silva

Segundo um estudo realizado pela empresa de transporte holandesa TomTom, que analisou 169 cidades em todo o mundo, o Rio de Janeiro está no topo da lista de cidades americanas com os piores trânsitos.

O estudo divulgado esta semana compara o tempo gasto parado no trânsito para cada hora dirigida e comprovou que os habitantes da cidade maravilhosa desperdiçam em média 1h06min para cada hora rodada, na frente inclusive de São Paulo, onde o tempo gasto é de 48 minutos.

Atrás apenas de Moscou e Istambul, o Rio ficou com a terceira pior colocação. São Paulo não está muito distante, no sétimo lugar.

Os dados são oriundos dos usuários de dispositivos GPS da TomTom que aceitaram ceder informações de localização. É a primeira vez que o Brasil faz parte do estudo.

De acordo com a companhia holandesa, para o estudo em São Paulo, serviram de base 1,1 bilhão de trajetos, já para o Rio de Janeiro o número de corridas atingiu os 200 milhões.

 A base são as "principais vias" de cada metrópole. Compara-se a diferença entre a média de velocidade dos horários de pico (entre as 7h e as 11h e entre as 18h e as 22h) e horários de trânsito livre.

Um fator importante que ajudou a garantir um lugar no pódio é a geografia do Rio de Janeiro, constatou a empresa. Em uma cidade pontuada por montanhas e rodeada pelo mar, por vezes é impossível não passar por algumas vias trocais, o que colaborou com o aumento do tempo desperdiçado.

Outras metrópoles brasileiras serão incluídas no estudo do terceiro trimestre, que deve ser divulgado em dois meses, mas a empresa acredita que nenhuma outra cidade deve ter congestionamento pior que o Rio ou São Paulo.

Cortesia de TotallyCoolPix
Cortesia de TotallyCoolPix

A lista das 10 cidades com o pior trânsito:

1. Moscou
2. Istambul
3. Rio de Janeiro
4. Varsóvia
5. Palermo
6. Marselha
7. São Paulo
8. Roma
9. Paris
10. Estocolmo 

Referência: mobilize.org

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Terceiro pior trânsito do mundo é o do Rio de Janeiro" 13 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/153147/terceiro-pior-transito-do-mundo-e-o-do-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906